Muitos dos utilizadores aqui do fórum gostariam certamente de terem a sua própria banda. Grande parte inclusivé toca instrumentos. Então o que é que está a falhar? O que é que falta para que estas pessoas criem elas mesmas as suas próprias bandas?
Sintam-se livres para debaterem neste tópico todos os assuntos relacionados com este tema.
Um abraço!!
Estás à espera de quê para formares a tua própria banda?
Gouveia
07/03/2008 16:48
darkness
07/03/2008 21:10
Tópico interessante
.
A meu ver grande parte das pessoas que gostava de ter uma banda perde a vontade ao lembrar-se de que pura e simplesmente não tem sitio para ensaiar. A juntar a esta grande razão há ainda a condicionante de nem sempre ser fácil arranjar os membros certos para aquilo que se pretende fazer, falando na minha banda, levámos 2 anos e tal até conseguirmos arranjar baixista...
A meu ver grande parte das pessoas que gostava de ter uma banda perde a vontade ao lembrar-se de que pura e simplesmente não tem sitio para ensaiar. A juntar a esta grande razão há ainda a condicionante de nem sempre ser fácil arranjar os membros certos para aquilo que se pretende fazer, falando na minha banda, levámos 2 anos e tal até conseguirmos arranjar baixista...
_InTeNsDoWn_
08/03/2008 10:58
Mais vale um projecto a solo.
Negative
08/03/2008 15:54
É como o Darkness disse, no início o problema reparte-se sempre em dois: sala de ensaios e pessoal discreto para integrar o projecto.
O pessoal começa com toda a força, mas ao primeiro contratempo desiste...
Ou então, o gosto pela banda não é assim tão grande e acaba logo nos primeiros tempos.
O pessoal começa com toda a força, mas ao primeiro contratempo desiste...
Ou então, o gosto pela banda não é assim tão grande e acaba logo nos primeiros tempos.
tech
08/03/2008 15:58
Mais vale um projecto a solo.
x2. Eu estou mesmo é à espera de saber tocar. Duvido que tendo as minhas ideias será um pouco difícil compôr em grupo, pelo que espero mesmo ter a técnica e prática para tocar à vontade sem qualquer tipo de restrição.
Gouveia
11/03/2008 22:15
INfelizmente o factor sorte pesa muito na decisão de se criar ou não uma banda. Podemos até ter reunidas todas as condições materias para se formar uma banda mas, não havendo pessoas que partilhem dos mesmos gostos musicais e vontade com as quais se possa efectivamente fazer uma banda, aí nada feito...
O ideal mesmo é os nossos amigos mais próximos também eles terem essa vontade e todos terem uma orientação musical pelo menos parecida à de todos os outros. Aí sim, já está meio caminho andado
!
O ideal mesmo é os nossos amigos mais próximos também eles terem essa vontade e todos terem uma orientação musical pelo menos parecida à de todos os outros. Aí sim, já está meio caminho andado
Gore
12/03/2008 00:06
Sem duvida nenhuma a falta de salas de ensaio.
Com uma sala de ensaios, combina-se uns toques com uns amigos, fazem-se umas festas, leva-se umas cervejinhas, ouvem-se uns cds, e no fim acaba por se ter banda. Sem sala de ensaios, até podia vir o satriani que nao havia pao cozido pra ninguem.
Mas devo confessar que agora com os pcs cada vez mais potentes, placas de som relativamente baratas, e etc, é bem mais fácil fazer-se qualquer coisa sozinho, mas mesmo assim é preciso um espaço minimamente razoável. Mas acaba por ser uma óptima solução.
Com uma sala de ensaios, combina-se uns toques com uns amigos, fazem-se umas festas, leva-se umas cervejinhas, ouvem-se uns cds, e no fim acaba por se ter banda. Sem sala de ensaios, até podia vir o satriani que nao havia pao cozido pra ninguem.
Mas devo confessar que agora com os pcs cada vez mais potentes, placas de som relativamente baratas, e etc, é bem mais fácil fazer-se qualquer coisa sozinho, mas mesmo assim é preciso um espaço minimamente razoável. Mas acaba por ser uma óptima solução.
_MachinE_
12/03/2008 12:28
eu ka por mim ja tenho um projecto a solo pk ixo de tocar km banda n da jeito ser todos os dias e um projecto a solo é so sentar a frent d teclado e o pc e começar a gravar ideias e criar temas...da mais certo...
Gouveia
12/03/2008 15:01
é so sentar a frent d teclado e o pc e começar a gravar ideias e criar temas...
The Aristocat
19/03/2008 15:50
de momento tenho uma banda de apenas 2 elementos... tamos a fazer musicas para fazer uma gravação caseira ate esse verao, mas ando sem tempo nenhum...
darkness
20/03/2008 21:37
Pois é, vejo que muitos aqui são da opinião que fazer um projecto a solo vale mais a pena do que criar uma banda...
Realmente é muito mais fácil, hoje em dia qualquer pessoa mesmo que não saiba tocar bateria pode ter a sua dita "banda" gravar tudo sem ter de sair de casa. As tecnologias assim o permitem mas, a meu ver, nunca será a mesma coisa que formar uma banda, partilhar ideias, ter discusões que são sempre saudáveis até certo ponto claro.
Formar uma banda custa e muito, já aqui o foi dito mas quem a consegue formar sabe do que eu estou a falar.
Realmente é muito mais fácil, hoje em dia qualquer pessoa mesmo que não saiba tocar bateria pode ter a sua dita "banda" gravar tudo sem ter de sair de casa. As tecnologias assim o permitem mas, a meu ver, nunca será a mesma coisa que formar uma banda, partilhar ideias, ter discusões que são sempre saudáveis até certo ponto claro.
Formar uma banda custa e muito, já aqui o foi dito mas quem a consegue formar sabe do que eu estou a falar.
The Aristocat
21/03/2008 01:06
yah, consola a tocar é com uma banda...
um gajo ali a desatinar numa salazinha de ensaios, umas cervejas, umas pedrinhas, umas ideias...
um gajo ali a desatinar numa salazinha de ensaios, umas cervejas, umas pedrinhas, umas ideias...
Spell
21/03/2008 01:33
humm axo k tá na moda os projectos a solo
tech
21/03/2008 12:13
O projecto a solo tem as suas vantagens e desvantagens. Não digo que ter uma banda seja melhor que um projecto a solo, são coisas diferentes. Um trabalho a sós permite que as ideias do autor passem mais facilmente à realidade, é como um pintor, um escultor ou um escritor. Apesar disso, requer mais trabalho que o outro tipo de projecto.
Contudo, o trabalho de grupo e a mistura de ideias de várias pessoas também pode dar frutos igualmente interessantes, mas parece-me que ao longo do tempo muitas vezes se vai criando uma fórmula que vai sendo utilizada até ao desgaste à qual frequentemente as bandas se prendem.
Um outro exemplo de inovação é o caso dos The Ocean: há o mentor, por assim dizer (que não me lembro quem é) e depois temos os vários elementos (7 ou
que por vezes vão trocando ou saíndo do grupo, incluíndo vocalistas, guitarristas e tal. A mim esta parece-me uma fórmula para garantir a frescura do grupo, através da introdução de novas ideias.
Há várias maneiras de se fazer um grupo, não me parece que manter-se a uma única fórmula seja a maneira ideal de a cada trabalho se ir refrescando a sonoridade da banda. Mas é só a minha opinião.
Contudo, o trabalho de grupo e a mistura de ideias de várias pessoas também pode dar frutos igualmente interessantes, mas parece-me que ao longo do tempo muitas vezes se vai criando uma fórmula que vai sendo utilizada até ao desgaste à qual frequentemente as bandas se prendem.
Um outro exemplo de inovação é o caso dos The Ocean: há o mentor, por assim dizer (que não me lembro quem é) e depois temos os vários elementos (7 ou
Há várias maneiras de se fazer um grupo, não me parece que manter-se a uma única fórmula seja a maneira ideal de a cada trabalho se ir refrescando a sonoridade da banda. Mas é só a minha opinião.
Gouveia
06/04/2008 18:43
Tudo o que até aqui foi debatido está correctíssimo. No entanto, gostaria de reforçar a velha idéia de que os elementos de uma banda ajudam-se uns aos outros no que diz respeito ao seu crescimento como músicos. Na minha opinião, e não querendo de forma alguma estar a opôr-me a quem tem e/ou prefere projectos a solo, acho que uma banda (nem que tenha apenas 2 ou 3 elementos) é sempre "melhor"...
Há muuuito tempo atrás alguém muito experiente e entendido na matéria disse-me que uma banda faz-se é no palco. De facto é verdade. Quanto mais vezes sobe uma banda a um palco, os nervosismos "normais" de quem não tem muita experiência vão-se desvanecendo... E se tal acontecer em banda (quase como que em família), as coisas ainda se passam de forma mais leve e acessível.
Não sei se me faço entender, mas o que quero salientar é o facto de ser de extrema importância tocar, criar e escrever música em grupo. Muitos certamente não têm a oportunidadde de formarem uma banda, mas esforcem-se e verão que criar e apresentar algo como que em equipa (ou família) é uma sensação muuuuiito boa. É impressionante estar a tocar com alguém com quem já se toca há muito tempo e nem ser preciso olhar um para ele/ela para sabermos em que está o/a outro/a a pensar... Sabe muuuito bem mesmo e em palco isso dá uma grande segurança! Eu falo por experiência própria pois já toco com o Negative há muitos anos e sinto isso sempre que estamos ora a ensaiar, ora a actuar ao vivo.
Criem a vossa propria banda! Garantidamente não se irão arrepender..!
Há muuuito tempo atrás alguém muito experiente e entendido na matéria disse-me que uma banda faz-se é no palco. De facto é verdade. Quanto mais vezes sobe uma banda a um palco, os nervosismos "normais" de quem não tem muita experiência vão-se desvanecendo... E se tal acontecer em banda (quase como que em família), as coisas ainda se passam de forma mais leve e acessível.
Não sei se me faço entender, mas o que quero salientar é o facto de ser de extrema importância tocar, criar e escrever música em grupo. Muitos certamente não têm a oportunidadde de formarem uma banda, mas esforcem-se e verão que criar e apresentar algo como que em equipa (ou família) é uma sensação muuuuiito boa. É impressionante estar a tocar com alguém com quem já se toca há muito tempo e nem ser preciso olhar um para ele/ela para sabermos em que está o/a outro/a a pensar... Sabe muuuito bem mesmo e em palco isso dá uma grande segurança! Eu falo por experiência própria pois já toco com o Negative há muitos anos e sinto isso sempre que estamos ora a ensaiar, ora a actuar ao vivo.
Criem a vossa propria banda! Garantidamente não se irão arrepender..!