AVISO: Este artigo pode conter besteira da séria ou dados que possam estar redondamente errados, assim como opiniões extremamente descabidas.
Estava eu sem (quase) nada pra fazer quando me pus a ouvir música e, por conseguinte, metal açoriano, sendo que resolvi pôr a cabeça a pensar (coisa que não gosto muito de fazer habitualmente) e aqui vos demonstro os resultados. Vou tentar não fazer isto muito grande uma vez que sei que muito boa gente não gosta de ler testamentos.
Não levei muito tempo a entender que se fosse feito um scene report sobre o metal açoriano ainda havia um bocado a escavar. Porquê? Bem, a verdade é que se faz muita música por estes lados: há dela boa e também menos boa por estes lados (falta de originalidade? técnica?), há que o reconhecer.
Falemos do que se faz de bom. Grupos como In Peccatum, Nableena, Crossfaith, Strapping Lucy (e mais) que têm um som coeso e deveras interessante levam-me a perguntar: "Porque raio é que estes gajos, que já têm material editado ou já deram provas daquilo que são não têm o devido reconhecimento?". Já todos sabemos que a insularidade, a falta de $$$ e de apoios (menos, mas também é influente) é aquilo que corta as pernas de muitos senhores que até praticam uma sonoridade que até pode nem ser melhor que os nomes mais sonantes dos géneros que praticam, mas que o fazem perfeitamente e muito melhor do que muitos grupos de Portugal Continental que por aí andam... e até acho que só lhes fazia bem experimentarem palcos como os de um Metalpoint, um Cine-teatro de Corroios ou um (quem sabe?) SWR.
Anyway, acho que nos podemos gabar de dizer que por cá uma boa variedade de grupos que, além dos acima referidos, têm muito para dizer e tocar (leia-se, entre muitos, Psy Enemy, Spinal Trip, A Dream of Poe, etc.).
Outro ponto que chama a atenção são os eventos e iniciativas que por cá tomam lugar que são de louvor pelo tempo perdido e dedicação gasta nisto. Destaco, obviamente, o Metalicidio (a Metal Encyclopaedia local) e a SounD(/)ZonE por serem aqueles que se actualizam mais frequentemente. Não falo apenas deste tipo de iniciativas mas também de concertos/fests como o October Loud ou o Alta Tensão que demonstram a "maturidade" com que são produzidos eventos destes. O que falta mesmo é um local fixo que ganhe o carisma e a rodagem suficientes para ser tido em conta como um ponto de encontro para este tipo de concertos e até um ponto de referência para concertos (ultra) esporádicos de bandas nacionais.
E é mais ou menos isto. É claro que ainda há muito mais para dizer, mas não acho que ninguém aguentasse/gostasse ler um super-hiper-mega-grandioso post. É claro que gostava de referir grupos como Morbid Death, Anomally, Zymosis, A Different Mind, Hatin Wheeler, MSOD e afins ou iniciativas recentes como a Metal Bit IX, que também têm uma importância fulcral na música de 2 toneladas açoriana.
Divagações de um recém-chegado ao Metal Açoriano
tech
09/02/2008 23:00
Nuno Costa
10/02/2008 01:53
Eh lá, ainda há quem aguente os meus "testamentos" (obrigado desde já a essas pessoas pela paciência)! Portanto Tech, o que tiveres a dizer, diz, não te preocupes, pois há ainda assim gente (pouca é certo) que lê "calhamaços"!lol
Bom, quanto ao texto... Técnica? Hmmm, não temos muitos músicos extraordinários cá, mas temos músicos bastante bons para o nosso reduzido "metro quadrado" (isso é que é importante - o saldo é positivo: para um sítio tão pequenino temos muitas e boas bandas).
O que falha?
- Promoção (redondamente)
- Falta de estratégia/planeamento de uma carreira (redondamente também)
- espírito de sacrífcio (com as nossas acrescidas dificuldades, acaba-se sempre inevitavelmente por deitar a toalha ao chão - o esforço tem que ser "quintiplicado" se preciso)
- mentalidade (quer se queira quer não, as nossas mentes ainda são pequeninas e quando se faz meia dúzia de coisas boas, já se fica com o peito tão cheio até que... rebenta mesmo - parece uma velha história mas garanto-vos que isso continua a acontecer)
- por fim... os objectivos meu caro Tech. Mencionaste aí muita banda de valor, mas para muitas o objectivo é mesmo ficar por cá. Não ambicionam deixar as suas vidas para se instalarem fora daqui.
Podem haver mais motivos mas agora não me recordo...
Bom, quanto ao texto... Técnica? Hmmm, não temos muitos músicos extraordinários cá, mas temos músicos bastante bons para o nosso reduzido "metro quadrado" (isso é que é importante - o saldo é positivo: para um sítio tão pequenino temos muitas e boas bandas).
O que falha?
- espírito de sacrífcio (com as nossas acrescidas dificuldades, acaba-se sempre inevitavelmente por deitar a toalha ao chão - o esforço tem que ser "quintiplicado" se preciso)
- mentalidade (quer se queira quer não, as nossas mentes ainda são pequeninas e quando se faz meia dúzia de coisas boas, já se fica com o peito tão cheio até que... rebenta mesmo - parece uma velha história mas garanto-vos que isso continua a acontecer)
- por fim... os objectivos meu caro Tech. Mencionaste aí muita banda de valor, mas para muitas o objectivo é mesmo ficar por cá. Não ambicionam deixar as suas vidas para se instalarem fora daqui.
João Arruda
10/02/2008 02:51
Eh lá, ainda há quem aguente os meus "testamentos" (obrigado desde já a essas pessoas pela paciência)! Portanto Tech, o que tiveres a dizer, diz, não te preocupes, pois há ainda assim gente (pouca é certo) que lê "calhamaços"!lol
O que falha?
Subscrevo na íntegra o que o Nuno escreveu e ponho a tónica nos primeiros dois pontos referidos.
tech
10/02/2008 13:46
Desde já o meu obrigado a quem leu o texto.
Tens razão. Mas é pena, uma vez que sempre que penso em fazer música penso nisso com o objectivo de, além de me satisfazer a mim próprio, divulgá-la e dá-la a conhecer ao máximo de pessoas possível.
Não quero dizer que seja obrigatório ter que ir viver para o continente, mas também acho que uma tour organizada entre algumas bandas de cá por terras peninsulares não fizesse mal nenhum a ninguém. A mim, pelo menos, faz-me um bocado de impressão estar a tocar sempre para as mesmas pessoas, demonstra falta de ambição.
Contudo, isso não quer dizer que não se faça má música por cá. Até é pecado manter isto escondido.
Mencionaste aí muita banda de valor, mas para muitas o objectivo é mesmo ficar por cá. Não ambicionam deixar as suas vidas para se instalarem fora daqui.
Tens razão. Mas é pena, uma vez que sempre que penso em fazer música penso nisso com o objectivo de, além de me satisfazer a mim próprio, divulgá-la e dá-la a conhecer ao máximo de pessoas possível.
Não quero dizer que seja obrigatório ter que ir viver para o continente, mas também acho que uma tour organizada entre algumas bandas de cá por terras peninsulares não fizesse mal nenhum a ninguém. A mim, pelo menos, faz-me um bocado de impressão estar a tocar sempre para as mesmas pessoas, demonstra falta de ambição.
Contudo, isso não quer dizer que não se faça má música por cá. Até é pecado manter isto escondido.