Metalicidio Logo

A Dream of Poe - Entrevista Feedback

Spell 14/05/2009 21:36
Como parece que a entrevista nao xegou a todos aqui vai ;)

A Dream of Poe - “Um sonho adormecido pela melancolia”
Saído de um universo melancólico e fantasioso, A Dream of Poe, projecto a solo de Miguel Santos, surge no panorama musical açoriano como único e inovador. Som dotado de peso, lentidão e sentimento, onde a tristeza acompanha cada nota, como se de um choro se tratasse.

A Dream of Poe marca o metal regional pela diferença. Em que conceito recai a vossa música?
Recai sobretudo na simplicidade e na procura de expressar o máximo de sentimentos possíveis.
No fundo, resume-se a deixar sair a música naturalmente sem forçar. Se não me sentir apto a compor, simplesmente nao componho. Se, por outro lado, sentir que tenho de compor, colocar música para fora, assim o faço.
A Dream of Poe conta ainda com a participação importantíssima de Paulo Pacheco, que com as suas excelentes letras e voz consegue complementar na perfeição os sentimentos que tento exteriorizar.
Considero-me um músico simples, sem grandes conhecimentos técnicos. Também não tenho ambição de me tornar um “guitar hero” ou algo do género, e isso é notório nos temas de ADOP. Tento explorar ao máximo e tirar partido das minhas próprias limitações e no final é quase como se não existissem.

“Sorrow for the lost Lenore” sairá a 16 de Maio. Fale-nos um pouco desse registo.
Sorrow for the lost Lenore é um trabalho em que os temas originais já têm cerca de 2 anos mas só agora, e devido a várias contigências, foi possível terminar. Não considero que com este atraso os temas tenham perdido a sua validade. Considero até que foi extremamente benéfico e isso permitiu dar alguns pequenos retoques aos temas.
Apesar dos retoques, mantive-os como eram originalmente, mas um tanto ou quanto mais lentos comparativamente com a nossa execução ao vivo. O trabalho inclui ainda duas covers: For My Fallen Angel (My Dying Bride) e Gentle Whisper (Morbid Death).

Está também a ser preparado um novo trabalho de estúdio com lançamento previsto para Outubro. Com que podem contar os fãs de A Dream of Poe?
Podem contar acima de tudo com a mesma simplicidade, mas numa toada mais arrastada, melancólica e até monolítica. Os novos temas são consideravelmente mais longos que os anteriores, contudo tive em conta a dinâmica na hora das composições, para que dessa forma não se caia no campo da monotonia, embora considere que a monotonia faça, de certa forma, parte do Doom Metal. Presentemente, acho que “Sorrow For the Lost Lenore” é a prioridade, visto ser o meu primeiro trabalho de estúdio após a demo “Delirium Tremens”.

Foi também vossa opção não voltar a tocar ao vivo. Porquê?
Esta decisão foi tomada com base em diversos factores que passo a citar. A Dream of Poe até hoje apenas se apresentou ao vivo, pois criei o festival “October Loud” juntamente com o meu caro amigo Cristóvão. O primeiríssimo objectivo com a criação do “October Loud” era bem claro: queria tocar ao vivo com o meu projecto a solo, uma vez que nunca houve nenhuma entidade que me convidasse para tocar nos seus eventos. A partir daí, os objectivos do “October Loud” alargaram-se naturalmente até chegar ao que é hoje: um festival dedicado às nossas bandas. Mas, como músico, gosto de ter espaço e tempo para me preparar e relaxar de modo a me concentrar antes de subir ao palco e como eu e o Cristovão éramos os únicos a controlar e organizar o festival, a situação tornou-se cansativa e acabei sempre por subir ao palco às pressas.
Outro facto que me fez tomar esta decisão foi a falta de público em São Miguel para este estilo de música. Actualmente os gostos cá passam a muitas milhas do Doom Metal. Bem... os actores estão cá, a peça está ensaiada, mas, para haver teatro, tem de haver público.
Por último, não sei até que ponto o meu futuro a curto prazo passa aqui pelos Açores... portanto, encontro-me neste momento em “Hold Short runway 12”.

Quais são os vossos projectos para o futuro?
Bem para já, quero fazer chegar o nome “A Dream of Poe” ao máximo de pessoas possíveis. Um dos factores que me fazem disponibilizar gratuitamente o EP “Sorrow For the Lost Lenore” é mesmo a maior facilidade com que o EP chegará aos possíveis interessados.
Após o lançamento do EP irei continuar as gravações do próximo trabalho e depois disso logo se verá.

Também é sabido que o Miguel possui outros projectos à parte de ADOP, nomeadamente a nível de organização de eventos. Pode adiantar algo?Para já na M9Events temos vários projectos em mão, sendo como é óbvio o “October Loud” o principal e mais relevante, que já começou a dar alguns passos para a realização da sua terceira edição. Devo referir que já temos uma banda confirmada como cabeça de cartaz, que creio que será do agrado de muitos.
Temos confirmado também o evento “SPS Alive” que é um festival de reduzidas dimensões, no qual as bandas que gravaram na SPS terão oportunidade de tocar ao vivo. O “SPS Alive” contará com 2 dias de concertos, sendo um deles em formato acústico.
Temos também em mão o “Band Aid” e, apesar de termos ficado sem o espaço que estavámos a usar para fazer o evento, este não foi colocado de parte e estamos a fazer esforços para voltar ao activo.
Por fim, temos ainda outro evento a realizar com a participação de várias bandas regionais, mas ainda não posso revelar detalhes.
De notar que todos estes eventos não têm fins lucrativos, à excepção do October Loud, cujo lucro será revertido para caridade.

Como acha que se encontra o metal praticado na região?
Tem-se assistido recentemente a muitas bandas apostarem em gravações de qualidade e na sua divulgação. Penso que logo por aí é um ponto a favor, parece que finalmente começam a encontrar o caminho.

Na sua opinião o que falta no metal regional?
Pessoalmente, penso que o que falta no cenário metaleiro é um maior apoio financeiro para as bandas, o que actualmente é quase inexistente. Claro que as bandas também têm de mostrar trabalho, mas o que me parece que acontece é a banda mostrar trabalho, mas retorno só mesmo a sensação de se ter feito um bom concerto ou um bom trabalho.

By Insence aqui do forum lol
acs_paul 15/05/2009 20:48
Já tava pra pedir essa entrevista a alguém... muito bom. Força com essa banda, A Dream Of Poe é das bandas que mais curto de cá. :wink:
Gouveia 26/05/2009 15:43
Tenho dois exemplares a mais. Posso disponibilizá-los a quem quiser :wink: .
acs_paul 26/05/2009 18:39
Alguem sabe se já saiu a desse mês? Isso como é? É de graça nas bombas de gasolina? :) 8)
Inscence 26/05/2009 21:31
acs_paul escreveu:
Alguem sabe se já saiu a desse mês? Isso como é? É de graça nas bombas de gasolina? :) 8)

Saiu dia 14... esqueci-me de te avisar... :roll:
Tens destaque :)
Sim, encontras nas bombas de gasolina. Costumo deixar na universidade alguns exemplares, mas este mês não tive acesso a muitos.
acs_paul 26/05/2009 22:29
eheh.. cool :D
:D manhã vou ver se encontro isso ^^ tks 8)