Metalicidio Logo

O que acham do futuro da música e das grandes bandas?

Picoto 04/05/2009 10:22
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_be ... ic_artists

Este link contém o top das bandas que mais vendem de sempre.
é de notar que de 1990 para cima poucas bandas aparecem...
Porquê? Pergunto eu.

Será da pirataria?

Ou será que as grandes bandas de outrora como Pink Floyd, Zepplin e
Beatles simplesmente já não existem?
Bandas que sempre foram grandes e venderam muito, mas mesmo muito muito muito...

Será que a mentalidade dos anos 60/70, o novo movimento ajudou a que grandes bandas se formassem e tivessem o aval dos ouvintes em geral?

Será que cada vez menos existirão bandas com menos "peso" no panorama global, que a tendencia é como que um comeback do underground?

Só faltam os stones/metallica e ac/dc baterem as botas e não estou a ver agora mais nenhum monster of rock...

Cumprimentos
zedative 04/05/2009 10:35
Globalização acaba por gerar falta de icons, tudo está inventado, tudo acaba por "sounds like", e caso exista uma banda inovadora, acaba tudo por para na net, e a banda morre ali mesmo!
Acho que a ultima banda que vendeu que foi um disparate mesmo foi Nirvana, porque... era uma sonoridade um pouco diferente.. e claro! Acho que não havia pirataria..a não ser de k7 lol (inda sou desse tempo).
me-metal 04/05/2009 10:40
É a velha kestao....

A nível de vendas...sim, tem td a ver c pirataria....
Por outro lado, tb tem a ver c o facto d haver mts + bandas/estilos hj em dia, pelo k divide os interesses....

A nível de revolução...as bandas + antigas tiveram "+ manobra" para provocar revoluções, porque ainda pouco tha sido inventado....
Mas também porque eram bandas excepcionais...(os bons exemplos k referist e + alguns!)
Enkuant k hj, também já n s v essa qualidad destacada (não dsvalorizand, claro) e também já existem mts + estilos...
No entanto, ainda existem bons casos de evolução no metal, por exemplo, Mastodon foi uma banda k m xamou log a atenção por ser diferent e ter mm qualidad...
É a derradeira prova de k ainda tem mt k s pod fazer....
Não concordo c teorias d k "já tá td feito!" - Tá td na pertinência das bandas!
Picoto 04/05/2009 11:39
Concordo plenamente contigo.
Mesmo o nu-metal na altura foi uma viragem gigante no metal, mas mesmo asim não teve uma resposta tão grande pelas massas.
Mastodon como mencionaste e mais algumas bandas têm trazido uma grande frescura para a "cena em si", mas o metal é um estilo ligeiramente à parte. Se não me engano a unica presença ai no link que deixei do wikipedia é Metallica. Trata-se portanto duma minoria musical, o metal.
Acho que a questão é mais pertinente nas maiorias...
Parece-me que as grandes bandas estão a desaparecer...
U2? Coldplay? epahhh, pffffffffff......

Nirvana talvez mesmo foi a última grande banda (que me lembre agora assim por alto), que toda a gente ouvia, que mudou muita coisa, que trouxe algo não de musicalmente novo mas que mexia com as pessoas, que as fazia ouvir cds do principio ao fim...
zedative 04/05/2009 12:05
Picoto escreveu:
Nirvana talvez mesmo foi a última grande banda (que me lembre agora assim por alto), que toda a gente ouvia, que mudou muita coisa, que trouxe algo não de musicalmente novo mas que mexia com as pessoas, que as fazia ouvir cds do principio ao fim...

Lembro-me de ver Nirvana actuar no Mtv music awards.. e nesse mesmo ano poison tocou...tipo, nada a ver, acho que o pessoal estava farto de Hair Metal

Contudo... isso da maneira que vão as coisas.. acho que não vai haver mais nenhuma revolução na música, já não existem ingredientes para tal acontecer... :\
The Aristocat 04/05/2009 12:35
Hoje em dia cada vez há mais bandas por aí, muita variedade de escolha! Há tanta banda assinada só nos EUA e artistas independentes também não faltam.

Por outro lado, com a velocidade com que a informação se transmite hoje em dia, uma moda tão depressa surge como desaparece, não deixando os artistas muito tempo em alta, podem ver o exemplo do nu-metal, talvez se não tivesse havido aquele boom nos finais de 90's e inicios de 00's, os Limp Bizkit ainda estavam sendo descobertos por muito gente, em vez de estarem a ser enterrados por muita gente, etc.

Também há que ver que essas são bandas que estão cá à muito tempo (muitos clássicos) a vender... é praticamente impossível uma banda surgir agora e apanhá-los em termos de vendas, daqui a uns 10 ou 15 anos talvez poderemos ver...

Pirataria? Talvez um pouco... mas hey, os Radiohead não seriam nada hoje em dia sem o Napster! Prefiro apoiar a liberdade na partilha de arte do que a venda de fórmulas criadas.
Picoto 04/05/2009 13:52
Mas é inegável que grandes bandas e seus estatutos como ícones estão a desaparecer do mapa. Algo estranho para se viver na era da informação. Onde uma figura como o Morrison teria ainda mais impacto nas massas. Em princípio não é?
Penso na extinção, que está ai à porta, dos grandes nomes do rock que por aí circulam ainda... Keith Richards, Steven Tyler e Paul Mccartney, os próprios Metallica, ac/dc blablabla... O último talvez foi mesmo o agarradssimo do Kurt Cocaine, de um ponto de vista do mundo. Para mim foi ele e depois o Dime mas há muita gente que não o conhece... Sempre achei Pantera um reflexo daquele homem. Eram ícones estes senhores...
O bono pode ser bonzinho mas...
If you know what i mean
me-metal 04/05/2009 14:08
The Aristocat escreveu:
a velocidade com que a informação se transmite hoje em dia, uma moda tão depressa surge como desaparece, não deixando os artistas muito tempo em alta

Outro factor...bem levantado!
tech 04/05/2009 19:34
Eu até posso estar a dizer merda, mas creio que ninguém fizesse tanto caso do Dimebag ou o idolizassem até à altura da sua morte e das circunstâncias como aconteceu, e falo dele tanto como falo do Kurt Cobain ou dessas outras estrelas todas modofoquen.

Hoje em dia não há ícones... Quer dizer, há, mas existem tantos que um só é quase impossível escolher, dada a variedade de bandas e informação que por aí anda. Seja o Trent Reznor dum lado, seja o Eminem pra outro.
acs_paul 04/05/2009 22:33
Eu cá tenho os meus próprios ídolos... e até gosto que não o sejam pra muita mais gente... :lol: 8)
blash 05/05/2009 01:14
lembro-me que as ultimas grandes estrelas do rock foram os Guns, mas o axel estragou tudo...talvez hoje fossem os novos idolos e estivessem par a par com bandas de maior renome...
Gore 05/05/2009 02:10
zedative 05/05/2009 09:23
tech escreveu:
Eu até posso estar a dizer merda, mas creio que ninguém fizesse tanto caso do Dimebag ou o idolizassem até à altura da sua morte e das circunstâncias como aconteceu, e falo dele tanto como falo do Kurt Cobain...

Não concordo com a parte do Kurt Cobain, eu vivi essa época e sim.. o pessoal era MUITO doente, e idolatrava muito ele e Nirvana, na altura da sua morte claro que a fama aumentou, mas mas..... naquela altura até havia contrabando de k7's com raridades de nirvana, e não era nada barato!
Não havia Internet, e as copias de k7 para k7 perdiam qualidade! hehe Tinha de ser um negócio bem feito!
me-metal 05/05/2009 10:54
tech escreveu:
Eu até posso estar a dizer merda, mas creio que ninguém fizesse tanto caso do Dimebag ou o idolizassem até à altura da sua morte e das circunstâncias como aconteceu, e falo dele tanto como falo do Kurt Cobain ou dessas outras estrelas todas modofoquen.

Epa, apanhei os dois bem vivos...a morte n tev nd a v...
Negative 05/05/2009 13:18
Picoto escreveu:

Só faltam os stones/metallica e ac/dc baterem as botas e não estou a ver agora mais nenhum monster of rock...

Cumprimentos

Bom tópico, Picoto.

Eu cá vejo as coisas desta maneira:

hoje em dia a música que vende é um "produto" de laboratório... bandas formadas através de castings, que tocam a música que lhes é imposta e que depois é distribuída através de "lavagem cerebral" a um público específico alvo. Resultado: duram 1 ou 2 anos, vendem como o caraças e depois desparecem, para dar lugar a outros do mesmo género.

Porquê? Interesses económicos.... a porra do dinheiro...

O mesmo acontece com o desporto, ou melhor, o futebol. Assim que isto passa a negócio, desvirtua-se a "arte".

Voltando à música, por melhor que uma banda seja, desde o aparecimento, descoberta e divulgação, o interesse ecónomico vai estar por detrás.

E sim, quem tinha de aparecer e vingar, já ocupou o seu lugar. E é com tristeza que tenho de concordor com o Picoto quando diz "Só faltam os stones/metallica e ac/dc baterem as botas e não estou a ver agora mais nenhum monster of rock..." porque realmente é verdade.