"Os procuradores italianos ilibaram um médico que desligou o ventilador de um homem paralisado que pedira para morrer, uma vitória para os apoiantes da campanha pelo direito-a-morrer na nação católica romana, disse terça-feira um grupo de advogados.
Em Dezembro, o médico Mário Riccio assistiu à morte de Piergiorgio Welby, uma escritor de 60 anos, com distrofia muscular, cujo caso dividiu a nação.
A decisão «reconhece plenamente o direito de um cidadão recusar a cura, mesmo quando isso significa uma morte certa», disse Luca Coscioni num comunicado.
Os adversários da eutanásia e alguns políticos conservadores descreveram a morte de Welby como um assassínio. Mas a família de Welby e agora os procuradores do Ministério Público qualificam-na como uma suspensão da terapia, afirmando que a decisão respeitou o direito do paciente a recusar tratamento.
O caso trouxe à luz do dia uma aparente contradição na lei italiana: os pacientes têm o direito de recusar tratamento mas o código médico italiano requer que os médicos mantenham o paciente vivo."
Mais um pequeno grande passo para uma sociedade livre. Liberdade de escolha.
Eutanásia
BaZuKA
07/03/2007 20:10
Anonymous
08/03/2007 11:55
Aborto já está... agora vamos lá a ver se tambem nos dão o direito de decidirmos se keremos viver cmumas plantas ou morrer.
André Botelho
09/03/2007 10:16
Aborto já está... agora vamos lá a ver se tambem nos dão o direito de decidirmos se keremos viver cmumas plantas ou morrer.
exatamente, nem mais!
hasta! \m/
Nuno Costa
10/03/2007 16:57
Aborto já está?? Oh homem, que raio de conversa é esta?lolol Até parece que é fixe! Nesta questão não há solução perfeita. Beneficias a mulher prejudicas o feto. Epah tudo bem que salvaguardou-se uma parte... e a outra? Compreendo que dificilmente se encontrará a solução perfeita para este assunto, mas fodasss... Qual o motivo de alegria por se ter despenalizado o aborto?............ Foi como aquelas depravadas do SIM no dia da decisão a aplaudir e a fazer uma grande festa como se o seu clube tivesse sido campeão... Dass, tenham vergonha...
me-metal
10/03/2007 21:08
Eu axo k a eutanásia é uma bebida mt saborosa....lol!
Agr a serio, se dizem k a vida é o nosso bem + precioso, pk é k n pdemos abdicar dele!??!
N sei s faz mt sentid n termos poder sobre a nossa propria vida...! O proprio suicidio é ilegal (n apenas em nos termos k estao aki em causa)!
Tip...k raio d vida é o estado vegetativo????
A eutanásia n é decadência social, ms sim a sua ausência....
Agr a serio, se dizem k a vida é o nosso bem + precioso, pk é k n pdemos abdicar dele!??!
N sei s faz mt sentid n termos poder sobre a nossa propria vida...! O proprio suicidio é ilegal (n apenas em nos termos k estao aki em causa)!
Tip...k raio d vida é o estado vegetativo????
A eutanásia n é decadência social, ms sim a sua ausência....
zedative
15/03/2007 17:07
Liberdade...que palavra tão complexa...sem dúvida ha que assumir as nossas acções com consiência, tipo há situações e situações, mas da maneira que isso anda daki a nada podemos matar porque somos livres, yeah viva a anarquia e o carai...
O fim do mundo tá proxima..oh yeah...LOLOL
O problema de essas novas "liberdades/direitos" é que vão abrir a porta a outras...cada vez menos correctas...
Alias..já s pode matar inocentes...por isso...já tou a espera de tudo...
O fim do mundo tá proxima..oh yeah...LOLOL
O problema de essas novas "liberdades/direitos" é que vão abrir a porta a outras...cada vez menos correctas...
Alias..já s pode matar inocentes...por isso...já tou a espera de tudo...
r1card
16/03/2007 18:33
livre arbítrio. quando tas a fazer merda tu sabes que tas a faze-la, por iss cada um apanha o seu comboio. quando uma ideia te impede de apanhar o teu, és tu contra o que vier. um lei não impede ninguém da sua decisão. todas as imoralidades que podes imaginar já foram ou vão ser cometidas por alguém. quem é que pode impor alguma coisa à natureza? somos totalmente dependentes dela, ela é que nos trouxe cá aqui e nos deixa agir contra ela própria. como é possivél alguem poder limitar-te de ti proprio?
o que é que eu fazia?
o que é que eu fazia?
bOga
16/03/2007 18:37
hey Zé "O fim do mundo tá proxima..oh yeah...LOLOL" ta proximo?? tenho duvidas!!! axo k ja tams no fim do mundo
BaZuKA
16/03/2007 20:15
Cada um é livre de fazer o que achar melhor ou pior para a sua vida, sem prejudicar os outros. Quando matas alguem estás a prejudicar outra pessoa, não tens esse direito. Tens o direito de te matar a ti próprio, não os outros.
KingOfTerror
20/03/2007 05:09
O meus amigos vamos lá ver uma coisa…este assunto e daqueles assuntos que divide o mundo ao meio no que diz respeito a opiniões..e um tema controverso não haja duvidas..eu sou a favor desta prática..passo a explicar…imaginem o que e viver a vossa vida como vegetais sabendo que não há qualquer cura para o vosso problema..ou mesmo estar a sofrer horrores ate o dia que o teu corpo ou mente cedam..e triste não e?..eu pessoalmente não gostaria de passar por uma experiência destas..preferia ter a hipótese de por um fim à minha vida…não me venham com balelas que matar é crime bla bla bla..porque isto trata-se de um suicídio assistido..a pessoa decide que quer morrer..não está a prejudicar ninguém..somente quer ter paz coisa que se calhar a sua doença não o traz..e a pessoa que acaba com a dor desta pessoa não é nenhum assassino nem está a cometer nenhum crime…isto se algum dia isto for aprovado claro..quanto a cena do aborto concordo com o Nuno..também enoja-me ver a alegria estampada nos rostos das pessoas do “sim”..o que na verdade não há alegria nenhuma nisto…as pessoas em vez de estarem preocupadas com aborto deviam era ter cuidado com a concepção do próprio feto…tenho dito…
me-metal
20/03/2007 21:36
Nem mais...! o k s agrava s a doença se prolongar, cmo d costume, por mts anos...!
Kt ao aborto...xii, iss aí é k é mt + controverso!
Nc averá consenso...
Kt ao aborto...xii, iss aí é k é mt + controverso!
Nc averá consenso...
Nuno Costa
21/03/2007 02:10
Pah desculpem-me voltar de novo ao aborto neste ponto da conversa... Mas yhas King, alguma vez há alguma razão para nos alegrarmos porque vão ser dadas as condições às mulheres para abortarem? Não haverão antes desta decisão mil e uma outras antes de se tomar uma decisão IRREVERSÍVEL dessas? Epah e que não pensem que sou "quadrado" a nível de mentalidade. Sei que há muitas situações injustas para as mulheres, mas............... Meus amigos, vocês estão a par de estatísticas de outros países que aderiram ao sim nos últimos anos??? A taxa de abortos é maior que a taxa de natalidade em alguns casos! Meus amigos, embora as ditaduras sejam horríveis e completamente reproráveis, quais são os resultados quando se dá total liberdade ao ser humano? Normalmente o Homem abusa! Reage completamente de forma inconsequente. Enquanto não for eu que me prejudique, está-se bem!.... Meus amigos, deixar uma mulher abortar até as dez semanas pela razão que lhe der na gana não é poder que se deva dar a ninguém!!!!!!! É que a lei já despenalizava em casos de violação, malformação do feto ou caso pusesse em causa a vida da mulher. O que queriam mais??? Agora quiseram foi que se deixasse a mulher abortar pela razão que ela quiser, quer seja de consciencia ou não, justificável ou não, até as 10 semanas...
Epah não percebo... Liberdade total infelizmente não se pode dar as pessoas... Pois não sabemos viver com ela! Dizem que abortar é uma experiencia que as mulheres não quererao repetir e realmente acredito que será tao traumatizante que só uma pessoa insensivel vai la voltar. Ok, tudo bem. Mas bem sabemos que também há N mulheres k chegam a fazer vários abortos. Isso tem algum jeito? Andamos a brincar aki com k?
Portanto, despenalização sim....mas quando formos todos pessoas maduras e de consciência. O nosso povo pelos vistos não é...
Epah não percebo... Liberdade total infelizmente não se pode dar as pessoas... Pois não sabemos viver com ela! Dizem que abortar é uma experiencia que as mulheres não quererao repetir e realmente acredito que será tao traumatizante que só uma pessoa insensivel vai la voltar. Ok, tudo bem. Mas bem sabemos que também há N mulheres k chegam a fazer vários abortos. Isso tem algum jeito? Andamos a brincar aki com k?
Portanto, despenalização sim....mas quando formos todos pessoas maduras e de consciência. O nosso povo pelos vistos não é...
KingOfTerror
21/03/2007 05:27
ora nem mais nuno...eu concordo com a despenalização pelos simples facto que os abortos não vao desaparecer..porque vão continuar a fazer em condições de risco...e e preferivel ser feito com as condições todas..mas tambem acho que isto vai ser uma anarquia total..porque como ja referiste o ser humano quando tem liberdade abusa...não tem meio termo..ou seja..podem achar exagerado o que vou dizer e se calhar e...mas acredito que ha pessoas tao ignorantes no mundo que são capazes de ver o aborto como um "metodo contraceptivo"...nakela.."Maria podemos foder a vontade sem preservativo e nem precisas de tomar a pilula (pk engordas) pq se engravidares sempre podemos fazer um aborto"..desculpem la a liguagem grosseira mas e o que me parece..se kalhar tou a exagerar...mas tou a exagerar de proposito para verem o ridiculo da situação..acredito tb que o aborto não e experiencia muito boa..mas como o nuno disse ha muitas mulheres que o fazem vezes sem conta.....epah como ja tinha referido não eram preciso abortos se as pessoas se as pessoas estivessem preocupadas com a cncepção do feto...porque com a quantidade de informação disponivel hj em dia não ha desculpa alguma...ok acidentes acontecem...mas quando acontecem ha outras formas de precaver como a pilula do dia seguinte...mas ha gente tão despreocupadas que nem se dão ao trabalho de fazerem isto..e vergonhoso...primeiro e preciso incutir responsabilidade nestes jovens..coisa que não ha...tenho dito!
BaZuKA
21/03/2007 11:53
a minha opinião sobre este assunto não diverge mt da do wilson... a do nuno, ehehe, já falamos pessoalmente... e existe pontos de desacordo e de acordo.
Neste assunto, mt delicado, há o caso da liberdade em excesso, a liberdade é sp uma coisa mt boa. Cabe a cada um ter a consciência dos seus actos. Usar o aborto como meio de contraceptivo é um acto de pura ignorância, auto-prejudicial. Tal como o Wilson diz, uma mulher que depois de chegar a conclusão que necessita de abortar, pelas suas devidas razões (um aborto não deve ser uma decisão mt fácil para quem o pratica) tem o direito de o fazer com assitência médica.
Neste assunto, mt delicado, há o caso da liberdade em excesso, a liberdade é sp uma coisa mt boa. Cabe a cada um ter a consciência dos seus actos. Usar o aborto como meio de contraceptivo é um acto de pura ignorância, auto-prejudicial. Tal como o Wilson diz, uma mulher que depois de chegar a conclusão que necessita de abortar, pelas suas devidas razões (um aborto não deve ser uma decisão mt fácil para quem o pratica) tem o direito de o fazer com assitência médica.
Anonymous
21/03/2007 14:24
Aborto já está?? Oh homem, que raio de conversa é esta?lolol Até parece que é fixe! Nesta questão não há solução perfeita. Beneficias a mulher prejudicas o feto. Epah tudo bem que salvaguardou-se uma parte... e a outra? Compreendo que dificilmente se encontrará a solução perfeita para este assunto, mas fodasss... Qual o motivo de alegria por se ter despenalizado o aborto?............ Foi como aquelas depravadas do SIM no dia da decisão a aplaudir e a fazer uma grande festa como se o seu clube tivesse sido campeão... Dass, tenham vergonha...
Não se obriga ninguem a fazer abortos! Ao menos quem quiser faz!!
Liberdade de escolha!