Metalicidio Logo

II MARATONA DE ROCK - DIA 2

Negative 10/09/2006 12:08
Esta 2ª edição da Maratona superou todas e quaisquer expectativas em termos de qualidade e afluência de público. Duas noites a cargo de bandas regionais, que conseguiram trazer ao Coliseu bastantes fãs e entusiastas das sonoridades mais pesadas do rock. Fica assim provado, que afinal não existiu nenhum divórcio entre as bandas locais e público e este festival veio contribuir para aproximar estes dois mundos, que se encontravam um pouco afastados.

Tal como no dia anterior, este 2º dia começou com um workshop, desta feita de bateria. A cargo de Hugo Danin (músico de André Indiana e diversas colaborações com outras bandas de renome), este workshop foi deveras interessante para os bateristas e não só, pois a mestria e técnica do baterista não deixaram ninguém indiferente. Com um solo fulgurante de quase 20 minutos, Hugo Danin iniciou o seu espectáculo para depois exemplificar e explicar algumas técnicas e dar alguns conselhos. Mais tempo houvesse e o workshop continuaria, pois Hugo Danin mostrou-se muito prestável, simpático e acessível e agradou a todos os presentes. Sem sombra de dúvidas, uma experiência a repetir.

CROSSFAITH

Findo o workshop, era a vez de Crossfaith iniciar o 2º dia da Maratona. E a escolha não poderia ter sido mais acertada. Desde que o novo vocalista, Kadi, entrou para a banda, os Crossfaith têm se afirmado como um dos colectivos mais interessantes, tendo sido uma aposta mais do que ganha. O Kadi imprime uma nova dinâmica à banda, e guiou os restantes músicos para uma actuação bem ritmada e fluida. Foi sem sombra de dúvidas uma prestação excelente em termos técnicos. O Chico (guitarra) mostrou-se um verdadeiro rock star em termos de atitude e foi mesma pena o baixista não o ter ajuda nesse aspecto. O Ricardo é um músico excelente, mas falta-lhe um pouco de presença. É um aspecto a rever, pois em termos visuais desfavorece a banda. O já hit "Bleed for Me" iniciou o set dos Crossfaith, seguindo-se "Moment" e "The Gates". Três bons temas que demonstraram todo o potencial desta banda.

NABLEENA

De seguida, ouviram-se os primeiros acordes de Nableena e fiquei desde logo apanhado. Para mim, foram a surpresa da noite, pois ainda não tinha tido a oportunidade de os ver e adorei. Técnica e visual excelentes, aliados a temas bem compostos e executados, os Nableena devastaram o Coliseu com um death/doom muito técnico. E quando uma banda conta com músicos assim talentosos, nada pode falhar. O baterista arrasou de vez, bem como as "lead guitars" e se já isto bastava, falemos ainda do Rui Anjos (ex-Gnosticism) no baixo (músico já conceituado no nosso underground) e do Filipe (ex-Blasphemy, Selfdefence) na voz e a mistura fica explosiva. Os sons da banda incendiaram a plateia e lá na frente o mosh fez-se sentir. Irrepreensível.

SUMMONED HELL

Com as expectativas em alta, pois também era esta uma banda que ainda não tinha visto, aproximei-me do palco para assistir à prestação de Summoned Hell. Logo após os primeiros sons, senti-me um pouco defraudado, pois as colagens com Cradle of Filth eram muito óbvias, faltando-lhes um pouco de identidade própria. O vocalista fazia mesmo lembrar o Dani Filth, chegando ao ponto de falar em inglês com o público (!), não se percebendo bem o porquê.... Os Summoned Hell têm tudo para dar certo (técnica, visual, atitude), têm só de encontrar o seu caminho, pois as colagens são demasiadamente óbvias. Entendam isto como uma crítica construtiva e reflictam sobre o assunto, pois decerto não sou o único a pensar da mesma forma. Curto imenso black metal e penso que se encontrarem o vosso próprio som, podem ser um verdadeiro fenómeno por cá.

PSY ENEMY

Chegava então a hora de Psy Enemy subir ao palco. Já não os via desde o Roquefest e notei muita evolução pela positiva. O Miguel (Bazuka) é um verdadeiro frontman, com muita atitude e excelente presença, que aliada a uma voz potente, guiou os Psy Enemy para nova devastação do Coliseu. Apesar desta não ser a minha onda, esta é uma banda que merece muito o meu respeito, pois nota-se que têm vontade e acreditam naquilo que fazem e isto faz toda a diferença. Só foi mesma pena o baixista e o 2º guitarrista não terem acompanhado o vocalista e o outro guitarrista em termos visuais. Foi sem dúvida, uma prestação excelente e fica no ar a pergunta, para quando um registo discográfico?

SPINAL TRIP

Nova estreia para mim, só tinha ouvido os mp3, os Spinal Trip também constituiram uma boa surpresa para mim. Com atitude para dar e vender, aliada a um visual cuidado, notou-se muito trabalho de casa e à vontade em palco, o que contribuiu para uma prestação também irrepreensível.

REBORN

Os Reborn subiam de seguida a palco, para incendiarem de novo a plateia.
Com uma sonoridade bem potente e excelentes músicos, os Reborn arrecadaram a maior ovação por parte do bastante público presente, merecendo por isso todo o respeito. Com uma sonoridade mais old school, os Reborn serão sem dúvidas, uma das "next big things" dos Açores.

STAMPKASE

Já sem nada a provar, os Stampkase vieram apenas confirmar e afirmar-se como uma das melhores bandas locais na onda do nu metal. Mesmo não sendo a minha onda, não consigo ficar indiferente ao som deles, pois a muita presença e atitude por parte de todos os músicos, fazem vibrar qualquer um. O segredo está na qualidade dos temas, onde os riffs mais agressivos são secundados com passagens mais melódicas e onde os dois vocalistas fazem todo o sentido, complementado-se muito bem. Excelente prestação sem dúvida.

TRAUMA PRONE

Rivalizando (no bom sentido da palavra) com a banda anterior, os Trauma Prone também têm vindo a afirmar-se rapidamente como uma das melhores bandas nesta onda. A isto deve-se a experiência e a muita atitude por parte dos elementos da banda. Quando grandes senhores como o Honório e Rui Frias, se encontram nas fileiras de uma banda, pouco há a falhar e o sucesso é garantido. Os temas também são bem escritos, pois fogem à monotonia dos "power chords", intercalando-se com passagens mais técnicas e/ou melódicas, desaturando o éter e contribuindo para uma maior motivação do público presente. Excelente prestação também.

Findavam assim duas noites bem preenchidas e como balanço final podemos concluir que esta edição da II Maratona foi um sucesso: a qualidade das bandas foi mais do que óbvia e o público compareceu em bom número. Parabéns para os organizadores, para as bandas e para o público.
III Maratona para ano já!
Spell 10/09/2006 12:56
tao home n deixas ai a tua raviue?
zedative 10/09/2006 16:38
O 2 dia como ja era d prever foi replecto d grandes bandas...e como tal foi uma grande noite d metal...
Aki vai...

CROSSFAITH
Cheguei tarde ao recinto mas felizmente não perdi os crossfaith, quando cheguei estavam a tocar a "moment"...gostei bastante da prestação da banda, o som até tava fixe...o chico, kadi comportam-s em palco como se tivessem decadas d experiência o k é muito fixe...epa e é como o negative disse...Ricardo pa...gostava d ver mais presença em palco...tocas bem mas pareces tão artificial..parece k nao sentes a musica..tens belos dedinhs carai...mostra feeling agora!!

NABLEENA

Em seguida subiram os nableena...bem sinceramente não estava com grandes expectavivas da banda..tava apenas curioso pois nao conhecia...
Mas kand tocaram o primeiro tema :shock: fogo tava lind...fikei coladissimo ao som...epa fui apanhado desprevenido...gostei do som...da presença (sou adepto do kant mais simples mior) Man os meus parabens... vocês estão num bom caminho...

SUMMONED HELL

Estava curioso de ver summoned hell d novo...ja partilhamos o palco com eles na Domingos mas o som tava uma merda priss nem deu para os ouvir direito.
Bem a primeira cena k gostei foi a atitude deles em palco...mto bem...tava xeios d syle...tocaram muito bem e o som até k tava firm...mas devo dizer k nao deviam copiar assim tant cradle...estão num excelente caminho mas foi como o negative disse...voces k procurem o vosso estilo e o vosso som..se encontrarem iss vão ser das melhores ca da ilha...ohhh yes
Um abraço :wink:

PSY ENEMY

Era a banda que mais curiosidade me despertou...o facto de estarem parados tanto tempo e do picoto entrar na banda fez-m pensar k ia haver uma revoluçao no som da banda...e houve...
Bem Psy Enemy virou-se para um som baseado na banda Meshuggah...o k não é facil de fazer diga-s de passagem...mas tambem nao é facil d ouvir...eu como grande fan d meshuggah adorei ver akilo..mas é a tal cena...Meshuggah é incondicionalmente original...e tudo o k sai dentro dakela onda acaba por ser um pouco parecido...
Epa eu adorei a sério (7-strings boa escolha)
(atenção nao tou a dizer k n gostei)

SPINAL TRIP

Sem duvida é a banda k constroi melhores temas aki na nossa terra...eles provaram na maratona k para fazer uma musica excelente nao é preciso riffs malucos...o sentimento prevalece em spinal trip... e o k comprovou iss foi o facto d grande parte do ppl la no coliseu, cantar com o dum por exemplo o refrão da "This Place"... ou a fazer mosh na "Pulling the trigger"
A Banda tem atitude...presença...bom som...enfim tudo para ser uma grande banda...
Esse album é para quando???

REBORN

Os reborn sem duvida sao a banda mais brutal aki d terra...o old school metal rulou...gostei imenso...João fuckkkkkk ondié k foste buscar essa voz!!! Devastadora...as melodias bem estruturadas... bom jogo de bateria com guitarra excelent...bem...keep the good work \m/

STAMPKASE

Stampkase é uma banda k ja nao tem nada a provar...brutal com bom jogo de vozes...muito firm...mas se o som não ajudar fica um pouco confuso...e foi pena pk o som nao tava gands coisas...mas foi firme deu pa eu abanar a cabeça e ir pa mosh...
Ehehe foi partir a loiça...

TRAUMA PRONE

Em semelhança com Stampkase trauma prone foi uma banda avassaladora...inda faz-m confusão ver o honorio na guitarra e o ruizinh na bateria...fak mas tão memo la!!! o ruizinh ja domina a bateria k até parece k foi sempre o instrumento dele!!! ehehe
Mas infelizmente devido ao som algumas partes ficaram um pouco confusas...
Bem espero ve-los em breve...

Bem pró ano ha mais!!!!
Maratona III EHEHEHEHEHEHEH
(Era muito bom)
Kamchatka 10/09/2006 16:42
Em nome de todos os elementos dos Nableena, gostaria de agradecer o Filipe Vale aka Fipos, dos "Oppressive", pela sua participação na II Maratona de Rock, assim como no Concurso Pop/Rock da Ribeira Grande.
..esse home - só lhe falta é ser russo!! :lol:
Metal-Man 11/09/2006 03:49
Decidi retirar a minha review por questões obvias. Abraços e continuem !!!
Keijos 11/09/2006 11:51
so posso comentar o segundo dia...
axo k estamos todos no caminho certo. Foi deveras entusiasmante constatar k se faz cada vez mais se faz melhor musica metaleira nos açores. é factor de orgulho 16 bandas apresentarem-se em palco com tudo a mostar e nada a perder... não foi facil pa ninguem! é tudo muito escasso nas nossas ilhas e isto de tocar ao vivo sem estarmos minimamente "rotinados" tem sempre um preço a pagar... isto só valorisa ainda mais as actuações, axo eu.
não se verificou grandes "desniveis" entre bandas... coisas k há anos não era bem assim e no futuro ainda mais linear será. pontos positivos:o publico. não eramos tão pouco como supostamente as vxs pensamos... e faltavam muitas mais pk por indisponibilidade não compareceram, aconteceu com amigos meus... e com o vosso ppl certamente. axo k isto faz parte! Psy Enemy... não conheço meshuga ou kalker cena assim... dizem-me k "sounds like..." talvez... o k sei é k curto muito system e têm o tok deles... adorei tudo. O "preto" tava d´arder e os bombos muito porreiros. parabens. Um abraço especial pakeles kom kem no passado comungamos do mesmo publico... é sempre bom ouvi-los e reve-los noutra prespectiva, soube-me bem... "a idade apura os bons e azeda os maus". Parabens aos zés andrades... sempre fez mais kem ker do ke kem pode. thanks! e para finalizar... a idade de algum publico. vi putos muito novos. por eles e elas... valerá sempre a nossa dedicação.
Fipos 11/09/2006 18:52
lol Petr, não tenho altura pra ser russo lol :) mas brigadim na mm bro. Abraços.
Morticia_Vamp 12/09/2006 02:11
bem SummonedHell voces arrebentaram com a noite....
foi lindo... Epa vxs arrepiarame completamente...
:twisted: kto a exas cenas de ''cópia de cradle'' epa tem muito k se diga...
lolol visto k houve muitas copias de.... Eu sei k vcs me percebem...
o instrumental heavy tava lindo tenho orgulho de termos ca uma banda com a vx kalidade...
Epa se cradle na precisa de publicidade,, axo k mudvayne,etc... tb nao...
Axo k o people em vez de vox tentar destruir devia de dar mas era valor...
pk temos pouco e infelizmente parece k tamos num campeonato de ''futebol''....
Força continuem tou aki po k precisarem..... :twisted:
Morticia_Vamp 12/09/2006 02:42
Epah é verdade...
Vcs receberam um alto elogio do guitar dos tarantula...
Fogo o homem foi o proprio a dizer k vcs tinham um som profissional...
e sinceramente concordo plenamente...
além depexoal bues de porreiro são grandes musicos...
Spell 12/09/2006 09:40
num certo ponto tens razão mas é assim a minha opiniao pessoal é k o colanço deles é em demasia!... tanto em termos de som, pk ao ouvir-se nota-se que sao melodia coladissimas a cradle, e a postura do vocalista ainda acentua mais o colanço... se já viste videos ao vivo de cradle e se reparares no dani filth vais ver k há demasiadas semelhanças... voz, vestimenta, cabelo, postura... e até o "I can't fuck hear you" e a constante comunicaçao com o publico em inglÊs... epá note-se k a plateia tava recheada de ppl estrangeiro... epá minha opiniao pessoal é... deixem as vossas influencias de lado... n se colem a uma banda pco gostam dela, para vingarem seja lá onde for o som tem de ser no minimo original e nao "copia" de xpto banda...

e é +- isso...
zedative 12/09/2006 10:08
summoned tem qualidade sem duvida...mas as semalhanças com cradle foram em demasia...
Epa fog foi como eu disse...esses gajos tem condiçoes para serem os melhores...tenham confiança em si...adorei ve-los...falta só iss a sério...
_MachinE_ 12/09/2006 12:54
fogo...ja ouvi mt critica.....e ta certo k a parte d vocalista ta mt cradle....mas dass....dizer k o noxo SOM é parecido a cradle....desculpem la....nada a ver.
Desd kando cradle é Heavy Melodic Black Metal? O noxo estilo é exe....e nunca vi uma banda cm um estilo igual...nem na peskisa da net aparece.
Se dizem k o noxo som é parecido a cradle....n é d proposito k fazemos ixo...as noxas musicas n têm influencias neles. Se dixexem ainda k as guitarras parecem muitas vezes a Iron Maiden...ixo ate n contradizia k temos mts solos km base de heavy metal....
Mas pront....n digo mais nada.....sei k n somos perfeitos nem ninguem é...e k vamos trabalhar agora em temas novos para ver se o ppl acalma em dizer k somos copia dixo e dakilo....
Aproveito para agradecer a todos k ajudaram a organizar exa 2ª maratona.....espero k haja uma 3ª...\m/
André Botelho 12/09/2006 13:54
epah eu axo k os summoned rebentaram principalmente em termos de publiko.. ta certo k a voz é parecida com cradle mas o SOM?? porra konkordo plenamente kom o stephan!! a voz é uma koisa mas o som nao tem nada a ver!! nao venham kom essa konversa das kolagens! de resto axei k as bandas tavam mm exelentes os crossfaith e nableena foi fx e gostei bastante da banda do meu primo bazuka (psy enemy) ta mt melhor!! adorei spinal trip!! pa nao falar das ultimas 3 bandas (reborn, stamkase, trauma prone) k tb foram brutais! hasta!
zedative 12/09/2006 14:11
epa o frontman é k da sempre a cara...e o frontman era memo o danny filth! não digo k o som seja copia...claro k nao é!LOL eu até axei piada a cena toda...ema pooo parecia k eu tava a ver um dvd d cradle ou cena assim...nao levem iss a mal...respeito e tenho muita admiraçao plo vosso trabalho fogo! E só digo iss pó bem d voçes! Pa proxima acredito k será ainda melhor! Epa vocês tem tud pa ser grandes! :wink:
keep it hard \m/
Spell 12/09/2006 14:15
axo k só kem n conhece cradle como deve de ser é k diz k nao há colagens, eu e as pessoas k comentaram n somos os unicos a axar o mesmo, e nao se compara o som pelo rotulo k dao a ele... e aliás cradle acaba por ser + influenciado no heavy metal do k no black metal, basta reparar no tipo de riffs... ng tá a dizer k tao copiar as musicas de cradle, mas o tipo de melodia fazem lembrar e mt o tipo de melodia de cradle ás x indo + alem podendo comparar c um ou outro tema de cradle... epá mas continuem cada 1 sabe de si e qual o melhor caminho a tomar... o ppl aki só disse o que achou.