Como todos sabem, as 'Portas do Mar' têm a sua própria agenda de animação para este verão. Acontece que o Heavy Metal está posto de parte... daí, enviei um mail à Presidência do Governo Regional a denunciar esta situação. Claro que, não sei se haverá feedback por parte do mesmo!!!
Eis o que escrevi e espero que isto ajude a nossa causa!!!
Exmo. Sr. Carlos César
Presidente do Governo Regional dos Açores
"O meu nome é Ricardo Santos, vocalista/baixista dos micaelenses Morbid Death.
Quero felicitar V.Excelência e ao Governo Regional pela excelente obra que é as 'Portas do Mar' e toda a animação programada para receber os milhares de turistas e emigrantes que nos visitam nesta altura do ano. Acontece que, como músico à cerca de 18 anos, dos Morbid Death, venho desta forma apontar um aspecto menos positivo.
Os Morbid Death, sendo uma banda de metal, sente-se descriminada no que toca a não ser solicitada para actuar no excelente palco que está montado nas 'Portas do Mar'. Nós, também fazemos o que podemos, em 'colocar' o nome da Região além fronteiras. Desde o Brasil, passando pelos Países de Leste, e chegando mesmo à Austrália, os Morbid Death, na sua pequenez, conseguiu levar o nome 'Açores', mais além.
Acredito que entre os milhares de turistas que se encontram cá, em S.Miguel, deverão existir muitos que gostam de Heavy Metal. Heavy Metal também é cultura e um modo de vida.
Estou a falar em nome dos Morbid Death, mas acredito que outros músicos de outras bandas locais de metal, partilham da mesma opinião.
Temos excelentes músicos inseridos em excelentes bandas, mas se não nos derem esta oportunidade, maior serão as dificuldades de os músicos locais poderem 'vingar' o seu trabalho, que na maioria das vezes, passa ao lado de quem deveria de apoiar.
Por favor, apoiem os artistas regionais!
Com os melhores cumprimentos
Ricardo Santos
Morbid Death"
Portas do Mar-Ausência de concertos de Metal
RIC
13/08/2008 07:44
darkness
13/08/2008 09:25
É bem visto.
Se POR ACASO tiveres resposta era engraçado colocares aqui
Se POR ACASO tiveres resposta era engraçado colocares aqui
umlouco
13/08/2008 09:26
Muito bem Ricardo. Muito dinheiro se gasta com artistas de fora e a música regional fica de parte. A tendência por parte de entidades locais será sempre fazer eventos direccionados para a população em geral (o povo), é o que compra votos. Mas há que bater o pé e para além de exigir variedade, também queremos ver os nossos músicos açorianos a tocar em palcos de destaque como este onde há muito publico estrangeiro que leva a nossa musica para além fronteiras.
nigthmare
13/08/2008 09:43
é triste mas e a realidade da nossa terra ou ate mesmo da naçao valorisasse o alem fronteiras ou em ves de valorizar o q temos de bom cá nas ilhas
Shy-Freak
13/08/2008 10:22
A meu ver, visto que aquela zona foi criada vocacionadamente para o turistmo, nao creio que vao deixar que se realizem concertos de heavy metal ou mesmo metal naquela zona que é essenciamente uma zona de relaxe e lazer.
A verdade é que o turista tipico vem para ca para relaxar e apreciar as nossas lindas paisagens e gstronomia.
Não querendo ferir susceptibiidades nem pensamentos (e sendo eu um apreciador de metal), creio que na óptica das entidades competentes, a realizaçao de concertos de musica "pesada" iriam ter um efeito contrário ao pretendido com a realizaçao do projecto Portas do Mar.
O certo é que nós (contribuidores Portugueses e acima de tudo Açorianos) é que vamos ajudar a pagar aquela merda toda (que não saiu nada barato) mas é a velha lei do Poder, uns mandam e os outros arreiam.
A têndencia da Bertinha está visto, é gastar FORTUNAS com artistas de fora e depois vir pros média dizer que "a cultura paga-se" mas no entanto depois nos eventos que eu denomino JET-7 (porque nao é para todas as carteiras, tipo Joaquin Cortes que levou uma fortuna de cachet ou mesmo companhias de ballet, vanessa da mata, etc etc) vemos as fotos nas revistas sempre dos mesmos rostos, os mesmos fatos, as mesmas gravatas.. enfim... as mesmas carteiras. E assim continuam-se a pagar fortunas em cachets para satisfazer as vontades de uma denomiada "elite" que nao tem de fazer contas á carteira, até porque geralmente nem pagam as entradas porque devido ao seu "status social" e por fazerem parte das organizaçoes, têm bilhetes de graça pra famelga toda.
A verdade é que os fundos de apoio para a cultura que vêm da Uniao Europeia sao desperdiçados deste modo naquilo que parece ser uma filosofia da Bertinha do tipo "vou atirar umas migalhas para os desgraçados e queimar o resto com grandes nomes mas que nao sao para todas as carteiras e que na verdade apenas um punhado de individuos do Jet-7 Açoriano querem ver pra poderem dizer que ja assitiram ao ballet da companhia XPTO ou ao flamenco do Joanquin Cortês".
Devo salientar que fiquei particularmente fulo com a vinda deste senhor do flamenco, porque a Bertinha pagou MILHARES de euros "nossos" pelo cachet dele, e depois para outras coisas MUITO mais importantes nunca há dinheiro.
Se ao menos o gajo fosse dançando flamenco pela avenida marginal fora, sempre ia-nos fazendo um serviço, matando as centenas de baratas que costuma invadir aquela avenida à noitinha mas pronto... é fogo de vista pro Jet-7!
A verdade é que a dita "cultura que se paga" não é para o bolso de todos e não é vocacionada para a maioria do povo sequer.
Contudo, não creio que as portas do Mar sejam o local indicado para concertos de musica alternativa MAS acredito piamente que há já alguns anos que nos falta um local onde este tipo de eventos possa decorrer sem os ja tipicos "deja vus" nos concertos actuais do tipo "esta na hora de cortar a luz porque ja sao 3 da manha".. enfim todos percebem onde quero chegar.
Basicamente falta-nos um espaço tipo Hard Rock Café (com a mesma filosofia), onde os artistas regionais (de géneros musicais tipicamente postos de parte) possam-se dar a mostrar e evoluir, porque grande parte da evoluçao de uma banda decorre no processo "pós sala de ensaio", em cima do palco.
Bem, o testamento já vai longo e a sala está vazia por isso termino a conversa aqui, realçando uma vez mais que esta é apenas a minha opinião, e que para mim é reflexo do panorama musico-social da sociedade que eu vejo.
A verdade é que o turista tipico vem para ca para relaxar e apreciar as nossas lindas paisagens e gstronomia.
Não querendo ferir susceptibiidades nem pensamentos (e sendo eu um apreciador de metal), creio que na óptica das entidades competentes, a realizaçao de concertos de musica "pesada" iriam ter um efeito contrário ao pretendido com a realizaçao do projecto Portas do Mar.
O certo é que nós (contribuidores Portugueses e acima de tudo Açorianos) é que vamos ajudar a pagar aquela merda toda (que não saiu nada barato) mas é a velha lei do Poder, uns mandam e os outros arreiam.
A têndencia da Bertinha está visto, é gastar FORTUNAS com artistas de fora e depois vir pros média dizer que "a cultura paga-se" mas no entanto depois nos eventos que eu denomino JET-7 (porque nao é para todas as carteiras, tipo Joaquin Cortes que levou uma fortuna de cachet ou mesmo companhias de ballet, vanessa da mata, etc etc) vemos as fotos nas revistas sempre dos mesmos rostos, os mesmos fatos, as mesmas gravatas.. enfim... as mesmas carteiras. E assim continuam-se a pagar fortunas em cachets para satisfazer as vontades de uma denomiada "elite" que nao tem de fazer contas á carteira, até porque geralmente nem pagam as entradas porque devido ao seu "status social" e por fazerem parte das organizaçoes, têm bilhetes de graça pra famelga toda.
A verdade é que os fundos de apoio para a cultura que vêm da Uniao Europeia sao desperdiçados deste modo naquilo que parece ser uma filosofia da Bertinha do tipo "vou atirar umas migalhas para os desgraçados e queimar o resto com grandes nomes mas que nao sao para todas as carteiras e que na verdade apenas um punhado de individuos do Jet-7 Açoriano querem ver pra poderem dizer que ja assitiram ao ballet da companhia XPTO ou ao flamenco do Joanquin Cortês".
Devo salientar que fiquei particularmente fulo com a vinda deste senhor do flamenco, porque a Bertinha pagou MILHARES de euros "nossos" pelo cachet dele, e depois para outras coisas MUITO mais importantes nunca há dinheiro.
Se ao menos o gajo fosse dançando flamenco pela avenida marginal fora, sempre ia-nos fazendo um serviço, matando as centenas de baratas que costuma invadir aquela avenida à noitinha mas pronto... é fogo de vista pro Jet-7!
A verdade é que a dita "cultura que se paga" não é para o bolso de todos e não é vocacionada para a maioria do povo sequer.
Contudo, não creio que as portas do Mar sejam o local indicado para concertos de musica alternativa MAS acredito piamente que há já alguns anos que nos falta um local onde este tipo de eventos possa decorrer sem os ja tipicos "deja vus" nos concertos actuais do tipo "esta na hora de cortar a luz porque ja sao 3 da manha".. enfim todos percebem onde quero chegar.
Basicamente falta-nos um espaço tipo Hard Rock Café (com a mesma filosofia), onde os artistas regionais (de géneros musicais tipicamente postos de parte) possam-se dar a mostrar e evoluir, porque grande parte da evoluçao de uma banda decorre no processo "pós sala de ensaio", em cima do palco.
Bem, o testamento já vai longo e a sala está vazia por isso termino a conversa aqui, realçando uma vez mais que esta é apenas a minha opinião, e que para mim é reflexo do panorama musico-social da sociedade que eu vejo.
me-metal
13/08/2008 10:51
...em relação ao apoio a artistas açorianos, concordo plenamente....
Kt ao facto d mterem lá bandas a tocar metal....epa, sejamos realistas, n m parece k seja o sítio nem o público apropriado.....
Kt ao facto d mterem lá bandas a tocar metal....epa, sejamos realistas, n m parece k seja o sítio nem o público apropriado.....
The Aristocat
13/08/2008 10:54
Eu vi alguns turistas no F.I.M.... ate tinha la uma hippie boa que mete medo!
Bruno Magalhães
13/08/2008 12:34
Esperemos que haja resposta do presidente!
Boa iniciativa Ricardo!
Boa iniciativa Ricardo!
Bruno Magalhães
13/08/2008 12:35
Eu vi alguns turistas no F.I.M.... ate tinha la uma hippie boa que mete medo!
Tambem tinha lá um sueco alto pa caraças e com brutas rastas que tava adorando aquilo!
Negative
13/08/2008 13:21
Isso eu já decidi há muito realizar se alguma vez ganhasse o EuroMilhões. Já tenho terreno em vista e projecto. Assim que me saísse
Voltando ao tópico:
É a velha história: o que vem de fora é que é bom e o que é local fica sempre no canto. Faz parte (infelizmente) do ser português....
Cabe a nós, geração actual e vindouras, alterar este modo de pensar.
RIC
13/08/2008 13:32
Lembro-me que quando tocámos no Campo S.Francisco, através da FAJA, havia um número considerável de estrangeiros (dinamarqueses) que curtiram a cena...até podia ter sido qualquer outra banda!!!
Agora, temos é que deixar esta ideia de que somos uns 'pobre coitados' que se contentam com pouco. Á que fazer frente a esta situação, sem qualquer receio. Perdidos por falar e perdidos por não falar...antes perder por falar. Got the idea??? Aquelas verbas tb são 'nossas' e decerto que não chega a um décimo do orçamento do investimento que eles fazem, para trazer artistas internacionais!!!
Uma noite de metal naquele palco, não iria 'matar' ninguém!!! F*#kkkk!!!
Agora, temos é que deixar esta ideia de que somos uns 'pobre coitados' que se contentam com pouco. Á que fazer frente a esta situação, sem qualquer receio. Perdidos por falar e perdidos por não falar...antes perder por falar. Got the idea??? Aquelas verbas tb são 'nossas' e decerto que não chega a um décimo do orçamento do investimento que eles fazem, para trazer artistas internacionais!!!
Uma noite de metal naquele palco, não iria 'matar' ninguém!!! F*#kkkk!!!
Tito Bettencourt
13/08/2008 14:09
Boa Ricardo! Um homem guerreiro pelo metal açoriano
darkness
13/08/2008 14:53
Não se esqueçam que uma parte(zinha) da tal "verba" destinada à cultura foi recentemente gasta para um festival internacional que provavelmente até nem deve ter custado pouco, e que a ver pelo numero de adesão quem acatou com a despesa foi o Coliseu.
Para reflectir:
Aqui na Terceira (capital da cultura
) nem um unico festival dedicado ao Heavy Metal tem. A esta hora está tudo a pensar, "ah e então o Angra Rock que permite às bandas concorrerem e depois tocar num festival??" Pois tem razão, só é pena esse festival não ter uma unica banda de metal...
Para reflectir:
Aqui na Terceira (capital da cultura
The Aristocat
13/08/2008 17:03
Ja nao tiveram Paradise Lost e Charon?
Eu, pessoalmente, preferia ir ver essas bandas, do que as que tem vindo ca...
Mas e so uma opiniao pessoal
darkness
13/08/2008 17:27
Ja nao tiveram Paradise Lost e Charon?
Tivemos sim, em 8 anos de festival financiado pela nossa querida Camara de Angra apenas te lembras destas duas bandas
Preferias essas duas às que já estiveram ai em S. Miguel, é uma questão de gosto pessoal, mas o que está aqui em causa é a quantidade de concertos e sem duvida que nestes ultimos 2 anos o Coliseu tem apostado em bons festivais, isso sem contar com as maratonas do Rock que meteram as bandas locais a tocar, pode não ter sido nas melhores condições mas ao menos fizeram alguma coisa.
Não podemos passar a vida a queixarmo-nos do que não há e quando há prefere-se ir para um sitio onde haja bastanta gaja boa.Desta maneira é que acaba por não haver aquilo que supostamente todos querem.