PsyOpus - Our Puzzling Encounters Considered
Our Puzzling Encounters Considered, segundo álbum do grupo, vem consolidar o papel de PsyOpus como uma das bandas mais inovadoras (?) dos últimos anos. A junção de elementos jazzístico-experimentais a uma sonoridade mais grindcorish tornam nesta uma das mais brutais (senão a mais brutal) obras de arte lançadas este ano. A primeira sensação que se tem quando se ouve OPEC é a de um caos absoluto e inaudível…
No fim de The Pig Keeper’s Daughter já muita gente desliga o aparelho sonoro ou começa a ter sérias dúvidas se valeu a pena ter adquirido o álbum, e a verdade é que este não é para todos. Contudo, ao fim de algumas audições, os mais resistentes começam a entranhar a sonoridade do álbum. A surpresa é que, depois de tamanha descarga sonora nos nossos ouvidos, no meio e no fim, existem duas obras de arte como que a amparar a queda ou a “descansar” o ouvido de tamanha brutalidade: Imogenis Puzzle Part II e Siobhanis Song, que consistem em sons mais ligeiros que possívelmente serão do agrado de todos.
Chegamos ao fim do disco completamente devastados por tamanha tempestade de sons. As sensações que OPEC despoleta naquele que o ouve são tão variadas que é preciso mais do que três ou quatro audições para compreender minimamente o álbum, e é precisamente por isso que este entrou directamente para o meu TOP do ano: de cada vez que oiço esta obra-prima descubro sempre novos detalhes e pormenores que levam a escavacar cada vez a música de PsyOpus. Obviamente que não recomendo a todos, mas sim àqueles com paciência, tempo e ouvido forte.
[8.5/10]
http://www.myspace.com/psyopus