Este foi sem dúvida um dos livros mais marcantes na minha vida!
Italo Calvino marcou o século XX com a sua escrita e tem o seu nome gravado junto aos grandes escritores de todos os tempos!
Curiosamente este livro faz parte de uma triologia, que nao tem ligaçao entre si. Penso que o foi o primeiro verdadeiro romance escrito por Italo Calvino. É preciso dizer que a obra de Calvino é muito centrada nos Romances-Ensaio, ou mesmo ensaios filosóficos. Mas este livro foge totalmente a esse campo.
O Barão Trepador é um livro fantástico que relata a vida do Barão Cosimo Piovasco de Rondó, um homem que passa 65 anos da sua vida em cima das árvores, sem nunca por os pés no chão.
É impressionante como Calvino faz pareçer perfeitamente possível tal feito! Ao acabar o livro tem-se a sensação que nós também somos capazes de o fazer. Ganha-se uma nova força.
Depois de uma pesquisa na net, encontrei um site no qual alguém fala bem melhor que eu sobre este livro.
Transcrito do site:
Nesse livro a imaginação suplanta largamente o real sem no que, no entanto, deixemos de ficar com o leve travo do possível ali descrito, revelando a vida do Barão Cosimo Piovasco de Rondó contada pelo seu irmão, Biaggio Piovasco de Rondó, as suas aventuras na arborizada e feudal Ombrosa, a sua paixão pela bela Viola, o seu humanismo e a devida admiração por todos resgatada, o seu sentido de humanismo e reflexão do mundo. Entre o sublime e o ridículo, convocando figuras como Diderot, Rousseau, Voltaire ou Napoleão, esta sátira retoma a persistente questão de uma sociedade ideal. Na verdade, a revolta permite que este singular nobre se liberte da monotonia terrestre, iniciando entre troncos e folhagem uma existência marcada por aventuras fantásticas decidindo viver em árvores durante 65 anos, sem jamais, desde essa altura, ter descedido ao chão até a sua morte.
" Subi eu, pela escada.
- Cosimo - comecei a dizer-lhe -, sessenta e cinco anos já lá vão passados, definitivamente passados. Como podes continuar aí em cima? Já disseste a todos aquilo que pretendias dizer, todos nós te compreendemos. A tua força de vontade foi uma força de vontade indómita e grande. Sempre a mantiveste até ao fim. Podes descer agora. Até mesmo para os que passam uma vida no mar chega uma idade em que ficam a viver em terra.
Mas qual! Fez-me sinal de que não, com um gesto. Já quase não falava. "
" Assim desapareceu Cosimo, e nem tão-pouco nos deu a satisfação de voltar a terra mesmo morto. No túmulo da família há uma estrela e uma incrição: " Cosimo Piovasco de Rondó - Viveu sobre as árvores - Amou sempre a terra - Subiu para o Céu "
O Barão Trepador - Italo Calvino
Gore
30/11/2005 23:09
#9949
bett
02/12/2005 13:31
#10032
Bem, a avaliar pelo título, parecia o nome de um filme porno brasileiro...
Needle 24-7
02/12/2005 13:33
#10034
BÁRAO TRÉPÁDOR!
Gore
02/12/2005 17:55
#10050
e dos Hardcore!
muahahahahahah
muahahahahahah