Metalicidio Logo

Ruben Correia@ Açoriano Oriental

jezebel 15/11/2008 15:31
A quem interessar saiu hoje entrevista no Açoriano Oriental com o grande senhor Ruben Correia (ex Obscenus / Morbid Death).
Aconselho mesmo a quem gosta/seguia a banda Obscenus a ler!;)
*
João Arruda 15/11/2008 15:31
E por aqui para quem não tem acesso ao AO? ;)
metalsoulpt 15/11/2008 22:18
:) tentai ir á ediçao online tirar a entrevista.. mas o melhor que consegui foi neste formato..

Enjoy....

“Não há nada melhor que tocar guitarra”

o “ao”esta semana esteve à conversa com ruben correia, guitarrista de 2003 até ao início deste ano da banda “morbid death” e no ano de 1993 na banda de gothic/doom intitulada “obscenus”.

Faça uma review da sua vida no mundo da música…Eu já ouvia música mas na adolescência comecei a ouvir umas bandas de Heavy Metal, um pouco influenciado pelo Gonçalo Moniz, um colega meu de já alguma data. Na altura ele tocava guitarra e começou a ensinar-me a dar os primeiros toques. A partir daí comecei a gostar bastante de tocar e até começamos a fazer um pequeno projecto. Na altura também havia os ensaios da banda Morbid Death e eu ia lá assistir e, aquele gosto de concertos e ensaios começou aí. Depois começamos a trabalhar com mais força e ver que podíamos fazer algo mais interessante. Fomos sempre avançando e isso originou a primeira banda em que estive, os Obscenus. Fizemos algumas músicas bastante interessantes e avançamos bastante no meio underground na altura e foi algomuito interessante para mim. Entretetanto a banda acabou porque eu fui estudar para o Continente, cada um seguiu os seus caminhos, estive quatro anos a estudar no Continente e quando vim de novo para a ilha tive o convite em 2003 para tocar nos Morbid Death, com muito meu agrado e estive lá até o inicio deste ano.

Então de certo modo foi “lançado” para a guitarra por este seu amigo…
Sim, como este meu colega na altura tocava guitarra foi aquilo que ele me ensinou. Primeiro tive uma guitarra clássica e depois então ao juntar dinheiro a guitarra eléctrica.

Gostava de aprender outro instrumento?
Bateria é outro dos instrumentos que eu até gostava de aprender.

Quais as suas maiores influências?
Ao longo dos anos vão aparecendo projectos muito bons, mas há umas bandas que admiro bastante nomeadamente os Dream Theater, Rhapsody, Testament...também gosto de peças clássicas, agora recentemente Within Temptation. O estilo gótico, emo, The 69 eyes também é uma banda que eu admiro.

E a nível de guitarristas...
Por acaso não tenho um guitarrista que me influencie mais, mas sim a banda no todo. Nunca segui nenhum guitarrista nem nenhuma linha em especial.

Com a saída de Morbid Death pretende continuar no mundo da música?
Sim, acima de tudo eu sou guitarrista. É lógico que estando numa banda e mostrar a nossa música ao público é simplesmente espectacular. Só que eu sou guitarrista, é algo que quando chego a casa mesmo tendo uma profissão que tem um desgaste muito grande, ao chegar a casa não há nada melhor que tocar guitarra e descontrair um pouco.

Acompanha algum projecto musical regional?
Nos últimos tempos não, sei que têm aparecido novas bandas e até bandas antigas como é o caso de Prophecy of Death uma banda que na altura tinha algum carinho e outros elementos que na altura formavam os Blackmass que agora lutaram e estão em outras bandas só que ainda não tive oportunidade de os ver. Fora essas bandas vejo um ou outro nome diferentes ou até então desconhecidos só que não tenho oportunidade de ir aos concertos. Na altura acompanhava os Morbid Death e pouco mais, também os concertos nesta terra são um pouco difíceis mas já foi pior. Tem vindo a melhorar ao longo do tempo...

Pontos positivos e negativos ao longo dos anos como músico...
Vou começar com os negativos, as dificuldades que nós temos que foram muito piores há uns anos atrás, hoje em dia há muito mais facilidades. Mas é dificil estar a trabalhar e depois não há o reconhecimento, não há o apoio das nossas entidades. Estou-me a recordar, por exemplo, de quando estava em Morbid Death, sempre que vinha uma banda de fora não metiam nenhuma banda a abrir. Há muita banda cá, podiam ajudar ou mesmo haver uma mini tourné pelas ilhas no verão por exemplo, os custos não são muitos. Há sempre da parte das entidades criticar as bandas de cá. A altura da separação da banda Obscenus e também um bocado a saída de Morbid Death mas fora isso os pontos positivos prevalecem. Houveram muitas alturas de altos e baixos mas sempre com vontade de vencer, vontade de tocar e nunca pensando que ia chegar ao estrelato. Na altura chegavam cartas a casa de vários pontos do mundo era interessante e gratificante ver as pessoas a gostar do nosso trabalho.

Momentos mais marcantes...
Na altura da minha primeira banda Obscenus foi a primeira tourné que realizamos no Continente, foi muito interessante, até gravamos uma demo-tape foi muito positivo. Foi também muito positivo o meu primeiro concerto com os Morbid Death que é uma banda que admiro bastante, foi a banda que fez com que o gosto pelo heavy metal crescesse e assistir aos seus ensaios só pensava que queria ser como eles e tocar assim e quando recebi o convite e toquei com eles foi um momento mesmo muito marcante.

Concertos mais marcantes…
Como executante: Houve concertos muito bons, da minha primeira banda que foi o concerto em que no mesmo dia tocou Palma’s Gang, tinha umas 4000/5000 pessoas a assitir, muita gente e apesar de ser uma banda de Metal muita gente gostou do concerto o que foi algo mesmo muito gratificante porque a maioria das pessoas estava para ver Jorge Palma e gostaram muito do nosso concerto. Um outro concerto foi com Morbid Death, na gravação do DVD em Agosto de 2005, foi um concerto muito interessante.

E como ouvinte?
Há um que me marcou bastante Dream Theater no Coliseu do Porto, isto foi em 2002/2003, marcou-me muito este concerto mesmo pelo tamanho da banda que é. Houve um outro concerto que gostei bastante e em que eu não estava nada à espera de uma banda de Black Metal, os Immortal e que me surpreendeu muito pela positiva: a presença em palco, a maneira de tocar, o público foi mesmo muito bom.

Como analisa a sua evolução como músico desde a primeira banda até então?
Tem sido sempre uma evolução continua, no entanto, posso salientar que nos primeiros anos a evolução foi mais notável já que tinha mais tempo disponível para exercitar e ensaiar, as responsabilidades eram outras, estudar e pouco mais.

Quer destacar alguns músicos com quem tenha gostado mais de trabalhar?
Todos os músicos com quem trabalhei são especiais, seria injusto salientar um ou outro. Cada um tem a sua maneira peculiar de estar na música e na vida. Mas posso destacar um músico que nunca trabalhou comigo (até agora) que tenho muita consideração, é um excelente músico e amigo e por vezes não é bem compreendido no nosso panorama musical, o Luis H. Bettencourt.

O que acha do panorama musical Açoriano?
Neste momento estou um pouco fora do nosso panorama musical, mas sei que tem aparecido boas novas bandas e que infelizmente acabam num fechar de olhos, na minha opinião, esta situação podia ser evitada se os musicos não tocassem em diversas bandas ao mesmo tempo, a concentração numa banda só é muito importante; também têm que se concentrar só na musica e deixar o management para outra pessoa por exemplo um amigo ou familiar, Até que hoje em dia temos mais oportunidades para dar espectáculos, com novas salas para bons concertos, estou a lembrar-me da Baia dos Anjos, Red Hot, H2O ou mesmo o Coliseu, esta última, mais antiga mas que tem apoiado bastante as bandas açoreanas, é mais que uma razão para as bandas terem mais vontade em tocarem e evoluirem. Tenho que também salientar que o público tem melhorado bastante, já se nota pessoal com gosto em ouvir as bandas, conhecedores dos temas, com vestuário adequado e com atitudes positivas.

Para além da música que outras paixões tem?
A minha profissão, enfermagem, que apesar de desgastante é muito nobre, também gosto de ir ao cinema, sair com amigos num convívio e jogar Playstation.

O que tem ouvido ultimamente?
Neste momento tenho ouvido Amaseffer - Slaves For Life; Atrocity-Werk80II; Shakra-Infected; The 69 eyes-Angels; Dream Theater-scenes from a memory; Within Temptation-Black Symphony.

3 bandas:
Dream Theater
Rhapsody
Testament

3 albuns:
“Mutter”: Rammstein
“Infected”: Shakra
“Awake”: Dream Theater

O desejo do renascer da banda de Gothic/Doom “Obscenus”

Ruben Correia quando questionado da hipótese de fazer renascer a banda que criou no ano de 1993 diz “Agora que saí dos Morbid Death, gostava de fazer algo interessante com esta banda”, acrescenta ainda “As coisas estão verdes, ainda não falei com nenhum dos outros elementos mas estou a pensar fazer alguma coisa. Talvez para gravar um álbum, só aquilo que faltou pois até tínhamos um contrato discográfico na altura em que a banda se separou.”
“A banda separou-se, as pessoas cresceram, umas seguiram o rumo musical, outras não..vamos conversar e ver se seguimos alguma linha engraçada”, conclui o músico.

Elementos:
Voz: Marco Sousa
Baixo: Miguel Ramos
Guitarra ritmo: Pedro Agrelos
Guitarra Solo: Ruben Correia
Bateria: Marco Martins
Teclados/ voz: Tiago Dias

Discografia:
Salvatore - Demotape (1996)
Nocturnus Exordio - Demotape (1997)

Filipa matos
Rui Pedro 17/11/2008 11:22
Mário, obrigado por disponibilizares a entrevista...

Obscenus de volta?!

Era bom... :wink:
Spell 17/11/2008 11:35
Senhor Marim, editei o teu post salientando as perguntas e tal para se perceber melhor, espero que nao te importes.
Abraços!
Gouveia 17/11/2008 11:43
Ao ler o jornal logo pela manhãzinha fiquei com a sensação que às tantas ainda é/será possível ver reunidos uma vez mais os Obscenus..!! Seria ouro sobre azul..!! A ver vamos.... Olhem o caso de Prophecy Of Death.. :wink:
metalsoulpt 17/11/2008 19:14
Gouveia escreveu:
Ao ler o jornal logo pela manhãzinha fiquei com a sensação que às tantas ainda é/será possível ver reunidos uma vez mais os Obscenus..!! Seria ouro sobre azul..!! A ver vamos.... Olhem o caso de Prophecy Of Death.. :wink:

Nao é critica destrutiva.... mas..... OBSCENUS de volta ??
Nao acredito com os mesmos membros.... porque..
- Xuxu ... ha muito que ta noutra vida...
- o Agrelos ..... a vida é fora daqui....
- Miguel.... ta muito mais pacato e com vida a outro ritmo..
- :) o tiago.... é possivel.... mas.....
- :) o Marco.... talvez ainda se desse á cena...

Se obscenus voltasse.... seria com novo sangue... .. mas o ruben la sabe o que tem na manga...
Gouveia 17/11/2008 21:10
Pois.. lá nisso tens razão.. Muito mudou desde então. Não será de todo fácil gerir essa situação. Mas pronto, sabe-se lá o dia de amanhã... :wink: Que seria fixe, lá isso seria diga-se de passagem.. :D :wink:
Kamchatka 07/01/2009 14:29
Isto de ver Tiago Dias e o Marco Mirco voltar a tocar Metal...é, no minimo, curioso!!! Mais o Feijó no violino e vai ser de cair pro lado!!! 8)