Metalicidio Logo

A perda de interessa pelo Metal nos Açores

João Arruda 25/04/2006 22:27
A perda de interessa pelo Metal nos Açores

Caros amigos,
Como todos nós temos assistido, cada vez são menos os espectadores nos recintos de concertos de metal em S. Miguel. O que acham que se passa?

1) O pessoal tá farto das bandas regionais
2) O metal está fora de moda
3) Os eventos são mal divulgados..

Sei lá! Digam-me vocês...!

O Metal é essencialmente uma PAIXÃO e hoje em dia já a maioria do pessoal não compra os CD's das bandas, não comparecem nos concertos, estão cada vez mais rendidos ao fenómeno hip-hop, disco, etc (não menosprezando os estilos em causa, cada um tem o seu gosto).

Que se passa com os nossos metaleiros?

Porquê tanta indiferença?

Digam de vossa justiça...
Negative 25/04/2006 23:20
De facto é triste chegarmos a este ponto...

Sempre me lembro de ver montes de pessoal a curtir os concertos de metal cá. Por exemplo, nas festas de S. Pedro, na Calheta, realizava-se todos os anos uma noite dedicada aos sons mais pesados e sempre com montes de pessoal a apoiar as bandas. Só para citar um exemplo...

Se pensarmos, os últimos grandes eventos de metal foram realizados no Coliseu. Acontece que o espaço é grande e por mais pessoal que a casa tenha, nunca apresentará um número considerado bom para uma banda regional.

Penso que se tivessemos um sítio mais pequeno, com boas condições, seria diferente. E porquê? Porque mesmo que estivessem poucas pessoas, o recinto iria parecer estar composto. Isto é importante, pois seria muito mais fácil motivar este público.

Outro aspecto que penso acontecer deve-se aos estilos. Por exemplo, imaginemos que hoje toca uma banda black. Se eu não curto black não vou... ou se vou fico lá atrás a falar mal...

Epá, não pode ser. Como já foi dito aqui por alguém, metal é metal, e é importante darmos todo o nosso apoio às bandas regionais. Nem que seja para estarmos lá, nem que seja lá atrás, a "bater o pézinho"...

É sabido que a música segue as modas... e infelizmente o metal agora não está na moda... mas caramba, temos montes de bandas na ilha. Se todos os músicos dessas bandas comparecessem nos eventos a história seria outra.

É apenas a minha opinião...
ObscuraLusitania 26/04/2006 14:48
Essa gente anda possuida. :evil:
Fetish 26/04/2006 14:58
pois.. ainda nos concertos de sábado passado tinha pouquissima gente :? nao sei que se passa... é esperar pelos concertos do verão para ver se está mesmo acontecendo isso
Spell 26/04/2006 15:16
o k axo é o seguinte:

A falta de um espaço pequeno para se poder fazer concertos de metal o que permite as bandas cativarem facilmente o publico como o publico em geral ficar + interessado em concertos de metal pelo ambiente que se cria em espaços + pequeno, a titulo de exemplo o Armazem 21 axo eu k xegou a haver lá os unrecovers ou assim e como era 1 sitio pequeno parecia ter montes de ppl, ficava sp bem composto, outro bom exemplo será o PDL.

Tambem me parece que muito do ppl k há uns anos curtia o metal e apoiava as bandas regionais hoje em dia, e n sei se terá sido pela extinçao de grandes bandas regionais como Luciferian Dementia, Prophecy of Death, Obscenus e outros nomes deixaram de aparecer nos concertos, normalmente só aparecem em concertos de morbid death e outras bandas de renome nacionais... digo isso pk kd há concertos de MD e afins aparece sp caras mais velhas k se vê raramente nos outros concertos, mas enfim n esperemos k sejam só esses a apoiar as bandas + novas, pois o problema tambem passa de o ppl das nossas bandas regionais n apoiar as outras bandas mas todos kerem que quando sobem a 1 palco ter montes de gente a ver. se todos os elementos das bandas fossem aos concertos regionais, mm k n goste, k esteja lá a dar o apoio pois todos têm o ser valor, pode-se n gostar mas tambem n será correcto tirar o valor, mas isto é outro assnto, continuando se todos fossem seria completamente diferente.
Spell 26/04/2006 15:20
a titulo de ezemplo contamos no site com 31 bandas activas ora vejamos colocando 5 membros por banda (algumas tem + outras tem - n interessa) se todos fossem aos concertos dava 155 pessoas!!! agora imaginem isso num espaço k leva 200 e poucas pessoas.
Gore 26/04/2006 17:10
O metal ta fora de moda. Isso é um grande motivo.. Se estivesse na moda as pessoas queriam-se aproveitar desse facto para fazer dinheiro (organizar concertos, eventos, etc,etc). Não estando na moda, nao dá lucro, não vale a pena. Um concerto de djs, chama muito mais gente, está na moda, e dá lucro. O que pode salvar isso? 1 MEGA-festival bem organizado, e que dure pelo menos 5 anos, em que os intervenientes apostem em pelo menos 1 dia de metal. De preferência com campismo, tipo santa maria. É uma ideia... De resto é tentar ir aos impérios, ou festas de freguesia, tipo S.pedro, e outras. Se repararem, quando mundam os autarcas, mudam os concertos.

é só 1 factor. mais um...

O melhor eram voces todos que têm bandas, virarem djs! ou entao fazerem banda de covers, que dá dinheiro. Façam tudo pelo dinheiro que ao menos paga o material. Agora assim derrepente.. uma banda de electro. hip-hop? nao vejo nenhuma... onde para a diversidade nesta terra?
darkness 26/04/2006 23:35
Gore escreveu:
O que pode salvar isso? 1 MEGA-festival bem organizado, e que dure pelo menos 5 anos, em que os intervenientes apostem em pelo menos 1 dia de metal. De preferência com campismo, tipo santa maria. É uma ideia...

Não se pode dizer que seja um MEGA-festival, mas já temos em Angra o Angra Rock à uns aninhos e lá por isso o Metal não se tornou em moda...

Agora não tenho muito tempo para argumentar mais sobre este assunto mas mal tenha oportunidade darei a minha opinião...
Gore 27/04/2006 01:12
darkness escreveu:
Gore escreveu:
O que pode salvar isso? 1 MEGA-festival bem organizado, e que dure pelo menos 5 anos, em que os intervenientes apostem em pelo menos 1 dia de metal. De preferência com campismo, tipo santa maria. É uma ideia...

Não se pode dizer que seja um MEGA-festival, mas já temos em Angra o Angra Rock à uns aninhos e lá por isso o Metal não se tornou em moda...

Agora não tenho muito tempo para argumentar mais sobre este assunto mas mal tenha oportunidade darei a minha opinião...

Bem visto! O Angra Rock! :)
Spell 27/04/2006 09:36
pode n ser moda para as grandes massas... mas os musicos k têm bandas de metal tambem já n curtem metal? entao tokam pkÊ? Pa dizerem k têm uma banda de musca pesada? é k poucos sao os k se vê nos concertos. A mudança axo k passa por ai tambem, as bandas de cá apoiarem as outras tando presentes nos concertos. Pessoalmente n gosto da maioria dos sons das bandas regionais, pois neste momento é na sua maioria numa onda de Nu-metal estilo que n curto MAS não é por isso que deixo de estar lá a apoiar as bandas!
r1card 27/04/2006 09:56
essencialmente creio que sejam pela fraca qualidade das bandas. é certo que cada estilo musical tenha o seu tempo em alta mas ainda hoje se ouve musica com mais de 300 anos. isso não acontecia se o bach ou o vivaldi não fossem bons. temos boas bandas cá mas isso não é suficiente para trazer aos concertos o ppl que ao contrário de mim, não necessita de uma dose regular de metal anual. fdx não viram ramp no nordeste?? do outro lado tava blasted a dar ao mesmo tempo e não foi por isso nem pelas 2 horas a conduzir que eu e mt boa gente deixou de ir ao concerto. eu apostava num nome soante e punha no mesmo palco as bandas regional que têm bom som, não as k têm bom nome, o que infelizmente é um erro comum hoje em dia.
Negative 27/04/2006 11:21
Spellbound escreveu:
pode n ser moda para as grandes massas... mas os musicos k têm bandas de metal tambem já n curtem metal? entao tokam pkÊ? Pa dizerem k têm uma banda de musca pesada? é k poucos sao os k se vê nos concertos. A mudança axo k passa por ai tambem, as bandas de cá apoiarem as outras tando presentes nos concertos. Pessoalmente n gosto da maioria dos sons das bandas regionais, pois neste momento é na sua maioria numa onda de Nu-metal estilo que n curto MAS não é por isso que deixo de estar lá a apoiar as bandas!

Nem mais! Já somos dois! O que interessa é apoiar as nossas bandas, independentemente do género. Também não curto "Nu Metal", mas estou lá se for uma banda local e tento apreciar o espectáculo. Se toda a gente fizesse isso e levasse os amigos, as coisas seriam diferentes.
Kamchatka 27/04/2006 11:45
O que Spell disse no último post tem uma boa dose de verdade. Em muitos dos concertos ou festivais que tenho visto ultimamente, nota-se um excessivo "síndroma do umbigo" nas bandas.

Quanto as causas do enfraquecimento, não de Metal, mas de interesse, nos concertos, pelo Metal, estas podem ser

1. uma crescente oferta de eventos e grupos;
tomando os testemunhos dos mais velhos, antes os espaços enchiam de gente, hoje - nem tanto. Talvez porque antes, tendo sido o número total de concertos, na ilha, mais reduzido, o pessoal era levado a aproveitar ao máximo o que se lhes oferecia; hoje, pensa-se duas vezes se se quer apanhar uma seca e pagar por isso ou guardar o dinheiro para o "próximo fim-de-semana", com bandas mais apelativas.

Havendo mais concertos e maior exposição dos trabalhos de bandas, o público ganha melhor a noção sobre o que prefere ver e ouvir, regendo por isto a decisão de ir ou não a qualquer concerto.

2. A disponibilização dos trabalhos das bandas na Inet pode ter levado ao desaparecimento do factor curiosidade.

3. O crescimento em número de bandas não é acompanhado pelo crescimento de qualidade das mesmas, pelo que há muitas bandas novas que, com pouca coisa, já dão concertos, fazem sites na net, distribuem publicidade, tentam criar uma determinada imagem, etc..quando a SUBSTANCIA (trabalho musical) é quase nula.
Como aqui se disse, muitos dos mais velhos já não vão aos concertos, excepto aos dos Morbid Death.. Lembro-me o JAM (bat. Gnosticism) dizer que ir aos concertos dessas bandas novas não tem piada, porque parecem todas a imitar coisas que já existem, é tudo muito visto, repetitivo.. Fala-se tanto, fala-se tanto e quando chega o dia D, acaba por ser uma grande desilusão.

Portanto é provável que muita gente não queira ver concertos, porque presume que seja mais uma banda de rapazinhos wanna-be's a querer mostrar-se.. Sem querer desrespeitar, mas eu para ouvir Cradle of Filth, tenho os CDs em casa..

Muita gente está cansada, na minha opinião, desta estagnação e do facto de não haver bandas (ou haver poucas) que nos façam dizer "WOW!" nos concertos.

Relativamente a este festival no Coliseu, é preciso não esquecer que há imensa gente a estudar no continente. Já agora, porque não fazer, para o ano, a festa do aniversario Metalicidio e o AnimaRock nas mesmas datas e local?
Gore 27/04/2006 14:09
A moda é assim mesmo, ou vão agora dizer-me que vivaldi e bach está na moda! caraças! lollolo
É claro que não quer dizer que muita gente ouve!

Os velhos a dizerem isto ou aquilo, é talvez do saudosismo. Eu próprio também as vezes sinto isso, mas mais uma vez a moda agora talvez seja outra. Os "putos" não valem menos por gostarem de electro/trance/whatever!

O nu-metal? qual é o mal? Onde param as bandas de hip-hop cá? Ou até mesmo de electro! Ou de pop! É tudo como os cavalos que só ouve metal? Eu duvido muito! Acho que aqui toda a gente ouve muita coisa. Se ha concertos de nu-metal, o que será que essa gente faz para os conseguir? Será que voltamos ao tema da moda? O Nu-metal está na moda?

Eu não quero que ninguém aqui siga as modas que não quer seguir! Nem pensar! Mas eu continuo a achar, que isso das modas influencia muita coisa. É como eu ter ouvido que agora pareçe que já nao vai ninguém pro karamba, e vai tudo pro VIP. Ainda nao fui lá,mas será que as diferenças no som, são assim tantas? As pessoas sentem necessidade de algo novo. Estagnar no tempo é morrer mais cedo. Ou talvez não! Eu sou da opinião que é mais para sim do que para não. :)

Anyways, estou a gostar deste tópico.... ;)
darkness 27/04/2006 14:52
Bem, muito se tem dito por aqui em relação a esta questão.

Há quem diga que o Metal não está na moda, mas pergunto eu, já alguma vez esteve? Já alguma vez apostar no Metal foi lucrativo por parte de quem organiza enventos? A meu ver o que se passa é que para além do Metal ser de longe algo que nunca esteve em moda, hoje em dia ainda menos peso tem por parte de quem ouve musica. Isto porquê? Terão as bandas de hoje em dia menos qualidade do que as de à 10 anos atrás, estarão as pessoas cada vez mais exigentes naquilo que querem ver/ouvir... Tudo isto pode ser uma das razões para o notável desaparecimento do público aos concertos de Metal.

Há quem diga que a culp aé do espaço onde os eventos são organizados. Ora vejamos, se um concerto é organizado no Coliseu este tem as suas vantagens mas também tem as suas desvantagens. É obvio que as condições, tanto para os musicos como para o público são melhores mas, pelo que dizem, é praticamente impossivel encher esse recinto. Como sugestão para este problema sugerem que se organize em recintos mais pequenos para que, numa "ilusão de óptica" pareça estar a abarrotar de gente, quando na realidade tem as mesmas pessoas que tinha no Coliseu :? , organizando num espaço pequeno tem outro problema, a falta de espaço. Todos se "queixaram" que o PDL não teve espaço suficiente para "alojar" o publico presente no concurso de guitarristas, agora digam-me se é mesmo preferivel ter uma sala que aparentemente está às moscas (mas tem o mesmo numero de pessoas que teria outro lugar qualquer) ou virem dizer que não ficaram a ver um determinado concerto por falta de espaço...

Fala-se também num maior número de eventos, o que não acontecia antes. Com este aumento de eventos por ano o público tem a tendência a escolher quais os que vão e quais os que não vale a pena ir. Será mesmo por isso? Ou será pela falta de qualidade de alguns eventos organizados que leva as pessoas a não qererem perder o seu precioso tempo para ir ver uma data de gajos a "fazerem barulho" porque as condições de som não são as melhores.

Não concordo em nada que a disponibilização dos trabalhos das bandas na internet seja a causa para o desaparecimento do publico nos concertos. A internet cada vez mais é um meio de divulgação e é obvio que isto não passa ao lado do metal, as proprias bandas internacionais, e não estou a falar de Hiffen :twisted: , disponibilizam os seus temas na internet e não os vejo às moscas nos seus concertos... É um facto que essa disponibilização tira o factor curiosidade mas não se esqueçam que uma banda ao vivo pode ser muito melhor do que em gravação, tem sempre algo mais a mostrar e não é por já se ter ouvido que vamos deixar de ir a um concerto.

É um facto que cada vez há mais bandas mas isso não é propriamente significado de qualidade por parte de todas. Eu faço parte de uma banda que se estreou no passado dia 15 de Abril, e digo com muito gosto que já temos site, apesar de estar em construção ainda, gravámos um CD promocional, tentamos fazer alguma publicidade, isso porquê? Porque se não o fizermos vamos ser mais uma banda como todas as outras que estão um ano inteiro enfiadas numa garagem e nunca chegam a ter aquela chance para tocar.

Concordo que é um bocado chato andar a ouvir "cópias" de bandas que toda a gente já conhece, mas, é mais do que sabido que fazer algo original hoje em dia não é fácil e todos nós temos as nossas influências. Eu NUNCA ouvi ninguem dizer que não ia a um concerto de Novembers Doom porque é parecido com My Dying Bride...

É verdade que faz falta bandas que vamos ouvir e digamos "bolas, bela banda, que power do caraças" mas não sei se já não existem bandas assim em smg mas pelo menos cá na Terceira faz falta.

Outra coisa que a meu ver deixa muitos concertos vazios é o facto de haver alguma rivalidade entre as proprias bandas, ou mesmo entre membros de bandas diferentes. Do género, não gosto daquele gajo que toca na banda X por isso não os vou ver tocar. É uma realidade...