Devo-me tar a repetir... mas... xamem-me do contra... esquisito.... ou falta de fé no nosso publico rock/metal .... MAS....
Nossos "belos recintos" ( coliseu, portas do mar, teatro micaelense etc... ) sao recintos grandes demais para "nós" ..
Tá mais que provado que nosso publico rock/metal so tem capacidade para "compor boa casa", em recintos tipo a Baia dos anjos, Centro de S. Jose, ou ex-B.A. e sitios assim...
Acho que esta tb provado que... so 4 ou 5 bandas locais sao "causa" para atrair nossa "raça" ( desculpem o termo, é sem ofensa).
Porque as restantes bandas novas e em fase de crescimentos so arrasta os amigos e pouco mais.
Por isso... nosso concertos ... sao para casa pequena ... e nao casa de nome....
Acho que temos que nos mentalizar... que somos poucos... e so temos publico para recintos muito fechados... estamos cada vez mais UNDERGROUND.
Acho que nao há tactica ou formula para encher recintos.....
Enquanto houver $$$ para trazer umas bandazitas ao baia dos anjos.. ai sim... podem ter certeza que o baia dos anjos e um recinto para ficar " á pinha" ....
SAD but TRUE
Mas, fiquei pensativo em relação ao público. Já tinha levantado a questão aqui neste site sobre a incerteza que se está a instalar nos promotores de eventos locais em relação ao conteúdo de um evento de sucesso. Atenção, quando falo em sucesso estou a fazer referência a ter no publico pelo menos as 300 pessoas que sabemos que costumam ir aos eventos locais deste estilo.
O facto dos supostos fãs do Rock / Metal preferirem a tasca e os finos a 50 cêntimos, revela algo bastante preocupante: Quin Barreiros com cerveja a 50 cêntimos teria um sucesso exponencialmente maior do que ter Opeth a tocar no coliseu.
Não tenho muitas dúvidas que o cenário seria o seguinte:
Quin Barreios com casa cheia: “Ah eu não gosto disto, vim cá só na brincadeira beber umas cervejas.
Banda Internacional género Metal – 75% da comunidade metal local: “Ah eu queria ir mas…. e não deu”.
Após se ter conseguido levantar o metal local do underground e coloca-lo nos melhores recintos que temos para eventos na cidade, deparamo-nos com duas consequências graves desta situação:
Cachê das bandas: Quem é que pode pagar a uma banda para tocar para um público de 20 pessoas?
Descrédito dos eventos de Rock / Metal: As entidades locais vão-nos começar a mandar à merda quando formos pedir financiamentos para fazer eventos.