Metalicidio Logo

Sem tecto...

Picoto 04/05/2009 14:52
Já tentei falar com professores mas nunca me deram uma resposta completa e decente.
A constituição portuguesa e a carta dos direitos humanos proíbem a existência de pessoas sem tecto, pedintes...
Mas eles continuam a existir, cada vez mais...
Que achas do assunto?
me-metal 04/05/2009 15:15
A mha opinião n é lá mt bonita, eu sei...
ms ness assunto, sou mm frio....
Axo k ktas + regalias se der, + sem tecto vão aparecer....ou permanecer....
Lembro-m d um gajo k mendigava perto da igreja da matriz...tha um filho a estudar no continent...lolol (wtf?)
N k n tha pena e tal...ms é k n vejo essas "ajudas" como algo k esteja a solucionar o problema....
Tha era d haver um sistema k os metess a trabalhar d novo...e kem n kisess, ficava provado k n valia a pena tar c + coisas....
acs_paul 04/05/2009 15:44
Picoto escreveu:
Já tentei falar com professores mas nunca me deram uma resposta completa e decente.
A constituição portuguesa e a carta dos direitos humanos proíbem a existência de pessoas sem tecto, pedintes...
Mas eles continuam a existir, cada vez mais...
Que achas do assunto?

Muitas vezes são escolhas que essas pessoas fazem... a sério... pode parecer estúpido, mas a verdade é que muitos nem se importam já de estarem onde estão e até podemos pegar por uma de liberdade.
Quanto ao governo e à constituição, as "casas" estão lá, os bancos alimentares estão lá... muitos é que não querem.

Claro que há os casos mais tristes de grandes injustiças por parte dos governos, tipo pessoal que ficou inválido por esta ou aquela razão e o estado acha que não merecem nada... isso aconteceu com muitos do Ultramar, por exemplo... :? 8)
Picoto 04/05/2009 15:50
Foi apenas a essa conclusão que cheguei.
Pois, está claro que existe sempre essa questão.
Não podemos obrigar ninguem a ter um tecto e a viver em sociedade.
Se ela não quer...
Mas sendo assim a constituição é subjectiva, muito subjectiva. Penso que não devia ser assim. Mas também existem verdadeiros desalojados, que vivem do que lhes dão, porque a vida simplesmente não funcionou bem.
Que é que se pode fazer por esses homens e mulheres?
É uma vergonha que uma das mais ricas ruas de lisbboa seja invadida por vagabundos ao ponto de dormirem em tudo que é portas de estabelecimento. É algo mesmo feio de se ver
Picoto 04/05/2009 15:54
Com os cocktails que lhos injectavam era mesmo para ficarem inválidos...
A capacidade para o estado olhar para o outro lado é gigantesca.
E o outro lado curiosamente beneficia-os sempre.
É mais barato não ajudar que ajudar...
acs_paul 04/05/2009 15:58
Picoto escreveu:
É uma vergonha que uma das mais ricas ruas de lisbboa seja invadida por vagabundos ao ponto de dormirem em tudo que é portas de estabelecimento. É algo mesmo feio de se ver

Quanto mais evoluída for uma cidade, mais sem-abrigos vai ter... é um facto. 8)
Picoto 04/05/2009 16:08
Por isso mesmo, há que arranjar uma solução...

Digo eu

Cumprimentos
Gore 05/05/2009 00:08
Isso é um assunto para sociólogos, psicólogos e assistentes sociais.
Quanto à constituição e a carta dos direitos, só mesmo lendo o que está lá escrito para ter uma ideia do enquadramento legal. Mas se é mesmo assim preto no branco como dizes, parece-me a mim que é algo utópico mas digno de registo.
blash 05/05/2009 01:31
por vezes, quem chega às soluções nao sao os entendidos na matéria...

ainda há 4 meses promovi, com a ajuda aqui do metalicidio e da FAJA uma campanha de solidariedade para agasalhar os mais pobres...a ajuda (não do governo, mas sim de quem realmente se preocupa) não foi muita, mas consolou ver uns quantos sorrisos nestas ruas de amargura...o que me fode é a quantidade de pessoal que vê e não finge ver, que pede a alguns, mas não ajuda outros!

Triste sociedade canibal
Spell 05/05/2009 09:11
Desculpa por discordar kride, eu já estive em várias cidades europeias bem mais evoluidas que Lisboa e nunca vi a quantidade de sem-abrigos por m2 que vejo em Lisboa. Posso-te dar exemplo da ultima cidade em que estive, Copenhaga, foi a segunda vez que lá estive e tive lá mais de uma semana por isso conheço relativamente bem a cidade. O unico sitio em que via sem-abrigos era na entrada principal de uma rua de comercio, deitavam-se em frente ao Mac, mas todos os dias lhes levavam comida. Pedintes... ninguem vem ter contigo a pedir dinheiro, trabalham pra isso, uns metem-se na rua a tocar guitarra e a cantar, outros a tocar acordeão ou até mesmo violino, outros até optam pelo ilusionismo... cheguei a Lisboa não podia tar numa esplanada sentendo sem que nao me viessem chatear umas quantas vezes... enfim... culturas e modos de pensar diferentes...

acs_paul escreveu:

Quanto mais evoluída for uma cidade, mais sem-abrigos vai ter... é um facto. 8)
acs_paul 05/05/2009 19:00
^^^ Copenhaga por essa altura do ano deve ser bem fria pra eles andarem nos camins, nao? :lol: :lol:
Tou brincando...
Realmente os países do norte da Europa estão muito, mas muito mais evoluídos em termos de educação do resto do mundo, a sério... isso passa também por aí. :wink: 8)
Picoto 06/05/2009 11:03
Portugal está a caminhar para um rumo...
E isso como o spell testemunha, VÊ-SE!
E como já disse antes, o estado olha sempre para o outro lado, o lado que curiosamente os beneficia, sempre.
Já estive mais longe de ir pra Finlândia Suécia ou Noruega realmente...
Como o spell diz, mais uma vez, nem numa p*** duma esplanada posso tar a vontade...
Quanto à constituição:

Artigo 16.º
(Âmbito e sentido dos direitos fundamentais)

1. Os direitos fundamentais consagrados na Constituição não excluem quaisquer outros constantes das leis e das regras aplicáveis de direito internacional.

2. Os preceitos constitucionais e legais relativos aos direitos fundamentais devem ser interpretados e integrados de harmonia com a Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Se é utópico, que façam usem isto como base para um filme de ficção científica com isto e não para a base de um país.
Negative 06/05/2009 11:26
Quanto à legislação, não estou por dentro do que diz em relação a este assunto. Mas há casos e casos e posso garantir que em algumas situações, as pessoas estão nas ruas porque QUEREM. Tenho conhecimentos em instituições sociais e sei de "sem abrigos" que foram levados para casas de recolhimento e como têm de cumprir horários e não podem beber, preferem estar na rua. Em relação a estes não tenho pena.

Claro que há pessoas que sofrem grandes infortúnios na vida e que perdem tudo. E são essas que mais precisam de ajuda.

Em relação a Ponta Delgada, acho inadmissível existerem sem abrigos. Somos uma cidade minúscula e esses deviam ter um maior acompanhamento.
Picoto 06/05/2009 14:07
[Quanto à legislação, não estou por dentro do que diz em relação a este assunto. Mas há casos e casos e posso garantir que em algumas situações, as pessoas estão nas ruas porque QUEREM. Tenho conhecimentos em instituições sociais e sei de "sem abrigos" que foram levados para casas de recolhimento e como têm de cumprir horários e não podem beber, preferem estar na rua. Em relação a estes não tenho pena.]

Não vou dizer que não tenho pena, era so cá o que faltava instituições a distribuirem álcool a quem precisasse, mas concordo plenamente contigo. Se não queres ajuda, não te vou ajudar. Deste me até uma boa ideia para um novo tópico...

Cumprimentos
Gouveia 19/06/2009 11:11
O frio do inverno de Copenhaga afasta os pedintes das ruas.. Arrisco dizer que tal aspecto pode contribuír (de forma muito positiva, obviamente) para a diminuição do número de pessoas sem-abrigo. Por cá, como o clima é mais "fixolas" 8) , o pessoal deixa-se estar "à sombra da bananeira" sem fazer pela vida...!! Se o frio apertasse MESMO, aí veríamos garantidamente muito pedinte a tentar mudar de vida...! Oh yeah... :?