Olá Woolfman!
Muito fixe curtires o modelo Thunderbird! Eu também sempre gostei muito dele e não descansei enquanto não comprei um. Claro que, por nunca ter experimentado, eu apenas gostava do seu aspecto (que considerava – e considero! - ser espectacular!). É um design já muito antigo e que na altura que foi apresentado ao público caiu como uma “bomba” pois era muito vanguardista.
Andei a sondar e numa viagem ao continente, fui a uma loja experimentar um. Fiquei desde logo (ainda mais) apaixonado..!! Apesar de se tratar de um instrumento passivo, os pickups têm um ataque fantástico..! Consegues tirar do instrumento um som muito redondo e com muito “corpo” quer toques com os dedos, quer com palheta.
É um baixo que até não é nada caro. E os preços continuam a descer (sobretudo nas grandes lojas da especialidade). Para te ser sincero, não sei se a versão Goth (que é a que eu tenho) ainda estará disponível mas caso não esteja, sempre podes optar por um modelo de assinatura Nikki Six.
Digo-te desde já que é um baixo algo pesado e tem a tendência a tombar o braço se o largares. A distribuição de pesos não é a das melhores mas esta característica menos boa deste instrumento é comum em todos os baixos e/ou guitarras de design semelhante. Pessoalmente eu nunca me preocupei muito com esta cena…
Caso invistas nesse modelo, aconselho-te é a montagem de uns straplocks pois rapidamente a correia sai fora do sítio e não se quer um baixo acabadinho de comprar estatelado no chão..ehehe.
A pintura fosca dá um toque muuuito fixe ao baixo mas convém evitar ao máximo a transpiração em contacto com o corpo do instrumento. É que tal acontecendo, rapidamente a pintura começa a ficar polida. Se tivesse um acabamento envernizado, a pintura teria uma maior durabilidade mas diga-se de passagem que também não teria metade da piada..

. Se não tiveres muita paciência para lidar com essas “mariquices”, aconselho-te então um modelo com a pintura tipo sunburst (que é envernizada).
Em jeito de conclusão, reforço que se trata de um instrumento muito bom. Não vendo o meu por nada! Se aquele já é tão bom, imagina só o que será o GIBSON Thunderbird…ui..!! No futuro tenciono comprar não só um destes, como mais um Epiphone com pintura sunburst.
Se tiveres mesmo interessado em avançar nisso, terei todo o gosto em fazer-te uma pequena demonstração com o meu Thunderbird. Basta combinarmos.
Abraço!