Metalicidio Logo

Devem as bandas regionais pedir Cashet? sim ou nao?

Spell 15/12/2006 18:17
Tão é assim pessoal eu gostava de saber a vossa opinião sobre se as bandas regionais ou mesmo outras quaisquer devem pedir cashet para tocarem ao vivo.

Na minha opinião eu acho mais que justo as bandas sejam elas quais forem receber um cashet minimo, e nao, nao tou a falar de terem apenas umas cervejas oferecidas, tou a falar de um preço base para a banda tocar ao vivo, por exemplo no minimo 50€ por membro da banda. Claro que em cenas especiais pode-se fazer o favor de tocar sem cashet, como é o caso da maratona de rock etc que ao fim ao cabo só beneficia a banda.
Claro que eu sei das dificuldades que existem para arranjar concertos e que se pedimos cashet torcem logo o nariz e se arranjarem outra banda que nao peça cashet nem pensam duas vezes. Mas é assim... se todas pedissem cashet minimo acho k todos nós ficavamos a ganhar!

Axo que a filosofia do pessoal, quer dizer pelo menos a minha é assim, tem de ser do genero pá nós ao fim ao cabo tamos a prestar um serviço e a organizaçao tá sempre a ganhar, seja com as vendas do bar seja com as vendas dos bilhetes... agora digam-me uma coisa, tomando por exemplo esse psyfest ou o caraças... axam k a organizaçao no final do festival nao têm condiçoes para pagar no minimo 250€ por cada banda? a 10€ o bilhete por dia, 15€ por dois, axam k nao dá? + a exploraçao do bar, e como todos voces sabem onde mete puntx puntx puntx mete montes de pessoal.
Pá mesmo que a organizaçao diga k o pessoal n vai para ver as bandas regionais... pá nós musicos nao temos nada a ver com isso, vai sempre haver ppl á frente do palco, vamos tar em cima do palco a suar a tocar as nossas musicas, vamos tar a prestar um serviço! Ou o festival vale por todo ou entao nao é festival nao é nada. No maximo o que se podia negociar com a organizaçao seria X% das entradas e bar até ao fim da actuaçao das bandas. Pá senao for assim as organizaçoes estao constantemente a meter o dinheiro ao bolso ás custas dos musicos k por amor á camisola vao para 1 palco em troca de meia duzia de cervejas.

Não há cashet? Nao tocamos! Axo que esta deveria ser a filosofia de qualquer banda, ao fim ao cabo nao me parece que os instrumentos musicais sejam muito baratos.
Axo que isso levaria a que o nosso meio musical ficasse mais profissional e os espectaculos ganhariam outra qualidade porque as bandas sem excepçao teriam que dar o maximo para fazerem valer o cashet que tão a receber.

É a minha opinião e vale o que vale.
Cheers!
zedative 15/12/2006 18:28
Epa tens razão spell!!! A partir de hj não toco mais por cerveja..
Bem o meu medo é que, se calhar deixam d haver concertos, ou hajam muitos menos.. se o metal arrasta-s multidões aqui na terra não tinha dúvidas k o ppl
até pagava mais x por certas bandas, mas um concerto d metal não chama ppl suficiente, os "mordomos" querem é dinheiro...
Mas vendo bem isso fortalece a tese de s criar uma associação de bandas, assim podia-s discutir sobre esses assuntos e outros pa ver s o metal cá na terra andava para a frente!!!
;)
Spell 15/12/2006 18:37
Passavam a ser menos claro, mas os que haveriam seriam com muita melhor qualidade... só dos que defende "Poucos mas bons!", um mau palco e um mau som nao oferece nada á banda a nao ser mau nome pk claro nao estão reunidas as condiçoes necessárias para a banda demonstrar todo o seu valor.
zedative 15/12/2006 18:41
O problema é k não será "poucos mas bons", mas sim os "poucos mas atractivos"
Sei que bandas de estilo mais "diferente" vão se foder com isso tas a ver spell!
(porra eu posso falar ctg plo msn... bahhh)
Spell 15/12/2006 18:52
lol pois podes falar! lol até de facto se for só a gente a postar aki + vale falar no msn lol
Pá vai ser + complicado para umas do que para outras, mas isso só vai tornar as cenas + competitivas, tipo as bandas vao ter de suar mesmo, vao ter de mostar que sao profissionais em cima do palco, vao ter k dar o litro mesmo, nao é só chegar ao palco descarregar as musicas e vamos embora beber. Acho que desta forma até os concertos serao muito mais atractivos para o publico e irá começar a atrair + pessoal
E há lugar pra todos e aliás se tiveres a falar em bandas + "diferentes" axo que me tás a incluir nesse rol pk o k domina cá é o nu metal e pá nao estou minimamente preocupado, prefiro dar apenas em 2007 1 concerto em k receba o cashet pra pagar a mim e aos musicos que me acompanham.
zedative 15/12/2006 18:58
Sim o Nu-metal domina na nossa terrinha...:S
Eh man msn...lololol aki só fala agent os 2
É tud bocas caladas! ahah
João Arruda 15/12/2006 20:44
Bem, isto é um assunto que pode (e deve) dar pano para mangas.

A resposta à questão "devem as bandas pedir cachet ou não" não é liquida, não se responde com um sim ou não.

À partida sou a favor que as bandas devem cobrar cachet. Ora vejamos, qualquer profissão deve ser remunerada pela sua prestação, independemente de ser prazerosa para o prestante ou não. Se há trabalho feito, deve-se pagar por ele.

Mas há que ter em consideração diversos factores pois se as bandas querem receber, tal como os músicos profissionais, devem agir como tal.. há que haver boas músicas, bem trabalhadas e um reportório minimamente aceitável, isto é óbvio, mas não é tudo! As bandas têm de mostrar que merecem estar ali, apostar na sua imagem, no seu espectáculo e não limitarem-se a "estar prali a despejar notas". Não pode reinar a velha máxima do "eu quero é tocar" e depois cairem num concerto que é só mais um. A meu ver, um concerto deve ser equiparado a uma peça de teatro, tem de transmitir emoções e cativar corações.
Se as bandas [açorianas] conseguirem transformar os seus espectáculos em arte, acho muito bem que sejam pagas!

E claro, como se trata de um meio pequeno muitas vezes acaba-se por não se ser pago porque o organizador é amigo do amigo e o dinheiro não estica. Pois bem, quanto a este tipo de situações cabe no bom senso de cada banda decidir se deve actuar ou não. Apesar de achar que o ideal era haver cachet por regra, certo é que teriam de haver muitas excepções.

Isto é como tudo na vida, meus amigos.. há que haver bom senso e equilibrio da vossa parte. Já vi pessoas a sugerirem "vamos juntar as bandas açorianas todas e tentar fazer com que todos cobrem cachet". Apoio-vos se fizerem isso.. mas têm de merecer o dinheiro! :wink:

É o que eu penso.. mas como diz o outro, "opinions are like assholes"..

Partilhem a vossa visão! :D
Spell 15/12/2006 20:55
ora nem + senhor joão por isso referi no meu post k teriam dar o litro para fazerem valer o cachet k recebem, mas espremeste muito mais sumo ai da laranja, assim todos percebem a cena lol ahh e claro k ás vezes tem de se abrir excepçoes como dizes. bjinhx!
Gore 16/12/2006 22:31
Claro que sim!

Boas ou más, isso não interessa para nada. ás vezes a gente compra coisas e diz: "opa, que merda! fui bem enganado", mas pagamos. com as bandas é a mesma coisa, paga-se e se nao valer a pena não se compra mais. As bandas não deviam dar nenhum concerto de graça. Se todas as bandas fizessem isso, acabavam-se os concertos! hahahaha

teatral? apresentação, etc, etc, etc, etc Isso só serve é para aumentar o cachet. Quanto mais se recebe, mais se faz. A não ser que algum de voces queira patrocinar as guitarras, as cordas, as roupas, os cenarios, etc,etc,etc.

Lá na escola toca-se de graça, fora dela é a selva, e quem mandam são os leões.
me-metal 18/12/2006 15:27
hmmmm.....
Axo k iss é uma decisao k deveria variar conforme a dimensao do concerto/festival.....
Podem surgir situaçoes em k + vale a bebida.....
e tb varia, certament, com a situação em si....tip, ja ouvi istorias de uma determinada banda k pdiu fortunas por um palco+caché....a kem os suportava em material e sala de ensaios.....pois....viva à nojeira......(enfie a carapuça kem kiser)....
Ness caso, n ficaria melhor n levar nada????
Axo k iss varia mt com a situação em si....e tb há k saber ter o bom senso de tb saber negar o caché....

O principal é smp a curtição..... :wink:
Kamchatka 20/12/2006 02:41
João Arruda sintetizou bem o que eu iria expor em alguns "volumes".

De resto, já dissera a minha posição, em parte, no tópico abaixo

http://www.metalicidio.com/forum/viewto ... ght=#13581
r1card 20/12/2006 15:59
sim, as bandas têm de ter remuneração pelo seu trabalho, apenas vejo melhores metedos do que pedir € à entrada pq é das primeiras coisas que pelo menos eu pergunto antes de ir pra kk sitio: "paga-se entrada? quanto?" depois de estar lá dentro axo k ninguém fica sem consumir nada(plo menos cerveja, aos montes) se forem pesquisar numeros de espectadores em grandes concertos pagos e em grandes concertos com entrada livre, a diferença é colossal, não k alguma vez teriamos milhares de espectadores num concerto de bandas regionais mas axo que "entrada livre" corre bem de boca em boca. kanto a uma associação de bandas axo grande ideia desde que esta funcione de acordo com o interesse das bandas
The Aristocat 20/12/2006 19:35
da maneira que já há poucos concertos, se fossem a pedir dinheiro passávamos a musica de transito...
Acho que essas organizaçoes preferem pagar a djidjês pq sempre vai mais pessoal as raves do que a concertos... sad but true :?
Gore 20/12/2006 21:07
Mas alguém aqui ja' foi aos imperios ver concertos de pimba? voces acham que com akela musica de merda, e sem cenarios, nem sequer roupa, nem NADA eles tocam de graça?? please... abram esses olhos... e' claro que a alternativa e' nunca tocar, mas por favor... afinal as pessoas deixam-se ser abusadas sem dizer nem fazer nada? e' a cultura do deixa andar! bebe-se uns copos e deixa andar. toca-se por que se gosta e deixa andar. e Isto vai sempre a andar seja ano 2000 ou 3000. mas pronto. se eu organizasse uma festa havia de por a tocar as bandas dos estilos que gosto mais. Aqui gosta-se de pimba, e ate' a camara apoia essas bandas arranjando-lhes concertos pela ilha toda. Agora tirem as vossas conclusões, e ja' agora façam bandas de pimba para ao menos haver concorrencia.
Gouveia 21/12/2006 20:45
Sim, partilho da opinião que as bandas regionais devem (em condições normais) pedir cachet. Nada mais justo.