Contava com a experiência de muita gente que por aqui passa, obrigado
Gravação de Maquetes
blash
27/01/2009 21:58
bem, pessoal, para quem não está metido muito no assunto (como eu ou muita gente do fórum), gostava que, para quem quisesse gravar uma maquetezinha ou assim, me pudessem dar as vossas opiniões sobre as alternativas a nível local/regional, a nível financeiro, facilidade, qualidade, etc.
Negative
28/01/2009 00:32
Blash, felizmente cá tens várias opções:
o Spell aqui do fórum tem um estúdio "amador" seu, o SPS, onde por um preço razoável tens já muita qualidade. Ele tem alguma experiência e de projecto para projecto vai evoluindo. Já gravou algumas bandas de cá (Neurolag, Strapping Lucy, A Dream of Poe, Gods Fall, etc...), inclusivé andou a gravar o tributo a Morbid Death (que vai sair em breve) e está presentemente a gravar o álbum de estreia dos Spank Lord.
Fala com ele e ele explica-te tudo direitinho.
Tens também o Nebur, do Ruben dos A Different Mind. É já um estúdio semi-profissional e ele também tem experiência a nível de gravação e já produziu trabalhos de grande qualidade.
A Global Point também tem um estúdio profissional, equipado com tecnologia recente e com o conhecido Eduardo Botelho nos trabalhos de produção. Esta será a alternativa mais cara, mas a qualidade paga-se, né?
A PFL do Paulo Melo (Oficina da Música) também era uma alternativa, mas penso que de momento ele não anda a gravar bandas.
o Spell aqui do fórum tem um estúdio "amador" seu, o SPS, onde por um preço razoável tens já muita qualidade. Ele tem alguma experiência e de projecto para projecto vai evoluindo. Já gravou algumas bandas de cá (Neurolag, Strapping Lucy, A Dream of Poe, Gods Fall, etc...), inclusivé andou a gravar o tributo a Morbid Death (que vai sair em breve) e está presentemente a gravar o álbum de estreia dos Spank Lord.
Fala com ele e ele explica-te tudo direitinho.
Tens também o Nebur, do Ruben dos A Different Mind. É já um estúdio semi-profissional e ele também tem experiência a nível de gravação e já produziu trabalhos de grande qualidade.
A Global Point também tem um estúdio profissional, equipado com tecnologia recente e com o conhecido Eduardo Botelho nos trabalhos de produção. Esta será a alternativa mais cara, mas a qualidade paga-se, né?
A PFL do Paulo Melo (Oficina da Música) também era uma alternativa, mas penso que de momento ele não anda a gravar bandas.
zedative
29/01/2009 10:23
E tem a Z-rec que grava handful of snouts e o fucklore do livramento!
blash
05/02/2009 00:42
com o spell ja falei e informei-me mais ou menos, mas (nao duvidando do profissionalismo e qualidade da SPS), o dinheiro nao estica, e queria saber que outras alternativas...ouvi falar tambem das gravações dos Hatin Wheeler e do Petr dos Nableena, mas nao posso confirmar nada, visto que são coisas que me têm dito prai
Spell
05/02/2009 11:17
Lol... qualidade e sobretudo tempo pága-se... isso para não falar do material que é tudo menos baratim... só pelo Cubase 4 paguei quase 400€... mas prontx.
Força com isse!
Força com isse!
blash
05/02/2009 12:23
Picoto
04/05/2009 14:13
Se queres que eu te seja sincero, compra uma mbox da protools. Existem umas com duas entradas jack e pouco mais, muito boas e baratas. O software incluido vai dar para o que queres de certeza (maquete), talvez o que te incomodará mais é a bateria, podes faze-la digitalmente, o que só com bons plugins (300€ pra) sacas um belo som. Epha mas pó desenrasqúe dá. E se quiseress uma bateria mais solidazita grava só isso num estudio dos que há por ai. E misturas tudo no teu material. Não penses que é um bicho de sete-cabeças, é como tudo, aprende-se. Isso tudo vai te sair 600€ na MAIOR das hipoteses, se optares so pela mbox deve andar à ronda de 200€ e tal. E ficas com tudo que é preciso para fazeres todas as maquetes que quiseres.
Olha lá que vi um video de uns gajos a gravarem sons de vegetais a quebrar para depois os misturarem num videojogo. Foram para um quarto, levaram um portátil e uma dessas mboxes e um mic( aqi é que devia estar o €) e meteram-se a partir aquelas hortaliças todas e tá feito. Se eles são pros e usam...
Olha lá que vi um video de uns gajos a gravarem sons de vegetais a quebrar para depois os misturarem num videojogo. Foram para um quarto, levaram um portátil e uma dessas mboxes e um mic( aqi é que devia estar o €) e meteram-se a partir aquelas hortaliças todas e tá feito. Se eles são pros e usam...
zedative
04/05/2009 16:00
O mais lixado é programar as baterias e por elas a soar "human made"
É preciso ter alguma sensibilidade nesse aspecto, e testar 1001 configurações!
Na experimentação está o ganho! Sem dúvida
O resto depende muito do material que se usa, e da escola de qualquer curioso de gravações! Acho que as cabeçadas/experiência conta muito.
Quanto a materiais, para mim.. quanto mais físico melhor, daí não ser muito fan de interfaces de usb ou firewire, prefiro uma placa de som minimamente discreta, que grave a 32-bit float, quanto mais natural melhor!
O resto, é cabeçadas e cabeçadas até chegar a uma cena decente
Isso de gravar tem muito que se diga!
Quem me dera ter tempo e dinheiro! ora!
É preciso ter alguma sensibilidade nesse aspecto, e testar 1001 configurações!
Na experimentação está o ganho! Sem dúvida
O resto depende muito do material que se usa, e da escola de qualquer curioso de gravações! Acho que as cabeçadas/experiência conta muito.
Quanto a materiais, para mim.. quanto mais físico melhor, daí não ser muito fan de interfaces de usb ou firewire, prefiro uma placa de som minimamente discreta, que grave a 32-bit float, quanto mais natural melhor!
O resto, é cabeçadas e cabeçadas até chegar a uma cena decente
Isso de gravar tem muito que se diga!
Quem me dera ter tempo e dinheiro! ora!
acs_paul
04/05/2009 16:15
oh... quem me dera ter dinheiro!
Gore
05/05/2009 00:03
Acho que qualquer placa de gravação dedicada, como a mbox é boa. Um programa de gravação simples, e pronto. É gravar. O principal é ficar a ideia principal da música.
Nisso das gravações já cheguei à conclusão que não tenho tempo para andar a aprender como se fazem as coisas como deve ser. Sendo assim, grava-se o que se conseguir, e quem sabe mais tarde usar os serviços de um profissional se a coisa se tornar séria.
Mas existe muita gente que mesmo sem estudar o assunto como deve ser consegue fazer muita coisa.
Nisso das gravações já cheguei à conclusão que não tenho tempo para andar a aprender como se fazem as coisas como deve ser. Sendo assim, grava-se o que se conseguir, e quem sabe mais tarde usar os serviços de um profissional se a coisa se tornar séria.
Mas existe muita gente que mesmo sem estudar o assunto como deve ser consegue fazer muita coisa.
blash
05/05/2009 01:25
por muito que quisesse gastar uns trocos numa cena dessas, ainda iria gastar algum tempo (e paciência) para aprender a mexer nessas merdas...infelizmente, ou felizmente pra mim, conseguem-se bons negócios com pessoal que grava esse tipo de cenas, se fizesse isso para a vida, talvez se justificava...ate gravar vegetais se desenrascava para quem quisesse,
Picoto
06/05/2009 15:41
Penso que como o que queres é uma maquete estarias a juntar o útil ao agradável, estes softwares mais recentes trazem tutorias e coisas que te põem coladíssimo ali por muito tempo. Agora a sensibilidade musical e o know how não se aprende de um dia para o outro claro. Mas a produção musical não é uma ciência exacta.
Tem sempre isso em conta...
Podes gravar algo que não esteja muito "limpo", mas diz me lá e se soar bem como é?
Pah se soar bem, soa bem.
O mais instruido produtor musical e único talvez que tens cá é o Emanuel Cabral, mas ele só trata de coisas mais profissionais. A não ser que estejas pensando nisso... Se souberes quem é chateia-lhe um dia, ele é simpático e gosta muito do que faz, ainda aprendes qualquer coisa com ele como eu já aprendi.
Cumprimentos
Tem sempre isso em conta...
Podes gravar algo que não esteja muito "limpo", mas diz me lá e se soar bem como é?
Pah se soar bem, soa bem.
O mais instruido produtor musical e único talvez que tens cá é o Emanuel Cabral, mas ele só trata de coisas mais profissionais. A não ser que estejas pensando nisso... Se souberes quem é chateia-lhe um dia, ele é simpático e gosta muito do que faz, ainda aprendes qualquer coisa com ele como eu já aprendi.
Cumprimentos
Picoto
06/05/2009 15:47
Esse tipo de produtos como te mencionei são mesmo para gravações caseiras, são muito bons para quem só tens pretensões disso mesmo e para funcionar entre vários individuos do mesmo colectivo porque tem uma caracteristica que permite duas pessoas usarem o mesmo programa ao mesmo tempo, remotamente. Como se de um ensaio virtual se tratasse, isso colou-me lol...
Realmente, até se passava o dia todo a esgaçar vegetais e a gravar esses sons lol...
NA BOA...
Queres ouvir outra? O som do homem areia do filme mais recente do sr aranhiço. Testaram de tudo, areia nem fazia som portanto foi logo excluida. Acabaram por usar cerais se não estou em erro...
é outra área que me fascina, sound design...
Cumprimentos
Realmente, até se passava o dia todo a esgaçar vegetais e a gravar esses sons lol...
NA BOA...
Queres ouvir outra? O som do homem areia do filme mais recente do sr aranhiço. Testaram de tudo, areia nem fazia som portanto foi logo excluida. Acabaram por usar cerais se não estou em erro...
Cumprimentos
João Arruda
06/05/2009 16:30
NA BOA...
Cumprimentos
Same thing com o "monstro" do Lost. Lembro-me de ler algures que tinham feito aquele com com o ruído de uma impressora e vegetais a partir, se não estou em erro. Aaaaaltamente
blash
06/05/2009 20:02
e o exorcista de 1973? só efeitos da merda...o som dos cortes na pele da gaja é com uma lata de refrigerante e o efeito da cama a mexer são 2 gajos por baixo a dar com os joelhos na cama...mas que foi um sucesso do cinema, lá isso foi