Aqui vão umas das minhas preferências, dicas, sujestões, técnicas e opiniões para a gravação de guitarras "pesadas" (com ou sem duplicação):
. no caso de uma guitarra com distorção, não usar compressor. A distorção por si só já comprime o sinal de uma forma geralmente mais que suficiente. Em opção, comprimir a guitarra antes do sinal entrar no Amp. Mantém um nível de distorção mais constante.
. não colocar microfones "ambiente" para captar o som do amplificador. O impacto sonoro dispersa-se e vai retirar ataque e recorte ao som. Para além de que, caso se opte por multiplicar as pistas de guitarra a definição se perde de uma forma ainda mais drástica.
. um microfone de fita (ribbon) produz geralmente um som muito bom em guitarras que se pretendem fortes, ou pesadas.
. na maior parte dos casos o amplificador com menos distorção do que a que foi usada na "sala de ensaios" resulta num som mais poderoso. Para além de que permite uma mistura melhor. Led Zeppelin, Metalicca, etc. tinham quase sempre os amplificadors regulados com pouquíssima distorção durante as gravações. Os amplificadores regulados para níveis elevados de distorção geralmente resultam num som gravado menos "encorpado" e chão a vibrar por causa da caixa do Amp que berra não se traduz necessáriamente com a coluna lá em casa a fazer o chão vibrar com a gravação desse mesmo Amp. Portanto, não adianta.
. o volume do amp deve ser regulado para uma saída mais fraca de volume e o sinal deve ser puxado, tanto quanto possível, na saída da guitarra. O som ganha recorte e satura muito mais fácilmente as válvulas. Interessa saturar as válvulas e não o microfone.
. com alguns microfones e alguns altifalantes é conveniente usar um pop-screen.
. quando já se tem o som próximo do pretendido mas em que só se precisa de um pouco mais de corpo, de graves, colocar um micro na parte de trás do amp, dentro do amp: geralmente coloco um micro num canto da caixa. O som é mais "seco" nos cantos e causa menos problemas de fase com o micro da frente. Por apanhar menos "som de caixa" também fica bastante claro, mas grave.
. o cabo da guitarra ao amp pode interferir imenso no som. Geralmente é tão importante no som como os botões de Tone do amp. Experimentar cabos.
. os amplificadores de transístores soam melhor gravados do que tocados. Numa sessão de Metal não deixar de parte um amp só porque é solid-state.
. ao multiplicar uma pista já com alguma distorção fazer os overdubs com o som mais "limpo" que na pista original. Na mistura colocar em destaque a pista que tem o som original pretendido e os overdubs mais limpos (menos distorcidos) abertos a gosto. Estes, por terem um som menos distorcido (assumindo que são o mesmo trecho musical que a pista original) vão melhorar a definição de acordes, de recorte, da pista distorcida.
Ajuda: gravar guitarras...
Spell
10/07/2008 14:52
para nao dizer que é só pub... é gratuita priss toca a aproveitar lol
Spell
10/07/2008 14:55
Outra sugestao, já que nao queres adquirir material de estudio nem recorrer a um estudio, utiliza um software para te simular a distorção. O Guitar Rig faz bem o seu trabalho, para gravações caseiras desenrasca e muito bem... os meus primeiros trabalhos foram gravados com guitar rig (ADOP, strapping, neurolag, penso que tb summoned hell).
zedative
10/07/2008 14:56
resulta nada pá, fica tipo abelhas! lol bom bom é na sps! lol
Hei spell tanta lenha que vais levar!!!
Atenção o spell tem um laboratório que experimenta técnicas de captação com aliens da galáxia de Andrómeda!!
Ele tem tecnologia alienígena!!!
A bomba tá quase a sair!!!
Spell
10/07/2008 15:15
Entretanto este tópico está no sitio errado, vou movê-lo para a secção correcta.
Carlsberg
10/07/2008 15:31
Ya summoned foi usado guitar rig com a pedaleira uma Boss gt3 a servir de um regulador kualker k te deu na cabeça hehehe mas ficou porreiro
The Aristocat
10/07/2008 18:17
Ja vi que tenho varias cenas aqui para experimentar!
Obrigado!
Obrigado!
[StandBy]
11/07/2008 15:48
Se tiveres à procura de software para tal aki vão algumas hipoteses:
-Guitar Rig
-Revalver
-Amplitube
-Guitar Rig
-Revalver
-Amplitube
Spell
11/07/2008 16:05
falta aí o melhor de todos, uma simulação do JCM900!!! sem duvida a melhor distorção em SW que por aí anda! e sabem k mais? é FREE!!!
nao me recordo o nome mas kd xegar a casa vejo isso.
The Aristocat
11/07/2008 16:40
Agradecia man!falta a� o melhor de todos, uma simula��o do JCM900!!! sem duvida a melhor distor��o em SW que por a� anda! e sabem k mais? � FREE!!!
r1card
14/07/2008 19:44
eu ia para amp+mic+pc.
zedative
15/07/2008 11:21
eu ia para amp+mic+pc.
Já testas-te r1cardo?
Acredita que não é tarefa mto facil!!
Tens de ter bom amp..bom micro..e bons conhecimentos em termos de posicionamento dos micros etc
r1card
17/07/2008 01:25
testei mas com o cube60 e com 1 micro chinoca. para o k foi pedido neste tópico, só co meu marshall e ca tal guitarra k fiz o tal negocio, já tirava resultados positivos. se se gosta do seu som, entam ax k ele é o melhor pa se gravar, e com 1 micro ocidental claro
zedative
17/07/2008 09:23
e com 1 micro ocidental claro
Genial r1card!
Hás de me dzer a marca desse bicho! LOL
No geral micros dos chineses não costumam ter qualidade.. no entanto... é coisa de se testar!!! lol
Enfim.. eu gosto de guitarras da maneira que costumo gravar, e as da SPS também cheiram muito bem! Principalmente agora com a técnica ultra secreta do Spell! hehe
Spell
17/07/2008 10:09
yahs é ultrissima secreta, só que vai aparecer no studio report, mas continua ultra secreto lol
akeles amplificadores a valvulas k eu tenho rulam mt!
akeles amplificadores a valvulas k eu tenho rulam mt!
ZyBruno
17/07/2008 19:15
resulta nada pá, fica tipo abelhas! lol bom bom é na sps! lol
ya man la na nossa banda coando gravamos o album Disharmonical Symphony of Black Dimensions tambem fico xeio de abelhas eheheheheheh xD