Metalicidio Logo

Opinhão, sujestões (novo link)

Kamchatka 10/01/2006 14:49
Boas! Na sequencia do tópico "..e imagem?", e dado que o ppl é entendido, pelo que vi, em matéria de visual caracteristico de vários estilos de metal, proponho que digam qual o visual que esperam ver da banda que toca esta música. Como imaginam o ambiente no palco desta banda ao ouvirem a música?

2º - Como classificam a banda quanto ao estilo? Metal experimental? Metal ambiental? Metal alternativo? Doom metal in middle east? :shock: É que não sabemos mesmo....

3º - Qual o tipo de voz que consideram melhor se adequar a este estilo?

http://www.metalicidio.com/mp3/Nableena ... em_mp3.mp3
Kamchatka 16/01/2006 23:13
É pena ninguém ter nada a dizer sobre mais um trabalho que se faz por cá..
violet 16/01/2006 23:56
grande música sim senhor (15 minutos!! :P ) adorei as partes com a guitarra portuguesa e tem partes muito bem conseguidas (isto na minha modesta opinião)!!
agora em relação ao estilo que se enquadra, lamento não te poder ajudar. nunca soube rotular géneros musicais!! para mim dividem-se todos em "louco" ou "boa porra"!!
em relação à voz, penso que uma voz feminina não ficava mal, mas no entanto acho ao mesmo tem que era capaz de prejudicar algumas partes em que o instrumental é que é tudo!! quando falo em voz feminina não me refiro a vozes no estilo de within temptation ou evanescence, mas sim uma coisa mais agressiva e não tão... previsível. cá nos açores é capaz de ser difícil, se bem que podiam tentar com a cati (antiga vocalista de vozes ocultas :wink: ).
keep up the good work
Kamchatka 16/01/2006 23:58
agradeço Violet
isuckatbass 17/01/2006 00:08
Ouve,a música tá porreira,mas não sei porquê,dá-me uma sensação de uma sonoridade gótica ou celta e acho que uma actuação nesse sentido seria bom,talvez com uma voz melódica feminina,ou então com duas vozes,uma feminina e outra masculina.Embora esteja um pouco longa,está porreira.Fica bem.
Kamchatka 17/01/2006 01:28
isuckatbass escreveu:
Ouve,a música tá porreira,mas não sei porquê,dá-me uma sensação de uma sonoridade gótica ou celta e acho que uma actuação nesse sentido seria bom,talvez com uma voz melódica feminina,ou então com duas vozes,uma feminina e outra masculina.Embora esteja um pouco longa,está porreira.Fica bem.

Música étnica - indiana, japonesa, arabe, celta..é um elemento que procuramos incorporar, de facto, nos nossos temas. Acompanhar esta sonoridade a nivel estético é uma ideia interessante.. Obrigado!
João Arruda 17/01/2006 02:12
Gostei do som! Algo bastante inovador por cá..! Veio-me à cabeça, se bem que sempre muito vagamente, nomes como Thragedium (PT) e Orphaned Land (ISR). Boa onda! Ah, e de facto a música estende-se um pouco demais.. nada que não se resolva! ;) bom trabalho!
Kamchatka 17/01/2006 12:08
João Arruda escreveu:
Gostei do som! Algo bastante inovador por cá..! Veio-me à cabeça, se bem que sempre muito vagamente, nomes como Thragedium (PT) e Orphaned Land (ISR). Boa onda! Ah, e de facto a música estende-se um pouco demais.. nada que não se resolva! ;) bom trabalho!

Obrigado João. Ao contrário dos restantes 8 temas, este é uma "divagação musical", uma "demagogia sonora".. lol Cheers!
Massive 18/01/2006 17:18
vcs como banda teem ideias pra dar e vender! e sao mto bons executantes, uma vez k dizes k esse tema diverge um pouko dakilo k vcs estao a fazer, era firme poder ouvir os outros temas para poder fazer uma critica mais solida, mas mm assim e tendo em conta akilo k ouvi aki vai..

eu nao ponha voz de kker tipo nesse tema (se fosse para por tlvz resultasse usar 2 vocalistas, uma voz feminina melodica em registos agudos e uma masculina á laia de death metal).. mas nesta musica nao usaria vozes, pk ia ser dificil encaixar uma vez k o tema está mto melodico, ou entao alterava um pouco a musica,,, acredito k um bom tema tem k ser composto ja a pensar na voz, pk se tentares encaixar a voz depois do tema estar feito surgem problemas como a estrutura das estrofes, a melodia etc etc,,, acho k a voz vem juntamente com a musica e deve-se dar prioridade a ela,, uma vez k é akilo k supostamente fica mais no ouvido.

sinceramente nao creio k esse tema tivesse mta aceitaçao, nao tem uma estrutura mto favoravel,, faltalhe akela parte k o torna "orelhudo" eu ouvi o tema 2 vezes, e nao apanhei kuase nada,,, faltalhe estrutura,, vocs tem boas ideias mas é preciso encaixa-las melhor,,, era preferivel fazerem 2 ou 3 musicas k se tivessem como base as partes mais fortes desse tema, para partes instrumentais,, e arranjar riffs mais simples onde a voz tivesse o primeiro plano,,, e claro,, fazerem loops dos riffs, se numa primeira volta de uma estrofe, as guitarras estao a fazer o riff em palm mute e a bateria a marcar so com um bombo, na segunda volta fazer o mm riff em "open string" com a bateria a marcar com 2 bombos e por exemplo a linha melodica subir uma 3ª menor (no caso de se basear numa sequencia harmonica menor) ... isso choca bastante, e da mto efeito ha musica,,

ja agora,, kd componho um tema ker seja para os MSOD ker seja pa tuna k eu ensaio (desertuna) ker seja pakilo k for, a musicalidade vem sempre em primeiro lugar,, isto é,, o meu baterista (Miguel preto MSOD) é capaz de executar os compassos compostos mais avariados k possas imaginar, e fazer brakes por cima disso tudo,, mas por vezes isso prejudica a musica,, e é akilo k acontece com o vosso baterista,, grande executante, mas perde pela falta de musicalidade,,

kto ao estilo e o ao visual,, acho k nao se podem avaliar so por um tema,, é dificil dizer,, mas é o k o pessoal esta a dizer mais coisa menos coisa.

nao kero de maneira nenhuma k fikem a pensar k estou a tentar dizer para se arrumarem em casa lol antes pelo contrario, acho k teem ideias pa carai, deviam era passar mais tempo a encaixa-las!! e pensar mais na estrutura e na musicalidade dos vossos temas,, espero k essa critica voz tenha sido util,,, deem-lhe em kente brassads!!!
Massive 18/01/2006 17:24
so uma coisa,, vcs usaram bandolim,,,, tb usaram bandola ou é so impressao minha? ja agora,, a musica nao levou guitarra portuguesa pois nao? é k se levou a equalizaçao nao a favorece mto
Kamchatka 18/01/2006 19:52
Antes de mais, agradeço a opinião, Massive!
De facto, este tema não foi composto nem arranjado "para vender". Como já dissera, é uma "divagação musical".. lol Lembro-me de, ao vivo, ser esta a musica durante a qual o pessoal ficava com "cara de banana"..naquela de "what the f**k is this??!!" Por isso, tens toda a razão quanto a estrutura, que não foi pensada e repensada, para "cair bem a primeira". É um tema da fase inicial dos Nableena, a fase "experimentalista".

É verdade que a musicalidade é uma prioridade na esmagadora parte das bandas do Rock e Metal e, por falar em tunas, lol as músicas que componho para a minha (TAUA), têm este elemento sempre em primeiro lugar. No entanto, na "The coming of past" apostou-se nos arranjos exaustivos, isto é, preencher ao limite cada secção da música, sem, no entanto, torna-la uma cacofonia. Não se deu grande importância a estrutura - esta surgiu algo improvisada. E, como não tenho uma SSL em casa..lol..não foi fácil misturar 20, 25 vozes completamente diferentes de modo a que fossem todas audíveis. Por exemplo, entre os 5:07 min e 5:57 min há pizzicatos muito bonitos (pensamos nós..), que simplesmente se "evaporaram". Resumindo, o tema é como um livro de muitos pequenos e interessantes contos sem ligação, do que um grande romance da página 1 a 326..

O som que a Violet interpretou como guitarra portuguesa é, efectivamente, bandolim, de 3 a 4 vozes. O som do tipo oriental é uma extensa dobragem de guitarras clássicas e eléctricas, super processadas, claro, "tentando" ser algo semelhante a uma sitara.

Bandola não foi usada, penso que te referes a um som que é o baixo, não amplificado, captado por mics em XY e, como tudo o resto, dobrado algumas vezes e, neste caso, processado com EQ muito radical.

Tens razão, Massive, que é dificil definir o som apenas por uma música. Na verdade, todos os nossos temas são completamente diferentes e irei tentar disponibiliza-los quando for possível. Contudo, este é o tema que mais dificilmente é classificável por nós e, tendo um pouco de outras músicas, escolhe-mo-lo para saber a opinião do pessoal e obter ajuda. "Cozinhar" não é problema, mais difícil para nós é "servir o cozinhado". Qual o estilo que tocamos? Com quem nos identificamos? Não sabemos! E por isso é que pedimos ajuda.

Definitivamente, não é um tema que iremos interpretar ao vivo, não só porque é não-comercial, mas também porque, depois de arranjado, precisaria de muitos músicos e meios para tal.. Levei 11 meses a gravar The coming of past.

Resta agradecer-te mais uma vez a opinião e acrescentar que os restantes temas, da fase "pós-experimentalista", são mais vivos, consistentes e pesados. Seria mais fácil classifica-los e foram feitos a pensar na voz.

Cheers!
Jokerman 18/01/2006 20:48
Gostei bastante, fez-me lembrar a "In The Mist She Was Standing" dos Opeth, é um tipo de som que gosto bastante. Qanto à voz, é como o Massive disse, ou então ainda uma cena tipo coro, mas sem letra, uma cena de "Choir Aahs", é um estilo de metal bem melódico...

Muito bom na minha opinião.
Massive 18/01/2006 20:49
é isso brassad!! ja k fizeram os temas novos a pensar na voz,, k tipo de voz é k é?

em relaçao á bandola, creio k confundi o timbre com uma parte em k um dos bandolins toca nas oitavas mais graves, na corda sol julgo eu,, ou poderá ter sido o baixo como tu dizes, nao sei lol

acho um projecto interessante e com potencial sem duvida, e qto a ser comercial ou nao a minha opiniao é a seguinte, tocar pa vender definitivamente NAO lol tocar akilo k gostam SIM ,,, mas se o pessoal k ouve gostar tb, melhor ainda!! va dando noticias desse projecto!!!
Kamchatka 18/01/2006 21:11
Massive escreveu:
é isso brassad!! ja k fizeram os temas novos a pensar na voz,, k tipo de voz é k é?

em relaçao á bandola, creio k confundi o timbre com uma parte em k um dos bandolins toca nas oitavas mais graves, na corda sol julgo eu,, ou poderá ter sido o baixo como tu dizes, nao sei lol

acho um projecto interessante e com potencial sem duvida, e qto a ser comercial ou nao a minha opiniao é a seguinte, tocar pa vender definitivamente NAO lol tocar akilo k gostam SIM ,,, mas se o pessoal k ouve gostar tb, melhor ainda!! va dando noticias desse projecto!!!

....os temas a pensar na voz, mas voz ainda não temos! lolol
Alias, fazendo contas, já tivemos 12 vocalistas a experimentar.. 5 raparigas e 7 gajos. Uns fugiram, outros desistiram, outros ainda..simplesmente não 'tavam lá, apesar de bons. Estamos procurando..
problema também é que não temos uma ideia concreta quanto a voz, porque as músicas são bem diferentes.. Bom seria convidar 2 ou 3 vocalistas com vozes diferentes para cantar em vários temas..

Pois, a "bandola" aí é o bandolim nas cordas Sol.. está certo..
Kamchatka 18/01/2006 21:23
Jokerman escreveu:
Gostei bastante, fez-me lembrar a "In The Mist She Was Standing" dos Opeth, é um tipo de som que gosto bastante. Qanto à voz, é como o Massive disse, ou então ainda uma cena tipo coro, mas sem letra, uma cena de "Choir Aahs", é um estilo de metal bem melódico...

Muito bom na minha opinião.

Opeth é uma grande referencia (e preferencia) nossa, adoramos também! Sabes, Jokerman, coro seria expectacular.. Mas, infelizmente, tal como uma orquestra (pelo menos de música de camara) também seria, é uma realização impossivel..penso eu que. Obrigado pela opinião e ficamos gratos por teres gostado!