Metalicidio Logo

Causas Nobres e a publicidade dos eventos

umlouco 18/09/2009 23:35
É com alguma curiosidade que tenho visto ao longo deste ano a promoção de eventos musicais associados a causas sociais. Curiosidade, porque me interrogo sobre a natureza dessa associação e o benefício para a causa em questão.

Vimos este ano eventos que iriam angariar fundos para dar às bandas participantes, eventos que apoiavam as doenças raras, eventos em defesa do património natural, eventos contra o cancro…

Quem já organizou eventos de Heavy Metal está bastante familiarizado com a problemática de pagar as despesas (som, transportes, bebida para o backstage, cartazes..) e de não nos podermos fiar no dinheiro dos bilhetes ou da venda de cerveja. Em poucas palavras sabemos perfeitamente que se o evento não for num bar sem despesas com som é preciso uma injecção de dinheiro de uma entidade pública (Governo ou Câmara) para que se possa realizar. E mesmo assim é preciso ter cuidado com as despesas ou ainda nos saí dinheiro do próprio bolso no fim.
Não havendo sobras de dinheiro em eventos de Heavy Metal que resta então:

Acções de sensibilização sobre a causa – Eu pessoalmente nunca fui a nenhuma neste contexto mas se já para termos público à frente do palco a ver as bandas às vezes é difícil, levar esse público a uma palestra sobre uma doença ou algo parecido deve ser complicado. Outra situação poderá ser acções de sensibilização dirigidas a outro publico que não o do evento musical, mas aí levanta-se a questão fundamental - Qual o verdadeiro motivo da associação entre a causa e o evento ?

Criar-se um ambiente no evento onde seja propícia a adopção de comportamentos ou práticas relacionadas com a causa – Esta ainda é mais grave e não há muito que se lhe diga. No exemplo do cancro estamos mesmo a ver a quantidade de maços de cigarros que vão ser queimados dentro do recinto.

Já estive envolvido em eventos dos dois tipos, o último na área do social já há algum tempo, 2003 ou 2004, com cidadãos portadores de deficiência sobre os obstáculos urbanísticos em que trocemos cá pessoas de vários países da Europa para uma serie de actividades, mas nunca vi muito fundamento e ligar coisas desse tipo a concertos.

Também já promovi eventos em que os fundos eram para a igreja, pois o espaço era deles tínhamos que lhes dar alguma coisa em troca, mesmo dando o evento prejuízo e saindo o dinheiro dos fundos da entidade promotora.

Não quero insinuar com este discurso que estejam a usar causas nobres simplesmente para promover eventos musicais mas gostava de encontrar um fundamente mais palpável nesta ligação.
HeadSkin 23/09/2009 12:21
Depois desse "discurso" , sou obrigado a concordar contigo Mario.
Na minha opinião fazer ligação entre eventos e causas nobres é uma maneira de "sacar" dinheiro às entidades.
Gore 23/09/2009 12:39
Nada disso é inédito. Até o Rock in Rio está associado a causas sociais. Qual a contrapartida? Reverte dinheiro e visibilidade à causa, e a empresa sempre pode descontar no IRC como caridade.

Se interessa? Porque não? É como os partidos agora em época de eleições que têm como único interesse divulgar uma qualquer causa, muitas vezes ignorada pelas pessoas, que só agora têm tempo para ver tempos de antena.

Mais uma vez, o metal não é feito por objectos transcendentais, mas sim por pessoas iguais às outras, que também se preocupam com estes assuntos. Desta forma, associar o metal a qualquer causa de carácter social, é na realidade uma tentatica de consciencializar as pessoas que gostam de metal. Senão só a ópera é que poderia ser associada a instituições de apoio a doentes mentais por exemplo. Por mim até o brutal death metal grindcore, deveria apoiar uma causa qualquer, como, por exemplo, crianças com doenças oncológicas.

Espero só que essas associações tenham de facto como único interesse, o interesse pela causa em si.
tech 23/09/2009 15:14
Se não se faz, é porque não se faz. Se se faz, é porque se faz.

Qual é o problema de qualquer tipo de evento se associar a uma causa nobre? Até parece que se der prejuízo é a essa causa que a organização vai buscar dinheiro para pagar as despesas.

Ajuda a arranjar patrocínios? Ajuda, e que é que tem de mal? Ambas as partes ficam bem servidas, nem que seja pelo facto dessa causa nobre ser publicitada e as pessoas ficarem a saber mais sobre isso.

O pessoal vai para o October Loud todo fumar (sim, porque é disso que se fala)? É claro, (ainda) ninguém é impedido de o fazer. Toda a gente sabe que quem fuma tem grandes probabilidades de apanhar cancro, e então? São escolhas que essas pessoas fazem. Enquanto não for proibido cada um pode até chegar-se com um maço de tabaco e fumar aquilo tudo ao mesmo tempo e a associação em causa está lá para falar sobre isso, não é polícia nenhuma. Quem quiser pode decidir ficar e ver aquilo ou então ir-se embora.

Para acabar...

porque me interrogo sobre a natureza dessa associação

*ironia*São todos uns porcos capitalistas que organizam eventos desses. O objectivo deles não é ajudar à luta contra o cancro, é tudo uma fachada para uma cadeia de pescadores que quer conquistar o mundo através do dinheiro que ganham dos concertos de metal nos açores.*ironia*
RIC 23/09/2009 20:05
Qualquer um utiliza a estratégia que quer para organizar o quer que seja. Vejo também, uma forma de fazer abrir as mentes daqueles que têm uma ideia completamente errada dos metalheads, e todos nós sabemos que existe ainda muita 'burrice' por aí.
Quanto aos Morbid Death, já participámos em alguns eventos de solidariedade e não vejo nada contra isso. Agora, se porventura soubermos que estão a 'utilizar-nos' para colocar 'uns trocos na algibeira' (sem ser a algibeira de quem estamos solidários), meu(s) amigo(s)...a história será outra, oh, oh!!!
A honestidade e sinceridade fica muito bem e destestámos ser enganados. Escusam até de virem falar connosco para qualquer outro evento.

Mas,...não quero pensar que seja assim...

Abusarem do trabalho e boa vontade nossa, é que não!
Spell 23/09/2009 21:29
Eu, como um dos organizadores do festival October Loud 2009 Metal contra o cancro, estava até agora a tentar não responder a este tópico, e só o vou fazer em consideração aos Morbid Death e às restantes bandas, devido aos pensamentos e á mensagem que tentaram passar sobre o October Loud...

Garanto a todas as bandas e publico em geral que nós NÃO estamos aqui a tentar enganar ninguem ou a tentar meter dinheiro no bolso! Estamos aqui para divulgar e ajudar esta causa! Para alem disso estamos tambem a tentar dar mais visibilidade e oportunidades ás bandas locais como sempre fizemos desde 2007!
Nós ao contrário de muita gente somos pessoas de bem, com moral e ética!
Se ainda assim houver por parte das bandas, ou de qualquer outra pessoa ou entidade, a sensação ou a ideia de que metemos o dinheiro no bolso, terei todo o prazer de apresentar as contas do OL2009 pessoalmente!

Acho uma tremenda falta de respeito, de ética e moral, algumas pessoas colocarem em causa o trabalho dos outros, ainda por cima com o intuito de denegrir tanto o evento como as pessoas que o organizam.

Cumprimentos,
Miguel Santos
dark_fonix 23/09/2009 22:11
Quando se fala, convém partir-se de algum precedente. Ainda se a organização de tais eventos alguma vez tivesse mostrado algo de natureza duvidosa, compreendia-se a preocupação sobre esse assunto. Não havendo nenhuma razão para isso, mais duvidoso, ainda, é o "por trás" dessa preocupação, aparentemente inocente. A especulação é uma coisa muito porreira. Agora convém é ter um backup.

Hey, peace and love for everyone. xD
RIC 23/09/2009 23:38
Não houve qualquer tipo de precedente com os MD, no que toca a eventos de solidariedade e estou 100% convicto de que não será no OL2009. Esta nossa posição serve para todos os eventos e 'antes prevenir do que remediar'!
Agora, quando li o primeiro post, fiquei logo com a ideia de que o alvo seria o OL2009 porque num futuro muito próximo, será o evento de solidariedade que entrará em acção.
Este tópico, penso que não veio no melhor timing (se é que existe algum timing específico) porque fere susceptibilidades e lá o 'clima' aqueceu outra vez...

people got to respect one and each other. peace!

p.s. Spell, não quero ver as contas porque confio no OL2009 e no vosso nobre gesto. Falei de uma forma generalista e não no OL2009, em concreto, por isso utilizei a expressão 'se porventura...' Me don't wan´t no fucking misunderstandings, ok!?
Gouveia 24/09/2009 11:44
Efectivamente este é um daqueles tópicos aos quais não dá gosto responder... E isso porquê? Porque ao lê-lo nas entrelinhas, imadiatamente fica-se com a sensação que se trata de um "ataque". Ataque este que eu quero acreditar que é não mais do que de cariz PESSOAL..! Simple as that..!

Neste fórum somos (quase) todos suficientemente crescidos para sabermos separar o trigo do joio e apercebermo-nos do que é que é tido como correcto ou incorrecto. Eu não vou comentar as questões "tabagísticas" do October Loud aqui levantadas. Limito-me apenas a dar o meu parecer. E este passa pelo seguinte:

a) Estará porventura a haver um certo tipo de "competição" entre dois festivais..? Mas com que necessidade!?? Somos tão poucos neste "barquinho" MINÚSCULO que é o underground açoriano..!

b) Estarão as já referidas RAZÕES DE FORO PESSOAL a sobreporem-se às razões de cariz organizativo e/ou musicais..? Tal sendo verdade, custa-me a entender... Tanto mais porque ainda há poucos meses atrás os envolvidos em ambas as organizações/partes eram supostamente ou aparentemente amigos e parceiros unidos..!

Tudo isso deixa-me triste... muito triste..!Mas mais não direi neste tópico porque muito sinceramente acho que não vale a pena...

Ps: Deixo no entanto aqui uma nota a todos aqueles que, por não saberem ler e/ou interpretar comentários de outrém; Não percam o vosso tempo (que creio ser precioso..) a mandarem POSTaS "de pescada"....

Abraços a todos e "vemo-nos" num qualquer outro tópico.
RIC 24/09/2009 13:30
yep...infelizmente, dada a cenas deste tipo (conflitos, bláblá, bláblá), faço questão de não voltar a este fórum do metalicídio.com.

Vemo-nos por aí!!!

Thanx
HeadSkin 24/09/2009 16:09
HeadSkin escreveu:
Depois desse "discurso" , sou obrigado a concordar contigo Mario.
Na minha opinião fazer ligação entre eventos e causas nobres é uma maneira de "sacar" dinheiro às entidades.

Náo me referia ao OL.. mas sim aquele "Festival" que ouve nas portas... com Reamon etc..

Que trabalho está feito aqui....
acs_paul 29/09/2009 10:36
Se o evento é de prevenção ao cancro, quanto mais fumadores forem, melhor! A ver se aprendem alguma coisa...
metalsoulpt 29/09/2009 14:38
acs_paul escreveu:
Se o evento é de prevenção ao cancro, quanto mais fumadores forem, melhor! A ver se aprendem alguma coisa...

lol lol lol ora ai ta uma META lol lol quem fosse apanhado a fumar neste evento CONTRA O CANCRO devia pagar finos aos que mais perto estao... DE MULTA lol lol

lol lol evitasse o crancro nos pulmoes ....... fomenta-se o cancro do figado lol lol