Um estudo que analisa a relação entre gosto musical e personalidade sugere que há semelhanças entre fãs de música clássica e aqueles que gostam de heavy metal, noticia o Estadão.
A pesquisa, realizada na Universidade Heriot Watt, em Edimburgo, na Escócia, entrevistou 36 mil pessoas. Os investigadores fizeram perguntas sobre características da personalidade de cada participante e pediram para que os voluntários avaliassem 104 estilos musicais.
Os resultados sugerem, por exemplo, que fãs de jazz são criativos e extrovertidos, enquanto aqueles que gostam de música pop tendem a ter pouca criatividade.
Segundo o professor Adrian North, que liderou o estudo, a surpresa foi descobrir semelhanças na personalidade de fãs de música clássica e heavy metal.
«São pessoas muito criativas, introvertidas e de bem consigo mesmas, o que é estranho. Como é que se pode ter dois estilos tão diferentes com grupos de fãs tão parecidos?», questionou North.
O investigador sublinha que uma das explicações pode ser o «aspecto teatral desses estilos, que são dramáticos».
«As pessoas em geral têm um estereótipo sobre os fãs de heavy metal, acham que têm tendência suicida, são deprimidos e representam um perigo para si e para a sociedade em geral. Na verdade, são pessoas muito delicadas», afirmou.
...e fizeram um estudo pra iss...lolol
Semelhanças fãs Clássica vs. Metal
me-metal
06/09/2008 14:39
Carlsberg
06/09/2008 14:50
eu acho k até foi um estudo de antropologia bem fixe
The Aristocat
06/09/2008 16:41
Louco!
Pessoalmente nao considero estilos assim tao diferentes... vi uma vez um documentario no VH1 sobre o heavy metal e ate houve um gajo qualquer que disse que se o Beethoven nascesse agora, ele ia tocar metal.
Pessoalmente nao considero estilos assim tao diferentes... vi uma vez um documentario no VH1 sobre o heavy metal e ate houve um gajo qualquer que disse que se o Beethoven nascesse agora, ele ia tocar metal.
cyber967
07/09/2008 20:22
vi uma vez um documentario no VH1 sobre o heavy metal e ate houve um gajo qualquer que disse que se o Beethoven nascesse agora, ele ia tocar metal.
e vdd! a musica classica influenciou bastante o heavy metal.. vi isso num decumentario tb..
tech
08/09/2008 10:51
Isso já não é novidade nenhuma há muito tempo, e é possível ver várias maneiras de como a música clássica (e não só) influenciam/influenciaram o heavy metal, como é o caso mais claro do metal sinfónico, do neoclássico (por acaso não conhecia este género, wikipedia rules) do Yngwie Malmsteen, Michael Angelo Batio, Stratovarius e Symphony X ou de certas bandas tão famosas do mainstream metálico, como Children of Bodom e Dimmu Borgir. O metal progressivo, creio, também deverá estar fortemente ligado à música clássica.
Quanto ao aspecto social disso... É normal que haja semelhanças entre pessoal do metal e da clássica. Não são propriamente os géneros mais fáceis de assimilar e o público de ambos é bastante crítico e selectivo, apesar de haver várias diferenças (isto se virmos sempre tendo em conta um certo estereótipo)
Quanto ao aspecto social disso... É normal que haja semelhanças entre pessoal do metal e da clássica. Não são propriamente os géneros mais fáceis de assimilar e o público de ambos é bastante crítico e selectivo, apesar de haver várias diferenças (isto se virmos sempre tendo em conta um certo estereótipo)
The Aristocat
08/09/2008 11:57
E normal deduzir que uma pessoa que se deixa levar por toda a merda que a MTV manda, sem nada que se aprecie, nao tenha espirito critico e pouca criatividade...Os resultados sugerem, por exemplo, que f�s de jazz s�o criativos e extrovertidos, enquanto aqueles que gostam de m�sica pop tendem a ter pouca criatividade.
Sao as chamadas "ovelhas"... meh.
Ontem, por acaso, deparei-me com esse artigo no StumbleUpon, nem tudo sao semelhancas...
Existe a seguinte diferenca:
But classical music fans have high self-esteem while heavy rock fans lack self-belief, the team at Heriot-Watt University in Edinburgh found.
tech
08/09/2008 13:48
Existe a seguinte diferenca:
But classical music fans have high self-esteem while emo fans lack self-belief, the team at Heriot-Watt University in Edinburgh found.
Fixed xD
cyber967
08/09/2008 14:37
eu aprendi imenso com o decumentario metal- a headbanger journey, a musica classica juntamente com o blues e que fez com o metal soe de 1a forma malefica.
vcs ja reparam que muitas bandas fazem a introducao dos albuns com excertos de musica classica?
tou me a lembrar dos vader agr..
vcs ja reparam que muitas bandas fazem a introducao dos albuns com excertos de musica classica?
tou me a lembrar dos vader agr..
Sold_Out
09/10/2008 21:53
Classica VS Metal. Acho que não.
Elas complementam-se.
São dois dos estilos musicais que mais aprecio. E duas das minhas grandes paixões.
Elas complementam-se.
São dois dos estilos musicais que mais aprecio. E duas das minhas grandes paixões.