Metalicidio Logo

Que guitarra recomendam?

tech 10/10/2008 21:56
Eu tou a pensar em adquirir uma guitarra nova e tou meio indeciso entre uma Explorer (Epiphone Goth/ESP, talvez), uma Les Paul Custom ou uma SG G-400. Que recomendam?
Carlsberg 10/10/2008 21:57
vou ser suspeito a dizer isso mas a para metal já esperimentei muitas e minhas ricas ESP a modos de tou a pensar comprar mais uma e já me tentaram convencer com 1001 marcas e já escolhi vai ser ESP outra vez
Spell 11/10/2008 02:26
Tech, tomei a iniciative de pegar na tua questao e colocar num topico novo... penso k assim faz mais sentido.

Indo de encontro á tua questao. Suponho que seja para tocar metal.
Vou supor alguns pontos, corrige-me se tiver errado.
Pelas guitarras que falas penso que estás á procura de algo até 500€ sensivelmente, suponho tambem que perferes os modelos mais clássicos.
Assim sendo a minha recomendação seria a seguinte:

Corpo em Mogno, braço em rosenwood e pickups passivos. Isto porquê?! O corpo em mogno dará-te timbres mais graves, é certo que é mais pesado comparativamente a outras madeiras, mas para mim é sem duvida o melhor para metal. O braço em rosenwood que combina lindamente com o corpo e dará-te tonalidades mais "quentes", tipo "bluesianas".
Pickups passivos porquê? Para assim poderes tirar partido do som, da ressonancia da madeira k é feita a guitarra. Pickups activos tipo os EMG81/85 têm demasiado output que faz com que "escondam" o som da guitarra.

Falando de guitarras em si... Eu aconselharia-te uma Tokai mas ficaria ligeiramente a cima dos 500€ mas em portugal o stock ainda nao foi reposto. assim sendo aconselho-e uma Epiphone Les Paul (Standard ou Custom, nada de Studios e afins). Actualmente uma Epiphone Les Paul Standard que na thomann custa apenas 344€. O pickup da ponte é uma bosta, mas por pouco $$ compras em segunda mao o mágnifico Seymour Duncan SH-4 por 50€ sensivelmente. Não sendo no final uma guitarra topo de gama, posso-te dizer que ficas com uma guitarra muito mas muito boa, tanto para metal como para outro estilo qualquer.
Eu sou um utilizador muito orgulhoso de uma Epiphone Les Paul Standard com um SH-4 na bridge, e digo-te, melhor dentro desse preço é impossivel. Mantive o pickup do neck porque para mim tem um som delicioso!

Bem se kizeres ouvir alguma coisa dessa guitarra basta ires ao myspace de adop e ouvires o primeiro tema do player. A secção ritmica foi gravada com o pickup da bridge (SH-4) e a melodia foi toda gravada com o pickup do neck que vem de origem na guitarra.

Mais qualquer questão apita ;)
João Arruda 11/10/2008 02:27
tech, isso varia muito consoante o que estás disposto a dar. Dentro de uma gama média/baixa e a baixo preço, eu aconselho as Epiphone (tanto SG como Les Paul). Se tiveres disposto a já ir para valores mais altos, aí compra a LTD (apesar de eu não ser fã há muita gente o que por si já representa algo. Na minha modeste opinião são demasiado caras para o que oferecem)..

Melhor que isso, e a um preço muiiiito bacano para o que recebes, são as Schecter ;)
Spell 11/10/2008 02:37
João Arruda escreveu:

Melhor que isso, e a um preço muiiiito bacano para o que recebes, são as Schecter ;)

Absolutamente verdade, são tambem umas excelentes guitarras a preços muito bons, e até podes comprar cá na Oficina da Musica.
Conselho de amigo, experimenta antes de comprares ;) Como é logico no proximo fim de semana vou ter a minha guitarra no October Loud 2008, se quizeres aparece lá durante a tarde e dás uns toques nela a ver se gostas do som ;)
Gouveia 11/10/2008 10:34
Boas tech!

Como sabes eu não sou guitarrista mas mesmo assim tento estar a par das novidades, actualizações, novos modelos etc...
Tal como aqui já foi dito pelo Spell, a Epiphone Les Paul Standard é um excelente compromisso. No entanto - e também como ele disse - o ideal seria fazer um upgrade num dos pickups. Aí sim ficas com um belo instrumento para tocar com distortion. O Spell e o Negative já fizeram isso precisamente numa Epiphone Les Paul Standard e numa SG e os resultados foram muito bons :wink: !

Image

O modelo Goth é sem dúvida lindíssimo! Já experimentei e devo dizer que é excelente!! Os pickups parecem-me mais talhados para os sons metal. No entanto, e como não há bela sem senão, é preciso tomar um cuidado extremo com a pintura. O mesmo se passa com o meu baixo Thunderbird por isso sei bem o q estou a dizer... :? Não sendo envernizada, ela tende a perder o aspecto fosco nas zonas de maior contacto (caso do braço e parte superior do corpo).
para além do mais, e dado o seu formato, essa guitarra não é tão polivalente como as outras.

Image

A SG é também outro belo modelo! Eu adoro o aspecto! Quanto a características e preços, acho que é também um excelente compromisso!!

Image
tech 11/10/2008 10:46
Desde já, obrigadíssimo pelas respostas. Quanto ao som que quero tirar da guitarra... Bem, tenho gostos variados, mas o que quero é que dê para tocar a não muito comum mistura de gostos entre o indie rock, um toque de blues e metal. Não pretendo gastar mais de 500 euros no bicho, até porque não sou um campeão da guitarra. Queria algo que fosse acessível e que me desse mais mobilidade de modo a ir começando a compor algumas coisinhas.

Se quisesse tocar mesmo só metal, ia para Epiphone Explorer Goth (acho eu que se escreve assim), mas neste caso e com as vossas opiniões, acho que me vou virar à Les Paul, apesar da SG também ser atraente. :D
Spell 11/10/2008 10:53
Hee vais para a LP que ficas muito bem servido ;) compras depoi um SH-4 e nao quererás outras coisa. As Les Paul têm uma coisa muito boa e que parece que é o que queres, ou seja, adapta-se muito facilmente a qualquer estilo de musica ;)

Fazendo entao as contas:

Epiphone Les Paul Std - €344
Seymour Duncan SH-4 - €68
Total: €412

Juntas €25 euros de portes caso optes por encomendar e fora e ficas com um bixo muito muito bom!
Como te tinha dito antes, se quizeres no October Loud podes exprimentar a minha ;)
Negative 11/10/2008 11:18
Face ao que foi dito aqui e também à última explicação do Tech, também assino em baixo nos modelos Epiphone. Uma vez que não a pretendes só para metal, eu excluiria a Goth, não pelo som, pois os pickups de origem das Epis não são grande coisa, mas pelo formato.

Já tive uma Epi Les Paul e uma G-400 e é assim:

a G-400 é uma boa guitarra pelo preço. Bem acabada e com hardware de nível para a sua gama. Agora não esperes é grande coisa dos pickups de origem.
No geral têm tendência para serem "muddy", ou seja, não conseguem ter muita transparência nem clareza. Portanto para tocar metal, aconselho vivamente um upgrade nos pickups.

A Les Paul Standard da Epiphone consegue ainda ser melhor do que a G-400. Os acabamentos tendem a ter ainda melhor qualidade e a qualidade de construção também é boa. A questão dos pickups também é a mesma.

Assim, por experiência, aconselho-te a escolheres P.U.s da Seymour Duncan.

Tanto o SH-4 ou o SH-5 serão boas escolhas para ti. São bem equilibrados em todas as frequências (agudos, médios e graves) e vão dar-te maior ganho e clareza.
Eu na G-400 que tive coloquei um SH-6 Distortion. Era bom, mas demasiado inclinado para os agudos, se bem que mandava granda bojarda no som, sendo mais inclinado para o metal e magnífico com drop tunnings.

Como o João Arruda referiu, eu consideraria também as Schecter, que pelo preço são GRANDES máquinas.

Se tiveres mais dúvidas, coloca-as aqui.
darkness 11/10/2008 13:47
Também existe o modelo Goth Les Paul da Epiphone (igual à do guitarrista da minha banda que foi utilizada no nosso video clip)

Image
João Arruda 11/10/2008 15:22
Actualmente toco com uma Epiphone Les Paul Standard com um SH4 na bridge, tal como o Spell, mas troquei o pickup do neck por um um SH'59. Acho um set bastante capaz no entanto trocava o pickup do neck pelo SH2 Jazz pois aí em vez de ficar 95% satisfeito ficaria 100% (pelo dinheiro que dei, obviamente, não estou a comparar com customs nem nada que se pareça).
tech 11/10/2008 16:56
Spell escreveu:
Como te tinha dito antes, se quizeres no October Loud podes exprimentar a minha ;)

Isso era espectacular, mas muito provavelmente não devo ter tempo para isso. Testes, e tal... Já agora, onde viste esses preços? No site da Thomann?

Muito provavelmente estou inclinado para isso. Obrigado a todos pelas respostas e, se tiverem mais sugestões, mandem. Ainda posso mudar de ideias. ;)
Spell 11/10/2008 16:59
yups no site da thomann.
Gore 11/10/2008 22:50
Eu sou adepto das ESP. Eu tenho uma LTD com EMG-81, e até desligei o segundo humbucker pq nunca o usava... Para som mais limpo e "cheio" de certeza que ha guitarras melhores, mas na minha opinião, é ESP sem sequer piscar os olhos. Não são muito caras, e têm boa construção, e som para o preço.

Mas para comprar ESP, é preciso mandar vir dos states, ou encomendar, e fica bastante caro. O mercado europeu tem as LTD como a minha, que são razoáveis, mas não são nenhum avião. Jackson tem uma óptima construção também.

O EMG-81 é activo, por isso só se pode pedir dele o que ele pode dar, que é "destruição"! lololo tons mais ricos, com pouco overdrive ou distorção e acústicos, aguenta-se, mas não é perfeito. As LTD têm uma som mais "eléctrico". Não sei explicar, eu gosto do som.
João Arruda 11/10/2008 23:36
Ou então se quiseres juntar o conselho do Spell e o do Gore num dois em um tens isto: http://www.epiphone.com/prophecy/default.html (as EX)