BLACK METAL @ Açores
Nuno Costa
14/12/2007 19:12
Não se vai chatear não Luís, só acho que é bom ter consciência de algumas realidades. Claro que tens direito de defender com unhas e dentes a tua paixão e tamos, aliás, todos do mesmo lado. Mas esse tipo de pormenores de quem vende mais e quem merece ou não é sempre subjectivo e não tem nada de produtivo aliás. O Metal tem a grandeza suficiente hoje em dia, acho que não podemos pedir muito mais. Há uns anos atrás é que era um pincel para ir a um concerto decente, para arranjar as nossas t-shirts, os nossos CD's, DVD's nem vê-los... Pah ainda bem que o negócio cresceu, aliás, o facto de teres essas coisas hoje em dia é sinal de que gera dinheiro e ainda bem que gera nesse sentido senão não tinhamos nada!!
Nuno Costa
14/12/2007 19:25
Recuperando agora comentários teus...
Por exemplo este: "metal mainstream com qualidade: lamb of god, chimaira, trivium, devildriver ( o ultimo album esta divinal!) eles sao bons e verdade!."
Man, tens que perceber uma coisa imediatamente - QUALIDADE é um conceito COMPLETAMENTE subjectivo!! Embora não queira mas tenho e tens que aceitar isso!!!
Atão como é que comparas Dream Theater ou Symphony X a Lamb Of God ou Chimaira?? Quem é que toca melhor??? Atão só DT e S-X é que têm qualidade?? Eu gosto mais dessas duas últimas mas só por causa disso é que vou dizer que são melhores??
Qualidade passa por N parâmetros e mesmo assim chegas ao fim e vai haver um que vai valer sobre esses todos: o que tu GOSTAS e NÃO GOSTAS!
Por isso, essa coisa de dizer à boca cheia que este é bom e este não presta é algo muito grave. Isso não admito! Já fui insultado por gente que não gostava do meu som porque o que eu tocava não era igual ao dos seus ídolos, logo eu era uma merda. Portanto, tomem lá juizo que muita gente fala por aí e nunca passou por certas experiências... Vamos lá ter juizo!
Por exemplo este: "metal mainstream com qualidade: lamb of god, chimaira, trivium, devildriver ( o ultimo album esta divinal!) eles sao bons e verdade!."
Man, tens que perceber uma coisa imediatamente - QUALIDADE é um conceito COMPLETAMENTE subjectivo!! Embora não queira mas tenho e tens que aceitar isso!!!
Atão como é que comparas Dream Theater ou Symphony X a Lamb Of God ou Chimaira?? Quem é que toca melhor??? Atão só DT e S-X é que têm qualidade?? Eu gosto mais dessas duas últimas mas só por causa disso é que vou dizer que são melhores??
Qualidade passa por N parâmetros e mesmo assim chegas ao fim e vai haver um que vai valer sobre esses todos: o que tu GOSTAS e NÃO GOSTAS!
Por isso, essa coisa de dizer à boca cheia que este é bom e este não presta é algo muito grave. Isso não admito! Já fui insultado por gente que não gostava do meu som porque o que eu tocava não era igual ao dos seus ídolos, logo eu era uma merda. Portanto, tomem lá juizo que muita gente fala por aí e nunca passou por certas experiências... Vamos lá ter juizo!
cyber967
14/12/2007 20:32
Recuperando agora comentários teus...
interpretas te me mal. e o problema dos forums..
nao e nada disso q queria dizer...
n comento mais nada.. discutir nao faz parte do meu feitio..
Nuno Costa
14/12/2007 21:20
lololol
Pois, realmente não convém continuar em praça pública este assunto! É óbvio que não tou suficientemente zangado para....ficar "zangado" msm, contigo, lol A gente no massager lol já se entende, é bem mais fácil!!
Pois, realmente não convém continuar em praça pública este assunto! É óbvio que não tou suficientemente zangado para....ficar "zangado" msm, contigo, lol A gente no massager lol já se entende, é bem mais fácil!!
zedative
16/12/2007 01:03
O Nuno é um gajo fadide! hehe
darkness
16/12/2007 14:43
Bem, só agora vi toda essa "discusão" e que pelos vistos começou apenas por eu ter usado do meu direito de opinar e ter dito que "Cradle Of Filth é Black Metal".
Estou neste preciso momento a ouvir um dos meus albuns preferidos da referida banda "Vempire" e se este album não tem caracteristicas de Black Metal o diabo que o jure LOL. Tenho com muito orgulho todos os CDs orginais desta banda inclusivé o CD com as 3 demo tapes deles e é óbvio que tem vindo a haver cada vez mais um distanciamento do black metal desde o Cruelty and The Beast, este ultimo album entao nem comento... mas lá por isso não podemos simplesmente dizer que Cradle Of Filth não é Black Metal. Concordava se dissessem, CoF não toca Black Metal puro como Emperor, Mayhem, Gorgoroth, Immortal, porque eles misturam ao seu som influências góticas, e nem estou a falar do conteudo lirico.
Certamente já ouviram falar no termo/estilo "Symphonic Black Metal", acho que este era sem duvida o melhor "rótulo" para CoF, e quem fala em CoF fala em Dimmu Borgir, Anorexia Nervosa entre outras bandas do género. Apesar de não tocarem Black Metal "puro" pois puro puro é como já foi aqui referido e muito bem apenas bandas como Bathory e Venom o fizeram, essas bandas tem elementos nas suas composições que nos levam a dizer que tocam este estilo musical.
Rótulos é algo muito mas mesmo muito subjectivo. Senão vejamos, todos aqui conhecem o myspace, então vejam o dos Lamb Of God e vejam que género tem eles lá (Metal) pois é, torna-se muito mais fácil dizer que tocamos Metal do que estar a dizer que tocamos X Y ou Z. Já agora deem um saltinho ao dos CoF e vejam lá o que está definido como estilo, ou então se acham que catalogar CoF de Black Metal é "estranho" por acharem que apenas bandas como Emperor, Mayhem... é que tocam BM puro, então acham que Dimmu Borgir toca Death Metal?!?!?! Isto ainda se torna mais estranho, pois seguindo o vosso pensamento eu sou levado a dizer que está mal pois apenas bandas como Death, Obituary, Cannibal Corpse, Deicide entre outras é que são as verdadeiras bandas de Death Metal, no entanto é este um dos sub géneros que está no myspace desta banda. My Dying Bride tem no seu site myspace como sendo uma banda Metal/Death Metal, acho que não foi por falta do género "Doom" no myspace que eles não o meteram.
Estou neste preciso momento a ouvir um dos meus albuns preferidos da referida banda "Vempire" e se este album não tem caracteristicas de Black Metal o diabo que o jure LOL. Tenho com muito orgulho todos os CDs orginais desta banda inclusivé o CD com as 3 demo tapes deles e é óbvio que tem vindo a haver cada vez mais um distanciamento do black metal desde o Cruelty and The Beast, este ultimo album entao nem comento... mas lá por isso não podemos simplesmente dizer que Cradle Of Filth não é Black Metal. Concordava se dissessem, CoF não toca Black Metal puro como Emperor, Mayhem, Gorgoroth, Immortal, porque eles misturam ao seu som influências góticas, e nem estou a falar do conteudo lirico.
Certamente já ouviram falar no termo/estilo "Symphonic Black Metal", acho que este era sem duvida o melhor "rótulo" para CoF, e quem fala em CoF fala em Dimmu Borgir, Anorexia Nervosa entre outras bandas do género. Apesar de não tocarem Black Metal "puro" pois puro puro é como já foi aqui referido e muito bem apenas bandas como Bathory e Venom o fizeram, essas bandas tem elementos nas suas composições que nos levam a dizer que tocam este estilo musical.
Rótulos é algo muito mas mesmo muito subjectivo. Senão vejamos, todos aqui conhecem o myspace, então vejam o dos Lamb Of God e vejam que género tem eles lá (Metal) pois é, torna-se muito mais fácil dizer que tocamos Metal do que estar a dizer que tocamos X Y ou Z. Já agora deem um saltinho ao dos CoF e vejam lá o que está definido como estilo, ou então se acham que catalogar CoF de Black Metal é "estranho" por acharem que apenas bandas como Emperor, Mayhem... é que tocam BM puro, então acham que Dimmu Borgir toca Death Metal?!?!?! Isto ainda se torna mais estranho, pois seguindo o vosso pensamento eu sou levado a dizer que está mal pois apenas bandas como Death, Obituary, Cannibal Corpse, Deicide entre outras é que são as verdadeiras bandas de Death Metal, no entanto é este um dos sub géneros que está no myspace desta banda. My Dying Bride tem no seu site myspace como sendo uma banda Metal/Death Metal, acho que não foi por falta do género "Doom" no myspace que eles não o meteram.
tech
17/12/2007 10:27
Essa coisa de rotular uma banda é algo, mas algo extremamente difícil e pode ser injusto. Um grupo como Darkest Hour pode ser rotulado de metalcore embora seja possível vermos claramente influências de Thrash e Death Melódico... Como fica? Thrashed/MeloDeathened Metalcore? É que se virmos as influências do grupo e se ouvirmos melhor muitos deles não se cingem somente a um sub-género do Metal.
Além disso, existem bandas que vão mudando consoante o tempo, fazendo com que os fãs os achem uns vendidos ou que se estão a cagar para aquilo... Qual é o problema de uma lavagem de cara? Vejam por exemplo Ulver que antes eram Black Metal Nórdico e agora tocam Avantgarde, sem ter nada a ver com o anterior.
Por isso é que os rótulos são uns sacanas... Eu oiço música boa. Não chega? Além disso, não é através do sub-género que vamos passar a gostar/odiar da música que eles fazem. Até posso não achar piada a Cannibal Corpse mas gostar de outras coisas dentro do género, ou não?
Mas pronto, o homem tem a mania de meter nomes a tudo.
Além disso, existem bandas que vão mudando consoante o tempo, fazendo com que os fãs os achem uns vendidos ou que se estão a cagar para aquilo... Qual é o problema de uma lavagem de cara? Vejam por exemplo Ulver que antes eram Black Metal Nórdico e agora tocam Avantgarde, sem ter nada a ver com o anterior.
Por isso é que os rótulos são uns sacanas... Eu oiço música boa. Não chega? Além disso, não é através do sub-género que vamos passar a gostar/odiar da música que eles fazem. Até posso não achar piada a Cannibal Corpse mas gostar de outras coisas dentro do género, ou não?
darkness
17/12/2007 12:17
Os rótulos são normalmente dados pelas editoras e/ou media. Servem para catalogar as bandas e se tornar mais fácil para quem vai ouvir determinada banda. Caso contrário, toda a gente iria ouvir bandas que tocam Black Metal, mesmo aquelas que detestam este género musical.
Quem aqui ainda for do tempo de se comprar CDs originais, sim pq agora basta fazer download, percebe-me perfeitamente. Já viram o que seria estar a comprar CDs de uma determinada banda sem saber que género musical toca?! Já não bastava o facto de muita vez comprarmos CDs de bandas que nunca tinhamos ouvido falar, comprávamos apenas por ler na Guardians Of Metal que era uma banda que toca X Y ou Z Metal e que era com membros da banda A B ou C. Ainda tenho na minha coleção de CDs grandes bostas compradas nessa altura...
Os rótulos acabam por servir de filtro. Por exemplo, ao ler em determinado sitio que uma banda toca NU Metal é o suficiente para eu nem me dar ao trabalho de ouvir essa banda.
zedative
17/12/2007 18:33
Hehe.. algumas de nu metal soam melhor que umas de black! :O
Ou não? Ou será que basta ser Nu-metal para ser de má qualidade?
Britney é pop.. mas há pop de qualidade não?
Felizmente sou um huge fan de Música com um M bem grande!
Julgo a banda não pelo nome nem pelo rótulo mas sim pelo conteúdo, ou seja a música! Sim aquela cena que faz as colunas vibrar e as vezes nos dão aqueles arrepios!...Aquelas que nos fizeram pegar na guitarra pela primeira vez e vomitar os primeiros acordes!
Isso sim vale a pena ouvir!
Não será isso a essência? O principal?
Ou não? Ou será que basta ser Nu-metal para ser de má qualidade?
Britney é pop.. mas há pop de qualidade não?
Felizmente sou um huge fan de Música com um M bem grande!
Julgo a banda não pelo nome nem pelo rótulo mas sim pelo conteúdo, ou seja a música! Sim aquela cena que faz as colunas vibrar e as vezes nos dão aqueles arrepios!...Aquelas que nos fizeram pegar na guitarra pela primeira vez e vomitar os primeiros acordes!
Isso sim vale a pena ouvir!
Não será isso a essência? O principal?
Spell
17/12/2007 19:08
Oh zé mas o Darkness nao disse black metal era pior ou melhor que Nu metal, apenas que o rótulo acaba por servir de filtro...
tech
17/12/2007 21:39
@Darkness: Por acaso não tinha isso em conta. Contudo, com o mania de meter rótulos em tudo não me estava a referir somente a música, mas sim a tudo o que nos rodeia. Está bem que rótulos podem servir como um ponto de referência, mas a "sobreclassificação" destes também não leva a lado nenhum.
Já agora, eu compro os CD's que oiço e gosto.
darkness
17/12/2007 23:18
Oh zé mas o Darkness nao disse black metal era pior ou melhor que Nu metal, apenas que o rótulo acaba por servir de filtro...
Nem mais.
E fazes tu MUITO bem.
Ainda hoje pedi a uma amiga para me comprar o ultimo album de Dimmu Borgir, sim, essa banda de BLACK METAL, simfónico ou não, não deixa de ser Black Metal...
À dias comprei o Paradise Lost de Symphony X e Under Satanae de Moonspell (afinal não gosto SÓ de Black Metal)
zedative
18/12/2007 00:19
lá se foi o meu momento poético
Mas aquilo lido com uma musica de A dream of Poe até dava pa chorar!
A sério pá!
Tentem lá!
Mas aquilo lido com uma musica de A dream of Poe até dava pa chorar!
A sério pá!
Tentem lá!
Kamchatka
18/12/2007 05:20
Essa coisa de rotular uma banda é algo, mas algo extremamente difícil e pode ser injusto. Um grupo como Darkest Hour pode ser rotulado de metalcore embora seja possível vermos claramente influências de Thrash e Death Melódico... Como fica? Thrashed/MeloDeathened Metalcore?
Além disso, existem bandas que vão mudando consoante o tempo (...)Qual é o problema de uma lavagem de cara? Vejam por exemplo Ulver que antes eram Black Metal Nórdico e agora tocam Avantgarde, sem ter nada a ver com o anterior.
Por isso é que os rótulos são uns sacanas... Eu oiço música boa. Não chega? Até posso não achar piada a Cannibal Corpse mas gostar de outras coisas dentro do género, ou não?
Vejo muito avançado já o tópico. Atentei muito NESTE comentário; - concordo.
Acrescento ainda isto, que é pouco e muito, - aquilo que muitos entendem por "melhor" ou "pior" na industria discografica de grande nível refere-se somente àquele "feeling" do registo da banda, àqueles 30-40 segundos da primeira faixa do CD, em que se decide o futuro do grupo pelos experts duma editora de proporção talvez multinacional.
-Tenho (temos) interesse em escutar a 2a faixa deste album?
-Preencherá este grupo algum espaço do mercado ainda por preencher?
-(..tem aquilo que faz as pessoas VIBRAR?!) - neste caso aquilo refere-se ao dificilmente explicavel elemento, feeling, que diferencia o HIT dum tema comum, o EXITO duma simples existencia.
Não se trata já da técnica, nem dos arranjos, nem da produção e elaboração mais ou menos exaustiva das composições (embora tudo isto tenha um forte peso, sem dúvida).
Por outro lado, não se deve esquecer que não somos apenas nós que decidimos como apreciadores ou não de grupo/artista. A Mega-maquina chamada Marketing trabalha e bem, seja em que esfera for, Metal inclusive. E a mestria dela é que muitos nem dão por isso! Ela é realmente boa!!! Tão boa que já são fãs da banda F ou DZ....nem se lembrando (pior, apercebendo) bem exactamente como foram ai parar.... Sim, há excepções!! O mais curioso é que todos as são - excepções! AAaahhh..bela maqina aquela, Marketing!!! ..e come-la toda, hein?!? HAH!!
tech
18/12/2007 10:13
A Mega-maquina chamada Marketing trabalha e bem, seja em que esfera for, Metal inclusive. E a mestria dela é que muitos nem dão por isso!
E tá tudo dito.
AAaahhh..bela maqina aquela, Marketing!!! ..e come-la toda, hein?!? HAH!!
Já agora, acho que o assunto discutido no tópico 'tá a tornar-se um pouco off.