Metalicidio Logo

I MARATONA BANDAS ROCK - Coliseu Micaelense [09/09/2005]

Tito Bettencourt 10/09/2005 10:45
A maratona estava prevista para as 10 horas, mas quais 10 horas???? O concerto só começou à meia noite em ponto!!

Mas pronto, lá subiram os PASSOS (pesados) ao palco, no qual fizeram o seu papel, mas quanto à sonoridade da banda, é melhor não comentar, porque se não ainda me estico um bocado [lol].

Era suposto ser os MOTHER FOCA a seguir, mas cancelaram a sua actuação, e não ouve MOTHER FOCA pra ningém.

Depois os COSÁRIOS, que já tem 8 anos e lançaram 2 CDs. Lá tocaram quatro temas do seu novo album "Pisar o Risco", com o seu estilo rock/tradicional.

Finalmente ENUMA ELISH da ilha Terceira!!! Começaram a tocar à uma e tal da manhã... O concerto deles superou as minhas espectativas! Bela banda, grandes músicos, e grandes temas. Abriram com uma música nova, seguindo-se de "krux", "De quem o meu inferno", e "Fraqueza do Fogo", temas do seu demo-cd intitulado "Maquete".

E depois, A DIFFERENT MIND! Tocaram vários temas, mas para mim o melhor foi "Everlasting". Gostei também de os ver, era mais ou menos aquilo que eu estava à espera...

O som tava razoavel, mas com algumas falhas em ENUMA ELISH e COSÁRIOS. O publico era meia casa... Vá lá que os intrevalos entre as bandas eram curtos, esperava que fosse mais tempo.

Também fiz uma visita à banca de merch, onde tinha as T-Shirts do METALICIDIO, shirts de HIFFEN, e CDs DVDs e SWETSHIRTS dos ENUMA ELISH.

Não assisti a mais nada, quem assistiu diga lá como foi :)
João Raposo 10/09/2005 22:19
Pá, o resto foi porreiro, pecou só pelo som não tar tão bom como se desejava para bandas "de peso", especialmente as guitarras :? mas pronto, pessoalmente curti muito a presença dos Crossfaith, Zymosis e Blasph3my... graças a deus foram de seguida lol muito bom mesmo, é de aplaudir a preocupação dos Zymosis com a sua imagem, mesmo ao estilo Black que tão bem interpretam, e a energia do Filipe e restantes Blasph3my... já não os via há algum tempo, tá muito bom, parabéns especialmente a estas 3 bandas (as restantes não me levem a mal, mas sou sincero).
o resto das bandas cumpriu o seu papel, tocou e divertiu-se.
RuiMelo 11/09/2005 12:19
A 2º parte do Festival, apesar de tardia, inicia e bem com:

CROSSFAITH - conhecia o nome da banda através do fórum, mas a verdade é que nunca tive a oportunidade de a ouvir ao vivo. Matei a curiosidade sexta-feira passada. Digo desde já que fiquei surpreendido não só a nível musical, como também a nível de presença em palco. Nota + para a postura do baixista e guitarrista, e para as malhas do teclista.

ZYMOSIS - Os senhores das trevas! Iniciam o concerto com uma intro à maneira e, sem dúvida alguma, há que louvar a sua teatralidade. Inúmeros adereços, pinturas, até subiu ao palco a "lady death"! Com a sua sonoridade e aspecto visual conseguem transportar o público para o lugar mais recôndito das trevas. Nota + para o vocalista e baterista.

BLASPH3MY - Resume-se a sua actuação numa só palavra: Brutal! A última vez que tive oportunidade de os ver ao vivo foi no Campo S. Francisco em 2004, ainda com a antiga formação. Renovados e aparentemente coesos, estão a praticar um som potente e cativante. Nota + para o vocalista e guitarrista solo.

HIFFEN - Com o lançamento do seu primeiro álbum à porta, mostraram-se sólidos e confiantes. Muita curiosidade à volta do álbum, e esperemos que seja um lançamento e pêras! Nota + para os guitarristas.

PSY ENEMY - A hora já estava muito avançada, e aos poucos a sala foi esvaziando. Contudo, os fãs da banda não arredaram pé e apoiaram da melhor maneira que souberam. A actuação no geral correu bem. Com riffs e atitude poderosa deram um bom espectáculo. Nota + para o guitarrista e baixista.

SPINAL TRIP - Foi a primeira vez que vi esta banda ao vivo, e devo dizer que gostei bastante do que ouvi. Demonstraram muita garra na sua actuação. Com o prémio pecuniário, vão dar entrada em estudio para gravarem uma demo - escolha acertada! Nota + para o vocalista.

STAMPKASE - Pode-se dizer que a maratona acabou da melhor maneira com os poderosos Stampkase. Vencedores do Festival Angra-Rock fizeram, com a sua actuação, jus a esse estatuto! Nota + para o guitarrista e vocalistas.

Para finalizar, nota positiva para a organização e todos os que estiveram envolvidos neste arrojado projecto. Parabéns!
Tito Bettencourt 11/09/2005 20:46
Negative 11/09/2005 23:08
Muita expectativa se gerou em torno desta iniciativa e logo os primeiros sinais evidenciados quando cheguei ao Coliseu faziam prever o pior: marcado para as 22h, a maratona só começou duas horas depois!!! Às 24h!!! Francamente, não há pachorra para este tipo de situação, que é já um PÉSSIMO hábito local! Tirando isto, em minha opinião, penso que foi um sucesso.

O evento teve início com os PASSOS, que para grande tristeza já não são PESADOS. Ainda me lembro dos tempos em que esta banda praticava bom rock. Agora andam à volta de um pop lamechas, em que o teclado não se enquadra nada bem. O Paulo (que esteve no baixo) é um óptimo guitarrista e está sub-aproveitado. Em minha opinião, os Passos deviam regressar um pouco às origens, pois é um campo onde se movimentavam melhor. Ficam no ar os saudosos anos de 95 e 96... Ainda assim, um grande aplauso para o Toni Pimentel, pela sua persistência e dedicação à causa.

De seguida, estavam previstos os MOTHERFOCA que não actuaram por razões que desconheço.

Sendo assim, 30 minutos depois, subiram ao palco os CORSÁRIOS. Devo dizer que fiquei deveras impressionado! Faz já alguns anos que não os via ao vivo e que evolução!! Temas muito bem compostos e executados, foram a linha de ordem numa actuação poderosa e muito bem conseguida. Muito sinceramente, gostei!

A próxima banda a subir ao palco foram os terceirenses ENUMA ELISH. Pouco conhecia deles e devo confessar que também me impressionaram e ficou bem patente porque razão venceram uma edição do AngraRock. São sem dúvida uma banda bem poderosa e coesa, apresentando temas bem compostos e interessantes. É sem dúvida, uma banda a seguir no futuro.

Por volta da 1h30 da matina, era a vez dos A DIFFERENT MIND subirem ao palco. Depois da excelente abertura para Xutos & Pontapés, fiquei mesmo a curtir o som deles (e de devorar em casa os Mp3). São sem dúvida uma das minhas bandas regionais preferidas e impressionaram novamente. O som deles é cativante e contam nas suas fileiras com bons músicos. As guitarradas do Ruben e a voz da vocalista fazem a diferença. Mais uma boa banda a ter em conta para o futuro.

Finda esta actuação, eis que "cairam de pára-quedas" os ART & SOUL. E digo isto porque no meio de tanto rock, uma banda a praticar um pop electrónico à lá anos oitenta, fez com que a maioria do público aproveitasse para ir descansar ou molhar a garganta. Na minha opinião, acho que mereciam um pouco mais de respeito... ainda assim a banda não se desmotivou e lá interpretou os seus temas, que até eram interessantes (a lembrar Phil Collins ou até mesmo Savage Garden), mas totalmente desenquadrados do evento... Merecem outra oportunidade... pois qualidade não lhes falta.

Eram já 2h30, quando se fizeram ouvir os primeiros acordes dos 3rd FLOOR. Estes Ribeira-Grandenses são sem dúvida uma boa banda e voltaram a chamar o público, que tinha aproveitado a banda anterior para ir descansar. Brindaram o público com uma actuação convincente e poderosa e têm no seu vocalista uma mais valia.

Finalmente e a finalizar a primeira parte da maratona, os NURBAND subiram ao palco. Sinceramente o primeiro tema prometia, mas depois o guitarrista partiu uma corda da guitarra e após resolvido o problema, os temas seguintes não impressionaram... Talvez outra oportunidade, mostre mais desta banda. Ainda assim nota + para o baixista e para o "à-vontade" do vocalista.

Eram então 3h da matina, quando se iniciou a parte mais interessante da maratona, desta feita dedicada ao nosso metal!!

As honras couberam aos CROSSFAITH, que nos brindaram com uma sonoridade diferente e interessante. Muita energia e "power" foram a nota dominante da sua actuação. O som da guitarra é que é merecedor de mais atenção, merecendo uma distorção menos agressiva e com melhor definição. Penso que a banda só teria a ganhar com essa alteração. De resto, impressionaram-me. Gostei deles e são mais uma banda a olhar no futuro.

Logo de seguida, era a vez dos ZYMOSIS. E uma coisa é certa: esta banda tem andado a trabalhar muito bem!! Pinturas, teatralidade, encenações, enfim... tudo aquilo que uma banda metal tem de ser! Um concerto ao vivo não é simplesmente um ensaio com público, tem de ser um show para quem assiste e os ZYMOSIS têm nota 20 nesta vertente.
Pessoalmente, a bateria é um elemento a merecer um pouco mais de atenção. Fazem falta uns "blasted-beats" e andamentos mais rápidos, em vez de se basearem somente no pedal duplo para imprimir velocidade aos temas. De resto, gostei imenso da actuação deles. Estão no bom caminho.

Não assisti às restantes bandas, pois a hora já ia tardia e o Sábado prometia-me outras actividades pela manhã...

Em jeito de conclusão, o evento foi um sucesso e ficamos já à espera da II Maratona!!
Needle 24-7 12/09/2005 02:04
Pois...como aki ja foi comentado,os ditos atrasos impediram-me de ver a actuaçao de Hiffen, Psy Enemy, Spinal e Stampkase,tive imensa pena de nao poder ver essas bandas mas em especial os Psy Enemy e os Spinal-Trip,k sao bandas k por onde passam mostram a sua brutalidade km ja aki foi referido,1 grande abraço pra eles e para tdas as bandas da Maratona,k pro ano se repita :!: :twisted:
Nuno Costa 12/09/2005 13:29
Bem... Simplesmente o pior concerto k Stampkase já deu durante a sua carreira... Mto pior k os piores k ja deu em bares e sitios menos equipados... Falo da nossa prestação, perante o mau som de palco e a impossibilidade de dispor a bateria como nos convem... Sendo, assim sentimo-nos como autenticos palhaços em cima do palco...:( Embora alguns n tivessem notado e alguns nos terem dado os parabéns a coisa foi má!!! Mto má!!! Apesar de ficar mal estarmos agora numa de "desculpas", a verdade é que... Maratonas, não se repitam...As bandas são as mais prejudicadas....!

PSY ENEMY / STAMPKASE / BLASPH3MY - Dia 16 - Covoada
Tito Bettencourt 12/09/2005 14:18
Nuno Costa escreveu:

Grande cartaz! já agora onde é Covoada? :shock: :oops:
ricky bett 12/09/2005 15:41
Nuno Costa escreveu:
Bem... Simplesmente o pior concerto k Stampkase já deu durante a sua carreira... Mto pior k os piores k ja deu em bares e sitios menos equipados... Falo da nossa prestação, perante o mau som de palco e a impossibilidade de dispor a bateria como nos convem... Sendo, assim sentimo-nos como autenticos palhaços em cima do palco...:( Embora alguns n tivessem notado e alguns nos terem dado os parabéns a coisa foi má!!! Mto má!!! Apesar de ficar mal estarmos agora numa de "desculpas", a verdade é que... Maratonas, não se repitam...As bandas são as mais prejudicadas....!

k cena... :roll:
Negative 12/09/2005 17:41
Nuno Costa escreveu:

Conheço perfeitamente essa situação... passamos por isso no RoqueFest...

É inevitável que num concerto com tantas bandas não sucedam situações dessas... se com 3 ou 4 é o que é....

E é como dizes, as bandas é que são as prejudicadas...