Metalicidio Logo

Eutanásia

r1card 23/03/2007 18:45
Nuno Costa escreveu:
Acho que um assassino tem todo o direito de matar se lhe apetecer...

se for mais forte k tu e se for necessario, tem o direito animal de matar, caso contrario n havia assassinos. o corpo sim, mas o instinto, não podes pegar e fechar numa jaula.
Flagofhate 23/03/2007 20:37
Ontem ao ver o Dr. House, ironicamente no programa falou-se sobre o abortar ou não. Não deixa de ser um programa de ficção, mas alguém o escreveu e tentou passar uma mensagem, que poderá - ou não - ser a sua.
E a explicação do frio e miserável - mas génio - Dr. House à sua paciente, foi elucidativa da consciência que eu acho que devemos ter em relação a este assunto. E que tipo de decisão devemos tomar: com a cabeça e não com o coração, por mais nobre que esta última seja!
No meio de toda a conversa, ele rematou dizendo à sua paciente que para uma excepção à regra há sempre um limite e aqui o limite é o nascimento e é isso que define uma vida humana. Moralmente não existe nenhuma diferença (como defende o Nuno), mas técnicamente a diferença é enorme (embora os profissionais não estejam todos de acordo).
É só mais uma ideia para o debate...
João, gostava imenso desse debate (que acho que o Nuno não ia querer, devido levar esse assunto muito a sério e já estar farto de falar sobre isso, o que respeito), mas infelizmente não posso. Quando chegas é quando eu me vou.
Só mais um comentário ao Nuno: nunca coloques a minha educação (principalmente isto, nem vás por aí...), moral convicções e valores em causa. Nunca mesmo. Não é correcto e não os tens a mais que eu. São é diferentes. Que aborrecido se o mundo fosse todo amarelo, não achas?
Abraço.
André Botelho 23/03/2007 22:16
João Arruda escreveu:
Mas ha kasos infelizes joao, komo por exemplo, komo disse se nao me engano o flagofhate k os modos contraceptivos nao terem dado certo (visto k nenhum é 100% seguro) no kaso de uma universitaria.. epah ela fika logo kom a vida "estragada" pk nao kontinua a sua vida da mesma maneira, talvez nao tire o seu curso por kausa da filho/a..

Como é que vocês podem dizer que o nascimento de uma criança pode ESTRAGAR uma vida!? Já pensaram que mais de metade de vocês que tão prai a mandar postas de pescada podem ter sido um acidento no percurso dos vossos pais!? Agora vão lá perguntar-lhes se vocês lhes estragaram a vida! E em relação ao exemplo da "pobrezinha da universitária":
1) Ninguém lhe obrigou a f*der! Se ela o fez, sabia que isso poderia implicar o risco de engravidar;
2) Os meios contraceptivos não são 100% eficazes mas a pilula e o preservativo são mais de 90%;
3) Eu quando nasci a minha mãe ainda andava na universidade e isso não só não lhe impediu de acabar o curso de Gestão como foi a melhor aluna do seu ano e, inclusivamente, convidaram-na a ficar como professora na universidade. Só não gere bem a sua vida quem não quer..

Joao se reparares bem meti "estragar" entre aspas mesmo para nao me interpretarem mal.

Tens toda a razao kuando dizes k ninguem a obrigou a f*der mas komo eu ja disse e tu ja disseste k os meis contraceptvos sao mais de 90% seguros mas nunka xegam a 100%!

Falaste no caso da tua mãe. Tudo bem safou-se perfeitamente, mas nem todos konseguem ter a mesma sorte e/ou capacidade de se safar. Nem todos konseguem gerir a sua vida bem! Isso tmb depende mt das suas capaciadades financeiras e do modo de vida da propria pessoa..

Agora kuanto a fazer so faz kem ker komo ja foi referido a cima! mas so k dessa vez kom todas as kondiçoes! ja k fazem ao menos façam-no em condiçoes e sem ter k gastar montes de € e nao tem k ter a preokupaçao se os medicos aceitam ou nao fazer pk ja nao é ilegal!

hasta! :wink:
Nuno Costa 24/03/2007 06:32
Mestre Boi, que curioso... Acabei de vir de fora e nem comentamos o assunto!lolol É verdade que só agora vi o comentário, mas para que também as pessoas aqui percebam a minha amizade contigo é maior do que qualquer divergência de opinião! Graças a Deus! lololol

Olha, para já tem ali um ponto no comentário que nem percebi bem, por isso nem vou comentar. Vou esperar que mo expliques assim que tomarmos o próximo café.

De resto, o que eu acabo aqui por defender, até porque sou bastante sonhador (ou talvez nem tanto, pois certas coisas não serão tão impossíveis quanto isso) é o próprio controlo da mente sobre o corpo ou sobre as suas próprias acções. Quando o Dr. House disse que se deve agir mais com a cabeça do que com o coração, epah acho sinceramente que ele tem bastante razão e eu faço muito por isso. E a minha "tese" vai muito por aí por incrível que pareça... Apesar de sermos muito "animais" e agirmos institivamente ou emocionalmente muitas vezes não inviabiliza que estes sentimentos não sejam controlados "mecanicamente". A minha questão é precisamente essa. Sendo nós seres com inteligência e com capacidade para nos auto-modelarmos, aperfeiçoarmos, etc, sabendo que condicionar a vida de outrém é algo que deve ser evitado e o direito à vida respeitável, tal como a mim mo deram, porque não usarmos dessa "cabeça" para evitarmos situações que quer seja o coração ou a ética a ditar, a verdade é que devem ser respeitados? É que a minha luta vai precisamente no sentido de se usar mais a cabeça e menos o "instinto". Então o que nos distingue de um cãozinho? Nós procriamos se quisermos, nós andamos à bulha se quisermos, tudo fazemos se quisermos. Portanto, no caso do aborto, a não ser que se trate de uma gravidez involuntária no resultado de uma violação, a não ser que a criança venha a nascer uma "aberração" e condicionada para o resto da vida ou a vida da própria mãe dependa intrisecamente daquele nascimento, acho que não haverá desculpa plausível para se consentir um aborto. Acho que isso é princípios também mas um grande manifesto de sobriedade de pensamento. É que também penso.... A vida não é perfeita nem um mar de rosas, nem nunca será... Será por isso que vamos vetar o direito a viver?

Eu só me debato para que as pessoas sejam muito sóbrias e cerebrais nas medidas que tomam, e ser cerebral aqui não se refere a termos em consciência que a criança nunca vai ter uma vida perfeita. Ninguém a tem. Agora não será por falta de amor dos pais, porque este pode vir de inúmeras direccções (irmãos, avós, amigos, namoradas) ou por falta de dinheiro (porque este resolve-se bastando que queíramos - é verdade que em alguns casos não é fácil dar-se a volta por cima, mas muita gente com vontade lá consegue) que se deve desprezar a hipótese de alguém tentar ter uma vida.

A minha grande luta no fundo é para que as pessoas acreditem que as coisas são possíveis quando queremos (está aqui em discussão questões de "fé" - não religiosa, claro - discutiveis, claro também). Mas acho que é isso anda faltando quando vejo cederem a normas como essa do aborto. Pah creio que quando se quer realmente uma coisa tem-se e, neste caso, quando se quer um filho cria-se. Assim que eu chegar à conclusão que certas coisas não possíveis eu realmente vou "morrer" por dentro... E se eu vou deixar de lutar por elas a minha vida já não vai ter sentido.

Portanto, acho que a minha mensagem vai nesse sentido. Se quisermos realmente ter qualquer coisa com amor, carinho etc, nós realmente lutamos por ela e alcançamo-la. Neste caso das crianças, se quisermos ter um filho nós vamos tê-lo e criá-lo.

A minha mensagem é simplesmente: quando se quer consegue-se! E esta fé ou falta dela, desistência, é coisa que muito vejo neste povo, em quase todos os aspectos. Portanto, nao cedamos a coisas que aparentemente parecem insolucionáveis. Acho que só nao há solução para morte, de resto... Ás vezes é preciso força de vontade sobrehumana, mas se quisermos ela aparece... Já agora, nao dizem que só usamos 15% do cérebro? Se calhar se fizessemos por usar mais tínhamos mais controlo sobre o nosso corpo e as nossas acções... Logo aí estaríamos muito menos susceptíveis a errar...

Muita filosofia vai para aqui....mas é a minha sincera opinião. Não sei se fui claro, mas tou convicto que o meu ponto de vista tem alguma credibilidade.

Abraços
Flagofhate 24/03/2007 21:04
Sim, não falámos nisso ao vivo, também não sabia se já tinhas lido o meu comentário. Mas se não puxares o assunto, eu não o farei, porque já vi que - pelo menos em relação a este assunto - ferves em pouca água e defendes-te com uma teimosia que nem deixas mostrarem opiniões contrárias. Deixas, mas ficas muito chateado porque a razão está do teu lado...pelo menos a tua razão. Como é um assunto delicado, prefiro não o comentar mais contigo.
Abraço
BaZuKA 26/03/2007 10:43
Fiquei uns dias sem vir aqui ao forum... estou a gostar imenso da participação do ppl.

Nuno, se eu quiser abortar até ás 10 semanas, o que é que tens a haver com isso?? O que é que as pessoas têm a haver com isso?? Acho que isso é uma questão pessoal. Não podes induzir os teus princípios/convicções ou lá o que quiseres na cabeça dos outros. No caso de querer matar, porque quero, existe uma lei que me proibe..., agora acho estúpido uma mulher passar pelas humilhações que tem de passar por em sua plena consciência ter decidido, pelas suas nobres razões(não acredito que abortem por abortar) em abortar.
zedative 26/03/2007 14:21
Silversnake escreveu:
Nuno Costa escreveu:
Aborto já está?? Oh homem, que raio de conversa é esta?lolol Até parece que é fixe! Nesta questão não há solução perfeita. Beneficias a mulher prejudicas o feto. Epah tudo bem que salvaguardou-se uma parte... e a outra? Compreendo que dificilmente se encontrará a solução perfeita para este assunto, mas fodasss... Qual o motivo de alegria por se ter despenalizado o aborto?............ Foi como aquelas depravadas do SIM no dia da decisão a aplaudir e a fazer uma grande festa como se o seu clube tivesse sido campeão... Dass, tenham vergonha...

Não se obriga ninguem a fazer abortos! Ao menos quem quiser faz!!
Liberdade de escolha! 8)

Mas com a despenalização acredita que os abortos vão disparar, existem casos e caos..e as excepções estavam abranjidas pelas leis antigas, acho que quem engravida e tem uma gravidez normal deve assumir o seu acto, e não deixar aquilo ir abaixo como pondo um cagalhão pla sanita abaixo...
É fodido..mas para mim aquilo é um ser vivo...não será?

Porra..imagina..podias ser tu o "feto premiado".. lol depois ja na ouvias silverchair nem tocavas guitarra... :shock:
Nuno Costa 26/03/2007 16:42
Oh Bazuka, desculpa mas eu não vou responder... Já andamos aqui a nos repetir há bués. Eu já percebi o vosso ponto e espero que vocês já tenham percebido o meu. Só não vê quem não quer... A razão fica com cada um... E se o Miguel falava em teimosia, não sei se só eu é que tenho sido teimoso. Ando aqui a tentar explicitar bem a minha perspectiva e vocês vêm-me sempre com as mesmas respostas. Alguém aqui tem dado o braço a torcer ao outro? Não me parece...

No entanto, se calhar era preciso abrirmos um tópico novo sobre códigos de conduta ou códigos morais, para ver se eles existem, se são precisos na sociedade, etc... Acho que me fiz entender.

PS: Ah e só mais uma pergunta Bazuka, o bébé é fruto de uma relação solitária ou entre duas pessoas? A mãe tem direito de opção e o marido tem direito de ver o seu filho morrer caso a mãe queira?
me-metal 26/03/2007 21:01
Nuno Costa escreveu:
PS: Ah e só mais uma pergunta Bazuka, o bébé é fruto de uma relação solitária ou entre duas pessoas? A mãe tem direito de opção e o marido tem direito de ver o seu filho morrer caso a mãe queira?

Maria teve um filho assexuadament...é verdade, diz na biblia(deve ser verdad, né?) lolol.... :roll:
Ohm...essa cena realment tá mal feita...! Axo mm mt mal o fact d o pai n ter poder d decisão, pk kd é pa dinheiro, lembram-s do papá... :idea:
Resumindo, n existem leis perfeitas nem leis k satisfaçam tda a gent...!
a verdad é k tem d aver uma lei kk...! ms nc vai satisfazer ng pk os 2 tem razao...
Tragoedia 21/04/2009 01:04
Nuno Costa escreveu:
Aborto já está?? Oh homem, que raio de conversa é esta?lolol Até parece que é fixe! Nesta questão não há solução perfeita. Beneficias a mulher prejudicas o feto. Epah tudo bem que salvaguardou-se uma parte... e a outra? Compreendo que dificilmente se encontrará a solução perfeita para este assunto, mas fodasss... Qual o motivo de alegria por se ter despenalizado o aborto?............ Foi como aquelas depravadas do SIM no dia da decisão a aplaudir e a fazer uma grande festa como se o seu clube tivesse sido campeão... Dass, tenham vergonha...

É preferivel uma mulher abortar quando o bébé ainda não nasceu do que deixá-lo depois num caixote de lixo a morrer.
É verdade que existem métodos contraceptivos mas, por vezes e como outra coisa qualquer, algo pode falhar.
HeadSkin 21/04/2009 02:31
Exelente topico !

Já que não temos poder sobre a nossa vida ao menos podiamos ter poder sobre a nossa morte!
Vives num hospital... agarrado a uma cama... nem sabes onde estás... o Estado a pagar para um vegetal servir de mobilia do hospital ? não tem muita logica...
Isso sim é crime... criar "mortos" vivos !
Claro que não é uma decisão de tomar de animo leve ....se tivesse de decidir se desligam as maquinas á minha mãe acho que iria pensar duas vezes...
mas se pudesse escolher entre ficar numa cama "morto" vivo ou acabar de vez com a minha miseravel existencia ... sem duvida o descanso eterno ...

Cumprimentos []
Picoto 29/04/2009 14:29
Bem, sobre o caso da eutanásia apenas digo uma coisa. É uma barbaridade obrigar alguém a viver quando a própria não quer. Porque para alguns, ISTO é que realmente é o "inferno". Quanto ao aborto, é uma situação um pouco diferente, desde já porque envolve mais do que um ser vivo. Mas há uma coisa de que temos que ter em conta. O aborto sempre foi e sempre será praticado. A diferença, e o que está realmente em causa, é ter as condições para o fazer ou não. Eu sinceramente preferia que uma irmã minha abortasse em condiões mais ou menos seguras(hospital) do que pôr a saúde dela nas maõs de algum médico escrupuloso ou algum curandeiro(rua), mesmo que estivesse totalmente em desacordo com ela. E é esta uma questão pertinente mesmo, muito. Fazemos isto na rua ou num hospital? É claro que respeito a opiniões de que é algo mau, o aborto. E sinceramente compreendo esse lado da questão, mas também percebo o outro lado da questão. A verdade é que nunca poderemos agradar gregos e troianos, somos iguais e diferentes. Mas Nuno tens que ver a questão por este prisma. Toma como por exemplo a pena de morte. É um caso similar. Mas o que é preferivel, executar alguém da maneira mais humana e medicinal que for possivel ou deixar o povo fazer justiça pelas proprias maos?

Cumprimentos
Picoto 29/04/2009 14:51
Os pontos aqui discutidos e as opiniões divergentes, principalmente entre o sr Miguel Raposo e o Nuno Costa, são ambas na minha opinião verdades inquestionáveis. Mas temos que a certa altura tomar a melhor decisão para a comunidade e esquecer as nossas convicções. É lógico que talvez o aborto vai disparar em flecha, mas consequentemente serão reduzidas muitas mais mortes por abortos mal praticados. Se estamos a trocar uma morte por outra? Pois, é neste ponto que as coisas se complicam mas se formos "RACIONAIS" chegamos à conclusão que uma menina de 14 anos está mais ligada a este mundo do que um feto. Mas pronto, não afirmo isto com convicção porque é tudo realmente subjectivo, cada qual tem a sua visão. E se a questão se banalizar, o que dúvido muito, cabe às entidades reguladoras contrariar essa tendência. Não se pode tomar algo tão grave de ânimo leve. Isso também é inquestionável. E logo, motivo para tanta divergência. E isso é bom, sempre se aprende...
Haverá sempre alguém descontente com algo que está enraizado/legislado, etc...
Mas tem que ser...