Metalicidio Logo

Eutanásia

Nuno Costa 21/03/2007 16:15
Oh Silver (nem sei se és o Paulo se és o irmão já nem sei)...Mas que raio de conversa é essa? Isso já não é pra ti... Ao menos quem quizer faz?? Epah eu até dava-te um tiro nos cornos porque apetece... é liberdade de escolha! lol Desculpa não é por mal, mas essa foi infeliz...

Ora vamos la ver: liberdade de escolha só nas devidas circunstâncias! Olha como na Eutanásia que é o que se estava a discutir aqui e que concordo com a sua legalização. Agora dar a TOTAL LIBERDADE, seja qual for o motivo, desde o "não tenho dinheiro para criar um filho" até "vou abortar porque vou ficar gorda e asquerosa" até "vou abortar porque esse filho não é legitimo e o meu marido vai saber", pah tenham dó...

O que é que este referendo veio discutir?? Nem mais nem menos do que a despenalização arbitrária até as 10 semanas. Ora quem já conhecia a lei conhecia em que circunstâncias era legal abortar:

- violação
- malformação do feto
- vida da mulher em risco
... creio que eram só

Epah tirando essas circunstâncias, excepto em casos de pobreza extrema em que devia-se dar ajuda (epah mas se calhar já existe subsídios não é? e por cabeça aquilo até dá uns trocos, portanto toca a engravidar como acontece la em rabo-de-peixe), mas de resto não há legitimidade absolutamente nenhuma para se matar uma pessoa. Sim porque o que é que está ali afinal? Podia ser eu, podia ser tu! E a quem cabe dizer que é melhor matar aquela pessoa porque ela vai ter uma vida de merda?? Vocês falam em opção de escolha.... e atão o que estão a tirar a este feto que futuramente será um ser igual a vocês? Pelo amor de Deus...

E quanto à conversa que tivemos ontem Bazuka (lol) eu entretanto lembrei-me de mais um pormenor relacionado com a questão da irreversibilidade: matar é fodido porque não tem remédio mesmo não é? Matando um bébé bloqueias-lhe a hipotese de ele tentar solucionar o seu problema. Ora falemos em caso de pobreza: os putos esqueléticos que estão a morrer à fome, o que achas que devamos fazer com eles? Passar lá com uma nuclear a abafar aquilo tudo?? Epah talvez não... Isso porque é preferível quebrarmos um bocadinho a cabeça e tentarmos ajudá-los e sermos mais solidários também porque existe inúmeras campanhas de solideriedade... Com as mulheres em situação percária a mesma coisa... Também é preferível arranjar-lhe uns trocos para ajudar. Olha, talvez se guardássemos uns troquitos das ganzas que fumamos ou dos copos que bebemos para ajudar quem precisa??

Como vêem há soluções mais coerentes e não tão drásticas... Mas dão é mais trabalho, pois é..........

Think about it
BaZuKA 21/03/2007 20:03
oh nuno, nessa caso dos bébes eskeléticos, e que têm uma vida deplorável, não era preferivel nem terem nascidos... irresponsabilidade seria sim, mandar todos pelos ares dps de terem uma consciência. Um feto, não tem poder de raciocínio, logo, nunca vai saber se existiu ou não.. nem vai sofrer a sua morte...
me-metal 21/03/2007 20:55
Iss tá linde!
Nunca vai aver consenso pk os dois têm razão, simplsment...
Pode-s pensar, e com razão, em:
1 - ser a favor da vida em potência (mt nobre)
2 - ser a favor da vida qualidade de vida dos k já ca tao(igualment nobre)

é kuaz um paradoxo...
Flagofhate 21/03/2007 21:18
Nuno:
muito resumidamente, as estatisticas que os defensores do Não apresentaram são muito subjectivas. Simplesmente antes de ser legal, todos faziam, todos desconfiavam, mas não haviam números oficiais que o provassem. Imagina-se um número, mas não se o sabe ao certo. A partir do momento que é legal, passa-se a saber tudo ao pormenor. Até podem ser mais, até podem ser menos...não sabes, antes era clandestino. Portanto, nem me venhas com estatisticas...
Quanto a mentalidades puritanas e pseudo-moralistas, como a que aparentemente estás a demonstrar ter, foram as mesmas que nos fizeram durante séculos rezar a um Deus imposto, sem escolha, e que nos fez crer que se não seguissemos as suas regras (não as do Deus, mas as que os homens de Deus criaram) eras excumungado e ias para o inferno. Isso no século XXI é muito estranho que ainda aconteça...
Eu prefiro que se aniquile o que poderia vir a ser uma pessoa, do que se deixe vir ao mundo uma pessoa que vai ser infeliz. E o aborto (os do Não parece que não estavam a ouvir bem) é de livre escolha, mas com acompanhamento psicológico e médico. Ou achas que é só engravidar, chagar ao Centro de Saúde e pedir "um aborto para amanhã ás 4 da tarde, se faz favor!"?! Claro que existe acompanhamento, as pessoas tem que ser responsáveis e nenhuma mulher, que utilize todas as suas capacidades mentais, sem nenhuma obstrução, vai utilizar o aborto como contraceptivo! Mas haverão algumas menos iluminadas e de classes realmente baixas que talvez o façam. Até mesmo de classes altas! Mas isso são casos. E antes de podermos discutir se se deve ou não fazer, não és tu, nem eu, nem um governante que pode ou deve dizer a uma mulher e/ou casal se deve abortar ou não. Isso é uma decisão pessoal, sim, liberdade de escolha. E quanto aos métodos contraceptivos tradicionais, com mais incidência sobre a pílula e o preservativo, não são - mesmo utilizando os dois - 100% seguros. Agora imagina uma rapariga que teve os cuidados "by the book" e engravidou porque a pilula não impediu a ovulação, ou porqure o preservativo tinha algum defeito... essa rapariga tem 19 anos, acabou de entrar na Universidade e agora vê-se com essa responsabilidade que não queria, não provocou (intencionalmente) e não tem liberdade de escolha em poder acabar os seus estudos, iniciar a sua vida e ter um filho mais tarde com condições financeiras, humanas e psicológicas, porque o país "democrático" em que ela vive obriga-lhe a ter aquela criança naquele momento, sem opcção. Já vi casos desses bem perto de mim e a solução foi abortar ilegalmente, a solução que nunca acabaria - e tornar-se-ia mais próspera - se não se tornasse legal. Agora podem-no fazer com segurança, sem sustos e com custos justos. Um aborto ilegal é indefenido, muito caro e dá cadeia. Quando legalizas um produto ou acto deste género, a ilegalidade tende a perder razão de existir. Porquê pagar um aborto ilegal, que pode chegar aos 1.000 euros (pode ser muito mais) e sem condições de segurança e higiéne, se podes ir ao teu Centro de Saúde ou Hospital, pagar menos e teres todas as condições e acompanhamento profissional?!!! Acho que para o espaço que aqui tenho, já está explicado...
Quanto à eutanásia, acho que aqui a discussão é ainda mais ridicula e retrógada. Eu posso muito bem pedir para que se um dia ficar em estado vegetal ou de dor insuportável que me desliguem as máquinas. Ou melhor, devia poder! Ou não sou eu que também mando no meu corpo e na minha alma?!!! Aqui não há muito a discutir...
Pessoalmente podemos armar um 31 à volta destes assuntos se quizeres, estou disponivel.
Abraço
Nuno Costa 22/03/2007 00:16
Epah nao ha tempo para mais.... so complica quem quer. Subjectividade existe noutras coisas.... Cada um com a sua porque eu nao me vou estar a repetir sucessivamente. Mantenham os vossos principios e vejam os resultados que obtêm daqui a uns tempos. Acho realmente que cada um é livre....portanto, bem-vindos à selva.
João Arruda 22/03/2007 01:18
Bom, este assunto não está no tópico certo mas pronto.. continuemo-lo porque algo importante.

Eu cá estou totalmente de acordo com o Nuno.. independentemente das politicas de direitas estarem demodé, não posso de maneira nenhuma manifestar-me a favor do Sim que vigorou no referendo. É certo que o ser humano tem margem de decisão neste mundo e é mesmo para isso que cá estamos, para cada um tomar as suas decisões e, consequentemente, responder por elas. Mas, como todos sabem, a nossa liberdade termina onde começa a do próximo. Dai que virem afirmar que a mulher é livre, ela é que decide e mais ninguém deve opinar sobre isso, eu acho que isso é uma "granda tanga" porque ela está a interferir com a liberdade do seu filho, de outro ser humano.

Dir-me-ão que nascerão crianças indesejadas e mal-amadas porque uma miúda tomou uma atitude menos consciente, menos feliz, menos ponderada. Então, e não concordaram cmg quando disse acima que "o ser humano tem margem de decisão neste mundo para cada tomar as suas decisões e, consequentemente, responder por elas" ? Acham então que a mulher não deve ser penalizada mas o feto sim? Acho que aquela criança tem menos direito à vida do que a mãe?

Outros dizem "mas as mulheres não vão tar praí a fazer abortos a torto e a direito porque isso é uma decisão que deve ser ponderada". Meus amigos, ela não pensou quando engravidou, quando foi descuidada, agora, passados escassos meses, é que ia mostrar as luzes da sua ponderação, maturidade e diligência? Por muito que custe há decisões que não podem ser votadas à total liberdade das pessoas porque isto não pode andar tudo a fazer o que lhes passa na veia.

E tentando fazer uma apanhado geral e focando aborto e eutanásia.. eu sou contra a liberalização do aborto e a favor da eutanásia. O aborto interfere com a liberdade de outrem, isto é, que não do sujeito decisor, e a eutanásia não. Se cada um é livre de querer viver ou não, já não o é quanto à vida dos outros.
João Arruda 22/03/2007 01:22
By the way, escusado é dizer que "opinions are like assholes, everybody has one", chavão tão conhecido no nosso meio.. mas Bazuka, Boi e Nuno.. se quiserem combinar um "debate" sobre esse assunto num café quando eu voltar prai (dia 31 de Março), estou a fim de ;)
André Botelho 22/03/2007 02:52
João Arruda escreveu:
ela não pensou quando engravidou, quando foi descuidada, agora, passados escassos meses, é que ia mostrar as luzes da sua ponderação, maturidade e diligência?

Mas ha kasos infelizes joao, komo por exemplo, komo disse se nao me engano o flagofhate k os modos contraceptivos nao terem dado certo (visto k nenhum é 100% seguro) no kaso de uma universitaria.. epah ela fika logo kom a vida "estragada" pk nao kontinua a sua vida da mesma maneira, talvez nao tire o seu curso por kausa da filho/a..

E apesar de teres toda a razao kuando dizes "a nossa liberdade termina onde começa a do próximo" é fdd komo ja foi citado + acima nascerem crianças eskeletikas e kompletamente infelizes kom um futuro pratikamente nulo de ser feliz.. :? mas ja k nascem essas infelizes, nao nos fikava nada mal (mto pelo kontrario) darmos uma ajuda nao era nada ma ideia!

Pk a mim kusta-me.. saber k ha crianças k nao têm o amor devido, o carinho de k necessitam.. por isso talvez nao devessem nascer apesar de nao konkordar kompletamente kom isso..

hasta! \m/ :wink:
Anonymous 22/03/2007 13:39
Se queres fazer uma coisa.. chegam ao pé de ti: "NÃO FAZES!!!".. mas tu queres.. e sabes k não vai fazer mal a ninguem...gostas?

(já vais dizer k faz mal ao bebé.. mas digo de vez: akilo nem se chama bebé... akilo não é "nada" ainda!) 8)
João Arruda 22/03/2007 14:38
Mas tu não podes fazer tudo o que te dá na telha! Mas afinal tamos a falar de LIBERDADE ou de LIBERTINAGEM!?

A solução para esse problema deverá ser a informação, a instrução, o apoio institucional, o planeamento familiar, a maior divulgação dos meios contraceptivos (sim, ainda maior!).

Mas ha kasos infelizes joao, komo por exemplo, komo disse se nao me engano o flagofhate k os modos contraceptivos nao terem dado certo (visto k nenhum é 100% seguro) no kaso de uma universitaria.. epah ela fika logo kom a vida "estragada" pk nao kontinua a sua vida da mesma maneira, talvez nao tire o seu curso por kausa da filho/a..

Como é que vocês podem dizer que o nascimento de uma criança pode ESTRAGAR uma vida!? Já pensaram que mais de metade de vocês que tão prai a mandar postas de pescada podem ter sido um acidento no percurso dos vossos pais!? Agora vão lá perguntar-lhes se vocês lhes estragaram a vida! E em relação ao exemplo da "pobrezinha da universitária":
1) Ninguém lhe obrigou a f*der! Se ela o fez, sabia que isso poderia implicar o risco de engravidar;
2) Os meios contraceptivos não são 100% eficazes mas a pilula e o preservativo são mais de 90%;
3) Eu quando nasci a minha mãe ainda andava na universidade e isso não só não lhe impediu de acabar o curso de Gestão como foi a melhor aluna do seu ano e, inclusivamente, convidaram-na a ficar como professora na universidade. Só não gere bem a sua vida quem não quer..
Spell 22/03/2007 15:56
eu axo k é devia haver + mákinas de preservativos por aí! e deviam diminuir o preço! ahh e é uma porra quando 1 gaijo quer foder e vai comprar uns sacos plasticos e tal e xega á makina pimba "avariada", vai a outra "fora de serviço por vandalismo", finalmente uma makina que parece estar boa e tal, mete-se os euros e tal carregas no botao e nada! carregas no botaozim pra devolver o $$ e nada... resumindo fica-se sem $$ e sem foda lol toca a ir bater uma á mão lol
me-metal 23/03/2007 00:53
Silversnake escreveu:
Se queres fazer uma coisa.. chegam ao pé de ti: "NÃO FAZES!!!".. mas tu queres.. e sabes k não vai fazer mal a ninguem...gostas?

(já vais dizer k faz mal ao bebé.. mas digo de vez: akilo nem se chama bebé... akilo não é "nada" ainda!) 8)

Pois...eu tb axo k uma semente não é uma árvore....
N dexa d ser vida em potência, ms n seria melhor k outra criança nascess em condições (financeiras, afetivas...etc...) do k comprometer uma a nascer na merda???
Nuno Costa 23/03/2007 03:42
Hmmmm.... eu quase já jurei que não me pronunciava mais sobre isso, até porque prescindo do que tenho a fazer para vir para aqui tratar de um assunto que quase de certeza não vai mudar nada... Mas ainda assim não resisto, sob a minha teimosia e tremenda fé nas coisas (sim porque é isto que falta a muita gente - convicção) e venho para aqui ver se não mudo todos mas tento cultivar alguns bons princípios em alguns...

Meus amigos, vocês só têm demonstrado uma tremenda falta de convicção, valores e educação (e falta de lucidez, para não chamar outra coisa).

Aproveito, entretanto, e de novo, para dizer que respeito o SIM em alguns aspectos e só não me compreende quem não quer. Agora, só me apetece repetir: falta de valores e AMOR pelas coisas e respeito ao próximo, etc, é coisa que vocês têm manifestado ser totalmente indiferente para vocês e parece que não fez parte da vossa educação. E chamem-me católico, conservador, o que quiserem... Já me pediram para ser menos "sonhador" e pensar mais objectivamente, mas meus amigos, quando tudo se trata de uma culpa que é NOSSA (e aqui invoco de novo o nosso GRANDE DEVER de sermos responsáveis) não há legitimidade absolutamente nenhuma para se fazer um aborto (a não ser que se trate de um estupro e das outras situações que nem vou repetir de novo e que toda a gente já sabe que estava na lei - e se esta não estava a ser posta em prática que se reivindicasse para que fosse, não que se encontrasse uma maneira mais FÁCIL de se resolver as coisas).

Ora muito bem, voltando a repetir de novo a mesma coisa: o que é que o SIM vem trazer? Boas condições para a mulher a abortar, etc...... E uma total liberdade para escolher se quer abortar ou não sob que motivo for (ok, aqui está a coisa má).

A anterior lei permitia fazer nos casos que já mencionei. A lei não estava a ser posta em prática, ou as mulheres não tinham dinheiro para pagar os abortos ou ainda haviam médicos que se recusavam a fazê-los, centremo-nos nesses problemas e vamos tentar solucioná-los. Continua-me a parecer um TREMENDO COMODISMO E FACILITISMO decidirmos que vamos legalizar o aborto e dar condições as mulheres para abortar porque não se consegue resolver outros problemas que somos NÓS, POVO COMPLICADO, INTRIGUISTA, DESRESPEITADOR, etc que criámos e que deviam em primeira instância ser resolvidos. LEGALIZAR É A ULTIMA OPCÇÂO. Creio que haviam outras... Aliás destruir um ser nunca foi norma para ninguém, nem NUNCA VAI SER LEGITIMO agora porque estamos numa sociedade moderna e as coisas são diferentes.... Que me chamem "católico", como quiserem de novo, mas existem valores instituídos por alguém ou algo, que ou foi verdade ou não (o que for), mas que surgiu há 2000 anos e que dizem que foi Deus... Quer tenha sido ele ou não, não interessa (eu não absolutamente crente, eu tenho as minhas dúvidas como todos). Agora respeito pelos outros e.... amor também (quer soe lamechas ou não) é coisa que SE ESTIVESSE PRESENTE NO MUNDO ACTUAL AS COISAS CERTAMENTE NÃO ANDAVAM COMO ANDAM. Eu posso estar a ser subjectivo, mas quem tiver cabecinha chegará lá...e não estou a dar uma lição de moral, isto está tudo intimamente ligado.

Portanto, mais objectivamente, eu se estivesse na bancarrota e a minha mulher engravidasse ou eu mesmo fosse a mulher, a ultima coisa que me passava pela cabeça seria matar o meu filho (e... oooooopah tenho que te chamar asno porque isto é absurdo... Silversnake, tu partiste de onde? A origem não é importante? Não é um ser igual a ti que se vai formar a partir dali? Ou tu saltaste fases de crescimento? É que aqui não está em questão se aquela "coisa" vai sofrer ou não, está em causa a suspensão irreversível de um ser poder a vir a ter uma vida igual à nossa).

E até porque tenho mais que fazer e já me enjoa falar disso, só repito mais uma vez: aborto sim, nas circunstâncias acima mencionadas... Falta de dinheiro, cursos, etc.... No way, desculpem-me mas é um argumento esfarrapado. E se me falarem em dificuldades, yhas vamos passar por elas, mas tomar esta decisão é inconcebível... dass é o meu filho caralho....tirava da minha boca para dar a ele, mandava os cursos para o caralho e tudo mais que fosse preciso.... Faria pelos meus pais e irmãos, não faria pelo meu filho? Se eu não tivesse para a minha boca haveria alguém de ter, ou então nem dava uma foda se fosse pobre para não correr riscos. Qual é o problema, vocês não levam anos a bater punhetas? Pois continuem até acabar o curso ou até terem dinheiro. Julgam que sexo é um direito? Epah se virmos a nossa costela animal até devia ser só para procriarmos. Uma vez que não é só isso, se é por prazer também, não sejamos egoístas e pensemos nas complicações que poderemos ter..... Enfim, são convicções/valores ou não são?

Boas noites
r1card 23/03/2007 11:08
cada um tem as suas razões e ninguém tem direito a questionar sequer as razões dos outros, quanto mais julgá-las. esta medida legislativa apenas vem dar melhores condições ás mulheres. ja tinhas ouvido falar de alguma mulher condenada por prática de aborto? eu não. contudo, conheço umas quantas que o praticaram.
VAI ABORTAR QUEM QUER! o aborto vai continuar a ser visto com os mesmos olhos que era visto antes do referendo, isso não vai mudar a opinião de ninguém. O que está em questão no tema do aborto é a escolha. Escolha é a diferença entre tu e um animal irracional, pode ser considerado a divindade da nossa condição animal e mesmo assim, há quem queira voltar á idade media pondo outra coisa qualquer no centro, seguindo a maré para onde esta corre.
Nuno Costa 23/03/2007 17:58
Sinceramente acho que devemos ter direito a escolha em qualquer coisa... Até digo mais... Acho que um assassino tem todo o direito de matar se lhe apetecer...

Vamos lá ver se não entramos em libertinagem e sejamos adultos. Não misturem alhos com bogalhos...