Passados dois anos desde a II Maratona de Rock, eis que o Coliseu Micaelense promoveu a terceira edição do evento. Uma sala carismática e boas bandas regionais fizeram parte da ementa.
Dia 1
PROPHECY OF DEATH
Os Prophecy fizeram a sua segunda aparição desde o "inesperado" regresso no October Loud e tiveram a tarefa de abrir as hostilidades e aquecer o público que ainda se encontrava frio. O som de início não estava grande espada, mas o Emanuel (técnico de som de frente) foi dando conta do recado e pouco depois o som já estava porreiro. Debitaram os seus clássicos, que souberam lindamente aos headbangers mais velhos, que durante a década de noventa, acompanharam a melhor fase da banda. De saudar o regresso e a manutenção do espírito desta banda.
NABLEENA
Os Nableena eram provavelmente das bandas mais aguardadas, pois fazia já algum tempo que não apareciam. Em boa hora o fizeram, pois a sua actuação foi bombástica. Filipe Vale (Opressive) na voz foi a surpresa, dada a ausência de Luís "Gazela". Guálter (bateria) tornou a demonstrar o porquê de ser já por muitos considerado um dos melhores (senão o melhor) baterista metal (e não só) regional e esta actuação soube-me ainda melhor, pois tive o privilégio de assistir quase na totalidade do backstage, uma vez que me preparava para entrar em palco a seguir.
SPANK LORD
Como é óbvio, não vou comentar a nossa actuação, apenas agradecer a disponibilidade e o empenho do João Bettencourt, que desde que soube que o João Cavalim não ia poder tocar devido ao seu problema de saúde, se prontificou para nos ajudar e sacrificando o seu tempo pessoal, em apenas 4 dias de ensaios, aprendeu 7 temas para poder tocar connosco. O nosso bem haja.
Para quem não viu e tem interesse, aqui ficam 3 temas:
Rocket http://www.youtube.com/watch?v=EAwYVNYiyMY
Rollercoaster http://www.youtube.com/watch?v=-BDfdEzOZS0
Unleashed http://www.youtube.com/watch?v=7hQVbfGgkqQ
Um grande obrigado também a todo o pessoal que esteve lá na frente a curtir connosco. Assim vale mesmo a pena! Rock on, bros.
STAMPKASE
Os Stampkase brindaram o público com uma excelente performance, aliada a um dos melhores sons da noite. Conseguia ouvir-se com distinção todos os instrumentos e pormenores, situação que foi uma mais valia para o concerto deles. Apesar de não ser apreciador do género, reconheço todo o trabalho que eles desenvolvem e estão de parabéns por isso. Foram os responsáveis pela maior movimentação do mosh lá na frente.
HIFFEN
Os Hiffen também eram daquelas bandas que já não apareciam há uns tempos e foram a maior e melhor surpresa da noite, sobretudo devido a presença da nova vocalista. Sinceramente, adorei! A banda ganhou uma nova vida, uma nova frescura e atitude. Grande voz e presença que a Diana tem. Pena mesmo foi grande parte do público já ter bazado e não ter presenciado, talvez, a melhor actuação de Hiffen que me vem à memória.
Dia 2
O segundo dia da Maratona começou com a péssima notícia do cancelamento da actuação de Morbid Death, o que me fez crer também que devido a esse motivo houvesse menos público nesse dia.
ANJOS NEGROS
A jovem banda das Capelas iniciou o espectáculo, mostrando a sua enorme rodagem e brindando o público com uma actuação irrepreensível. Tocaram alguns dos seus temas mais conhecidos, mostrando grande solidez e à vontade.
CROSSFAITH
Os Crossfaith são das bandas que mais têm saído neste primeiro semestre de 2009 e essa rodagem, devido à promoção do seu mais recente disco, faz com que a banda se mostre muito à vontade em palco, principalmente o Cadi, na minha opinião, um dos mais carismáticos vocalistas regionais da actualidade. Destaque para os temas "Moment" e "Gravedigger". Muito acima da média.
CONNECTION
Os Connection foram a surpresa da segunda noite, pois apresentaram-se numa vertente mais rock, do que o normal. Tiveram uma actuação fantástica e foi mesmo pena terem tocado para tão pouca gente, tal a qualidade apresentada. Muito, muito bom! Destaque ainda para o reaproveitamento do tema de Classic Rage, Disconnected que foi fantástico recordar.
PASSOS PESADOS
Os Passos Pesados acabaram por fechar o dia e foram altamente penalizados por isto... o seu concerto acabou por ser quase intimista, face à "meia dúzia" de pessoas que ficaram a assistir. Ainda assim, foram extremamente profissionais, mantendo sempre o espírito e a boa disposição. Mereciam melhor sorte, pois estão a atravessar um bom momento. Penso que ganharam muito em prescindir das teclas e a aposta numa toada mais rock, menos pop, é sem dúvida o melhor caminho a seguir. Foi assim que os conheci na década de 90 e fico contente por vê-los regressar à fórmula de 2 guitarras, baixo e bateria.
Em jeito de conclusão, há que dizer que foi uma boa iniciativa, mas há que repensar o futuro... O Coliseu, infelizmente, é grande demais para as nossas bandas. No primeiro dia ainda conseguimos meia casa, mas o segundo dia foi desolador... assim os responsáveis verificam que não vale a pena e as iniciativas morrem.
III Maratona de Rock @ Coliseu Micaelense - Dias 1 e 2
Negative
27/05/2009 01:23
Nuno Costa
27/05/2009 02:34
Fico triste ao ler o teu último parágrafo. Por compromissos "musicais" não pude estar presente, e só agora fico a saber, a fundo (até graças à tua mais aprofundada review), como decorreu a segunda noite.
Se este é um ano de crise (discutível para alguns) e se desistiu de apostar em eventos mais dispendiosos por haver menos verbas, articulada com o facto de mesmo com artistas internacionais de Metal não se encher a casa... O facto da Maratona Rock ser menos dispendiosa também não sei até que ponto pode valer para a sua continuação.
Se este é um ano de crise (discutível para alguns) e se desistiu de apostar em eventos mais dispendiosos por haver menos verbas, articulada com o facto de mesmo com artistas internacionais de Metal não se encher a casa... O facto da Maratona Rock ser menos dispendiosa também não sei até que ponto pode valer para a sua continuação.
zedative
27/05/2009 10:20
Já tinha saudades das tuas reviews Negative
Bem, senti que a maratona perdeu um pouco da magia de outrora, grandes bandas, das melhores de cá, contudo ficou a meu ver abaixo dos anos anteriores, talvez pelo conceito estar um pouco diferente das duas versões anteriores, e também pelo público não estar tão receptivo como antigamente.
Contudo é algo que deveria continuar, sem dúvida alguma
Bem, senti que a maratona perdeu um pouco da magia de outrora, grandes bandas, das melhores de cá, contudo ficou a meu ver abaixo dos anos anteriores, talvez pelo conceito estar um pouco diferente das duas versões anteriores, e também pelo público não estar tão receptivo como antigamente.
Negative
27/05/2009 17:19
Já tinha saudades das tuas reviews Negative
Ehehe Thanks! Por acaso é coisa que gosto muito de fazer e é mais um pequeno contributo à nossa causa.
Sim, sem dúvida, mas num local mais pequeno... Infelizmente não me parece que o Coliseu seja o local mais adequado a estas iniciativas. A prova está à vista. Quem esteve presente no 2ª dia, viu bem o quão desolador foi...
blash
27/05/2009 23:02
como disse o zedative, penso que a mudança de conceito também foi muito responsável pelo resultado diferente da maratona de rock...nao no total, mas em grande parte...
HeadSkin
27/05/2009 23:15
Isso é tudo uma grande conspiração!
Rui Pedro
28/05/2009 22:24
Excelente review Negative!
Infelizmente mais uma vez não pude assistir...
O formato deixa-me desde logo de fora, é que já sei se for, não vou ser capaz de sair a meio...
Pois, o Coliseu... para este fim (Metal), não gosto, nunca gostei...
Infelizmente mais uma vez não pude assistir...
O formato deixa-me desde logo de fora, é que já sei se for, não vou ser capaz de sair a meio...
Pois, o Coliseu... para este fim (Metal), não gosto, nunca gostei...
Gore
29/05/2009 00:17
Boa review Negative.
Gostava só de referir que qualquer recinto é bom para o metal. O material é que provavelmente tem de ser adaptado, mas não me venham dizer que as bandas de metal têm todas que ir tocar para o coral de S. José só porque é pequeno, e tem bom som.
O metal tem que ir mas é para todo o lado. Festas populares, estádios de futebol, anfiteatros, teatros, coliseus, coretos, etc, etc, etc. Quanto mais se tocar, melhor ficam os técnicos e o material.
O Coliseu é um verdadeiro espectáculo! Até parece que não estamos a falar das melhores salas de espectáculos que a nossa cidade tem... Desde a porta de entrada até ao palco, camarins, etc,etc é tudo de excelente qualidade. Ou vamos voltar para os atrelados das vacas?
Jesus... Daqui a pouco vai cada técnico de som fazer um recinto só para o som dele. Fecha-se numa redoma, e é o orgasmo do som perfeito.
São todos uns audiófilos, e depois vai-se a ver e têm todos no pc wma de 128kbps.
Eu digo-vos, as condições que os músicos tiveram nesta maratona foram das melhores!
Parabéns as técnicos que de certeza que fizeram o seu melhor, e do que ouvi o som estava muito bom (stampkase, Connection) fora. E dentro do palco como já o Gouveia disse, estava muito bom! Não fosse o técnico o Luisinho...
Gostava só de referir que qualquer recinto é bom para o metal. O material é que provavelmente tem de ser adaptado, mas não me venham dizer que as bandas de metal têm todas que ir tocar para o coral de S. José só porque é pequeno, e tem bom som.
O metal tem que ir mas é para todo o lado. Festas populares, estádios de futebol, anfiteatros, teatros, coliseus, coretos, etc, etc, etc. Quanto mais se tocar, melhor ficam os técnicos e o material.
O Coliseu é um verdadeiro espectáculo! Até parece que não estamos a falar das melhores salas de espectáculos que a nossa cidade tem... Desde a porta de entrada até ao palco, camarins, etc,etc é tudo de excelente qualidade. Ou vamos voltar para os atrelados das vacas?
Jesus... Daqui a pouco vai cada técnico de som fazer um recinto só para o som dele. Fecha-se numa redoma, e é o orgasmo do som perfeito.
São todos uns audiófilos, e depois vai-se a ver e têm todos no pc wma de 128kbps.
Eu digo-vos, as condições que os músicos tiveram nesta maratona foram das melhores!
Parabéns as técnicos que de certeza que fizeram o seu melhor, e do que ouvi o som estava muito bom (stampkase, Connection) fora. E dentro do palco como já o Gouveia disse, estava muito bom! Não fosse o técnico o Luisinho...
Nuno Costa
29/05/2009 01:12
Embora possa parecer suspeito, quero apenas dizer que concordo plenamente com o João. Pah brutal aquilo - as últimas vezes que tenho actuado tem sido no Baía (do qual curto imenso também o ambiente), por isso talvez o "choque" tenha sido maior desta vez quando subi ao palco do Coliseu. Pah conforto em cima do palco... txuuu (mesmo assim damos pregos, mas isso é outra história lololol), mas ali até a roupa estremece!
O som para fora pode nem sempre ser o melhor. Já sabemos que a sala é complicada mas já ouvi bom som de Heavy Metal no Coliseu, pelo menos ao meu ouvido. Não nos esqueçamos que muitas vezes tem também a ver com o tipo de equalização que o músico usa, com a forma como um baterista ataca seja bombo, caixa, pratos (a qualidade dos seus pratos também influenciarão... ah e a qualidade e afinação das peles disponíveis) e muitas mais coisas que nem sonhamos. Por falar em peles, olhem, mestre Emanuel é que deu um jeitinho precioso no som das das baterias lá disponíveis. Cada músico está feito ao som que tem da sua bateria na sala de ensaio e depois não sabe como atingir um bom som numa sala daquelas. Eu falo por mim, eu estava muito lento no processo e, no fim de contas, o Emanuel é que afinou a bateria cor-de-rosinha que lá estava (não, não era branca lol) e penso que a da esquerada (do Gualter Couto) também.
Enfim, coisas que se calhar escapam ao conhecimento das pessoas e também não acho justo a forma veemente como falam dos técnicos.
Mas voltando ao comentário do João, realmente acho que qualquer sala é boa se tiver o devido tratamento. O Coliseu precisava de uns ajustes, mas acho que as suas características não são aberrantes. Quanto à sala ser grande? Opah, pronto, não há bela sem senão. A sala é fantástica os metaleiros é que não são suficientes para criar o ambiente. Mesmo assim gosto de ver um espectáculo ali.
O som para fora pode nem sempre ser o melhor. Já sabemos que a sala é complicada mas já ouvi bom som de Heavy Metal no Coliseu, pelo menos ao meu ouvido. Não nos esqueçamos que muitas vezes tem também a ver com o tipo de equalização que o músico usa, com a forma como um baterista ataca seja bombo, caixa, pratos (a qualidade dos seus pratos também influenciarão... ah e a qualidade e afinação das peles disponíveis) e muitas mais coisas que nem sonhamos. Por falar em peles, olhem, mestre Emanuel é que deu um jeitinho precioso no som das das baterias lá disponíveis. Cada músico está feito ao som que tem da sua bateria na sala de ensaio e depois não sabe como atingir um bom som numa sala daquelas. Eu falo por mim, eu estava muito lento no processo e, no fim de contas, o Emanuel é que afinou a bateria cor-de-rosinha que lá estava (não, não era branca lol) e penso que a da esquerada (do Gualter Couto) também.
Enfim, coisas que se calhar escapam ao conhecimento das pessoas e também não acho justo a forma veemente como falam dos técnicos.
Mas voltando ao comentário do João, realmente acho que qualquer sala é boa se tiver o devido tratamento. O Coliseu precisava de uns ajustes, mas acho que as suas características não são aberrantes. Quanto à sala ser grande? Opah, pronto, não há bela sem senão. A sala é fantástica os metaleiros é que não são suficientes para criar o ambiente. Mesmo assim gosto de ver um espectáculo ali.
Negative
29/05/2009 14:06
Bem dito, Nuno. O melhor som de metal que já ouvi no Coliseu tem sempre o Emanuel nos comandos. Não é preciso dizer mais nada, pois não? Ele sabe o que faz
cavalo
30/05/2009 01:18
bem gostava de ter ido mas nao consegui, no dia ke ia actuar fui para o bloco operatorio que felizmente correu bem, pelo que ouvi falar o som estava impecavel pena foi nao ter ido mt publico espero ke pro ano haja mais e com mais publicidade, acho ke foi o aspecto ke faltou.
Gouveia
06/06/2009 14:01
HeadSkin
06/06/2009 14:05
arranja uma foto maior... não se vê nada xD
Eles actuaram no OL ....
mas sim foi muito tempo parados.... não é muito a minha onda mas muita sorte para o seu regresso....
Gosto do penteado do vocalista eheh
Eles actuaram no OL ....
mas sim foi muito tempo parados.... não é muito a minha onda mas muita sorte para o seu regresso....
Gosto do penteado do vocalista eheh
cavalo
08/06/2009 16:42
É igual ao teu HeadSkin lolol
HeadSkin
08/06/2009 17:02
por isso é que gosto eheh