Metalicidio Logo

Porquê tantas bandas de metal?

Gouveia 15/05/2008 14:23
Gulag escreveu:
Quais são, para ti, as principais razões responsáveis pela elevada percentagem de bandas de metal de entre os projectos existentes em S.Miguel?

Creio que o público - micaelense - que "consome" metal (seja qual fôr a sua vertente) ambiciona ter o seu próprio projecto. Isso é muito bom! É sinal que o metal afinal é algo que desperta a atenção e é capaz de potenciar o aparecimento de novas bandas :D !

Por outro lado, há também quem não se queira apenas ficar pelo público e queira também ter destaque, dar concertos, ver a sua cara nos jornais ou nas revistas, ouvir a sua voz em entrevistas na rádio etc etc... E para tal - e como forma de auto-promoção - essas mesmas pessoas arrancam com projectos musicais (alguns deles até com muito valor) mas que depois e muito rapidamente, cessam funções... Aí fica bem patente a falta de amor à camisola e à causa metaleira... :? O mesmo se passa em muuuitas outras áreas.. No desporto por exemplo, tal acontece "N" vezes...

Mas voltando ao tópico propriamente dito, acho que o bom número de bandas metal em São Miguel e nos Açores em geral, deve-se à grande paixão e -uma vez mais - amor à camisola que os entusiastas e seguidores do metal sentem sendo esta talvez a principal causa responsável pelo aparecimento de cada vez mais bandas particantes de heavy metal. E isso é (muito) bom!!
Fabini 15/05/2008 23:07
a meu ver nao acho que as bandas que nao sao de metal sao discriminadas! por exemplo a diferent mind muitos de nos gostamos e nao sao uma banda metaleira! acho que quando ha qualidade o pessoal sabe aprecia la apesar de tocar um genero musical difrente! na terceira nao sei se estou errado mas aqui o nosso amigo terceirense pode o confirmar mas aquando da minha participaçao no angrarock 2005 havia isto em 10 umas quantas bandas de rock e o mais pesado que eu me lembre foram mesmo as bandas de smiguel.
hoje em dia é sabido que ja ha bandas mais "pesadas" por la ou se calhar em mesmo numero mas talvez o conhecimento actual da realidade da ilha terceira seja outra!
eu por exemplo apesar de sempre ter tocado metal nao me importava nada de fazer um grupo mais old school com influencias de led zeppelin e assim mesmo doors (partes com mais ambiente) algo com "guitarradas" solos tipo blues e assim no entanto é verdade que nao o faria com qualquer pessoa e as pessoas que conheço que estariam interessadas e percebem do assunto sao muito muito poucas!
mas realmente cá é so metal, claro que quando digo so nao tou a generalizar como é obvio ma sim a realsar que realmente existe em demasia nao que isso seja mau! mas talvez seja uma tendencia ta tudo apanhado da cabeça e quer tudo pancadaria!! lol
no entanto tbm acho que tocar algo com um som menos distorcido nao é facil isto comparativamente a um som mais pesado! uma vez que o som tirado tem que ser mais limpo e perceptivel!
ha qualidade em smiguel sem duvida mas julgo que nao sao todos os guitarristas que temos que conseguem tocar assim tambem é verdade que cada um toca o que quer e como quer e canaliza o seu saber consoante o seu intresse!
mas pegando no mesmo raciocinio deste ultimo paragrafo! tocar desta forma como referi é algo mas tipico de uma aprendizagem mais antiga! basta pensarem nos grande sgrupos mais antigos (35 37 anos a 20 atras) sao praticamente 2 geraçoes uma geraçao em alguns casos do pessoal que é responsavel pela musica actual na nossa terra! dai talvez nao seja so tendencia vejam alias a nivel mundial a musica esta cada vez "mais pesada" led quand apareceram era algo fenomenal (e é) mesmo doors com as suas paranoias e os berros de jim morrison pink floyd com a sua musica progressiva mais experimental tao os primeros albuns algo surreal para as decadas de 60 e 70!
mais tarde 80 slayer antrax metallica outro peso fenomenal ou seja sempre em sentido crescente de decibeis dp grupos de doom de death tambem houve uma explosao achoe que ao longo de 30 anos o unico abrandamento foi o grunge!
para nao me alongar mais visto isto acho que é natural! somos uma amostra do que se passa no mundo! so isso
darkness 15/05/2008 23:59
Fabini escreveu:
...na terceira nao sei se estou errado mas aqui o nosso amigo terceirense pode o confirmar mas aquando da minha participaçao no angrarock 2005 havia isto em 10 umas quantas bandas de rock e o mais pesado que eu me lembre foram mesmo as bandas de smiguel.
hoje em dia é sabido que ja ha bandas mais "pesadas" por la ou se calhar em mesmo numero mas talvez o conhecimento actual da realidade da ilha terceira seja outra!...

Neste momento bandas de metal na Terceira temos os Anomally, Nomdella e 4Saken. Pelo menos são essas as que se mostram...
bett 16/05/2008 15:18
Uma excelente questão ainda longe de estar esclarecida. Muito pertinente. Eu próprio, há anos que me interrogo... Não cheguei a uma conclusão em concreto. Será o factor isolamento?... Por certo, será um conjunto de diversos factores. Quais, não sei (pelo menos, ainda). Excelente objecto para um estudo psico-social.
cyber967 16/05/2008 19:23
o pessoal gosta de metal venha mais! :twisted:

so tenho pena e n haver bandas de mais estilos tipo power metal, ou heavy tradicional, e porque nao um bom old thrash?
Needle 24-7 16/05/2008 20:22
cyber967 escreveu:
o pessoal gosta de metal venha mais! :twisted:

so tenho pena e n haver bandas de mais estilos tipo power metal, ou heavy tradicional, e porque nao um bom old thrash?

Uma cena à la Blind Guardian ou Gamma Ray era brutal :twisted:
The Aristocat 17/05/2008 13:22
A minha banda nao toca metal, pode ter um certo peso aqui e ali. E realmente e dificil encontrar pessoal que queira tocar nesses estilos...
Tanto que a banda e constituida por apenas dois elementos. Mas acho que ta bom assim... se algum dia for para tocar ao vivo, convida-se quem nao se importe de tocar algo mais soft.

Quanto ao tar na moda... nunca vi uma moda tao duradoura... ja se faz metal aqui ha anos! Nao acho que seja uma moda.
:wink:
The Aristocat 17/05/2008 13:27
bett escreveu:
Uma excelente quest�o ainda longe de estar esclarecida. Muito pertinente. Eu pr�prio, h� anos que me interrogo... N�o cheguei a uma conclus�o em concreto. Ser� o factor isolamento?... Por certo, ser� um conjunto de diversos factores. Quais, n�o sei (pelo menos, ainda). Excelente objecto para um estudo psico-social.
Nao sei se essa e a razao.. porque ha muita gente que nao curte metal e gosta de outros estilos... ou de tudo... logo nao sera pelo isolamento. A razao porque nao formam bandas e dificil de apanhar.
Mas esse estudo era bom de se fazer!
Gulag 18/05/2008 16:40
bett escreveu:
Uma excelente questão ainda longe de estar esclarecida. Muito pertinente. Eu próprio, há anos que me interrogo... Não cheguei a uma conclusão em concreto. Será o factor isolamento?... Por certo, será um conjunto de diversos factores. Quais, não sei (pelo menos, ainda). Excelente objecto para um estudo psico-social.

era mais nesta prespectiva que colocava a questão....
BaZuKA 19/05/2008 00:17
Não sei. Poderíamos entrar em diversas filosofias, mas o facto de vivermos numa sociedade pequena, fechada, opinada, categorizada, leva á descoberta de atmosferas negativas que se revelam artisticamente no metal.
zedative 19/05/2008 00:43
Ouve um "amigo" meu que lhe mostrei o site metalicido, o gajo é canadiano, e ele chamou a Ilha de S.Miguel como o paraíso do metal... isto porque..a maioria das bandas praticava metal... porque será?
Acho que quase todos os que tem bandas ja tiveram projectos anteriores.. eu já tive a minha onda de grunge... ouve ppl que era o punk... ect etc...
O que me fez mudar para o metal foi algo natural.. foi uma evolução na minha maneira de ver música. Há estilos super interessantes como o Drum'n'Bass ou Jazz mas ninguem pratica isso, why?
Tipo o nosso "vizinho" toca música pesada! E bora seguir!tentar fazer esterco tambem!! hehe a questão é essa!! Tocamos virados para o espelho!

E tbm como o meu friend Capelense disse mais acima...
Quem toca coisas mais leves muita gente diz: "Ehh não toca nada, aquilo é músicas de 3 notas"

"This train don't stop..." (Elton John)
:lol:
cyber967 19/05/2008 09:44
isso de tocar metal porque os outros tocam nao tem tarelo nenhum. se toca se numa banda era um estilo que gosta se mm tou nas tintas se era a onda dos outros, se iam gostar e isso td
zedative 19/05/2008 11:06
cyber967 escreveu:
isso de tocar metal porque os outros tocam nao tem tarelo nenhum. se toca se numa banda era um estilo que gosta se mm tou nas tintas se era a onda dos outros, se iam gostar e isso td

O problema é que podes acabar tocando sozinho! e nao arranjares ninguem com os mesmos gostos
Geralmente quem se mete na música e está com isso entranhado na alma começa sempre por tocar alguma coisa mais tecnica ou mais estranha! Isso inclui metal ou outro estilo mais nóiado! Epá! Acredito que o facto de isso ser um meio pequeno as coisas tentem a seguir para o mesmo lado! Acho que tem lógica, Mordid começou com isso tudo, e aquilo foi a porta aberta para muitas bandas! Já chegou ao ponto de hj em dia ser mais facil tocar com uma banda de metal do que com uma de Punk por exemplo...
Mas isso só traz vantagens por um lado... o que se faz por aqui até tem muita qualidade! ;)
cyber967 19/05/2008 11:30
yah por isso mm e q n tenho banda nenhuma! e por isso mm! por n encontrar pessoal q goste daquilo q gosto.

eu n percebo mm a mentalidade de certas pessoas! eu devo viver num planeta diferente de certeza! mas q raio e q essa gente pensa q metal e?

se a ilha inteira gosta se de pimba eu n ouvir pimba so porque e fixe e pk os outros gostam! continuava a ouvir o q gosto,metal!
realmente á pessoas q ainda n perceberam q isto ne moda nenhuma, e cada vez capacito me q mt gente n sabe o q e um fã de metal.

eu n ia formar uma banda a laia de messugah so porque anda uma febre prai de messugah!

n toco musica q n sinto
Negative 19/05/2008 13:56
cyber967 escreveu:

n toco musica q n sinto

Ora aí está! Essa é a base para um projecto se manter vivo.

Voltando ao tópico, não acho que o facto da sociedade ser pequena esteja directamente relacionado com a existência de um grande número de bandas metal.

Aliás, há outras bandas que andam para aí sem serem metal, Passos Pesados, Motherfoca, Nurband, etc...

Sei lá, existem muitas bandas de metal porque o pessoal gosta, se identifica com o género.

Acho que é reflexo da música que as pessoas gostam e ouvem.