Metalicidio Logo

mentalidades, opinioes, factos etc!

Fabini 17/05/2007 00:02
ora bem este topico tem como objectivo dar a conhecer a realidade de certas coisas, assim como ajudar na primeira pessoa musicos d intrumentos k nao o nosso (asim como o nosso) a perceberem o nosso verdadeiro objectivo e como as coisas poderao melhorar num grupo![/b]
Fabini 17/05/2007 00:16
eu como baixista vejo muitas vezes outros musicos guitarristas bateristas etc e mesmo baixistas a dizerem k a funçao d baixo é seguir a guitarra! ou prencher o som km os graves so para prencher o vazio etc! eu como baixista detesto ouvir isto! isto porque o baixo nao pode ser visto como um instrumento secundario, isso so leva a k nao haja grandes baixistas na nossa regiao nao por nao saberem tocar mas sim por viverem sobre esse mito e pressao! instrumentos faceis nao os ha se nao seriamos tds os melhores!! d modo k criei este topico com o intuito d voces darem a vossa opiniao em relaçao a estas situaçoes e mentalidades k existem em relaçao a algo pois isso axo k so prejudica o musico alvo! com este topico pretendo k se discuta sobre o assunto e se as opinioes mudarem optimo tvz tenhamos melhor musica na nossa terra, pois julgo se a mentalidad mudar perante algo, sera exercida uma pressao saudavel sobre o musico em questao o que o fara criar d uma maneira mais aberta! isto é o meu testemunho em relaçao ao k ouço, agora digam vós d sua justiça para k nos entendamos melhor!!
pmaya 17/05/2007 08:59
Boas,

Se calhar este tópico ficava melhor no fórum do baixo (Acho eu...):
http://www.metalicidio.com/forum/viewforum.php?f=46

Independentemente disso, podem consultar este artigo interessante, que fala da história do baixo e das técnicas usadas, com datas dos seus aparecimentos e tudo:
http://en.wikipedia.org/wiki/Bass_guitar

Sou guitarrista, mas toco baixo também, e consoante os estilos, o baixo pode até tornar-se fulcral numa banda. Essa discussão pode tornar-se idêntica a tantas outras que se criam à volta dos intrumentos, e não tem uma resposta "políticamente correcta", na minha opinião, há muitos factores a ter em conta. Faz-me lembrar de alguém que ouvi dizer há uns anos que "quem toca baixo com palheta não é um verdadeiro baixista..."

Temos que ter cuidado quando abrimos a boca, e tocar com ou sem palheta, numa baixo de 4 ou 173 cordas, fretless ou não, eléctrico ou acústico, baixo ou contra-baixo, depende apenas do estilo que queremos transparecer. Se inventaram baixos eléctricos e acústicos, é porque há situações em que usamos um e outras em que usamos o outro...

Na minha opinião, a função do baixo, principalmente numa música rock, é fazer um tipo de "ligação" entre a marcação do bombo da bateria, e a melodia do tema, instrumento que, quando se cala, faz uma falta enorme que se nota muito quando volta a tocar. Atenção que isto não é uma "definição universal". Mutia gente usará palavras muito diferente para dizer a mesma coisa, ou parecido.

Mas isto hoje em dia até é subjectivo... Há músicos que, à procura de estilos novos, tocam os seus instrumentos de uma forma que nada tem a haver com o estilo original de um tema, para encontrar um estilo totalmente novo (se é que isso ainda é possível criar)...

O baixo não é um instrumento secundário, é um instrumento, ponto final. É óbvio que cobre frequências mais graves, afinal isso é uma lei da física... No entanto não pode ser considerado "para preencher vazios".

Há muito para dizer acerca disso, é um tema "pertinente", até para outros instrumentos...
Negative 17/05/2007 13:17
Fabini escreveu:
eu como baixista vejo muitas vezes outros musicos guitarristas bateristas etc e mesmo baixistas a dizerem k a funçao d baixo é seguir a guitarra! ou prencher o som km os graves so para prencher o vazio etc! eu como baixista detesto ouvir isto! isto porque o baixo nao pode ser visto como um instrumento secundario, isso so leva a k nao haja grandes baixistas na nossa regiao nao por nao saberem tocar mas sim por viverem sobre esse mito e pressao! instrumentos faceis nao os ha se nao seriamos tds os melhores!! d modo k criei este topico com o intuito d voces darem a vossa opiniao em relaçao a estas situaçoes e mentalidades k existem em relaçao a algo pois isso axo k so prejudica o musico alvo! com este topico pretendo k se discuta sobre o assunto e se as opinioes mudarem optimo tvz tenhamos melhor musica na nossa terra, pois julgo se a mentalidad mudar perante algo, sera exercida uma pressao saudavel sobre o musico em questao o que o fara criar d uma maneira mais aberta! isto é o meu testemunho em relaçao ao k ouço, agora digam vós d sua justiça para k nos entendamos melhor!!

Partilho completamente da tua opinião, Fabini! O baixo não é, nem pode NUNCA ser um instrumento secundário.

Toco guitarra, mas também nutro uma forte paixão pelo baixo, daí esta opinião. O baixo é igualmente importante como uma guitarra e se há coisa que detesto é não ouvir o baixo em bandas, seja ao vivo ou em gravação.

Repare-se só em Iron Maiden ou ManOwar ou mesmo Type O Negative: o baixo está sempre lá e ouve-se em cada segundo da música.

Pelo contrário e atenção: curto Metallica (só para prevenir que me caiam em cima :P) onde pára o baixo em Metallica?? DASSE! Mal se nota... parece inexistente...

Resumindo, a função do baixo (na minha opinião) não é seguir a guitarra. O baixo tem de ter o seu papel activo, tem de se fazer notar, tem de se destacar. É para isso que ele serve.
Fy_hr 17/05/2007 14:02
boas.
essa ideia de o baixo ser um instrumento secundario e completamente absurda, mas tem uma razao de ser, como tudo na vida. ha que haver baixistas e nao pessoas que tocam baixo. isto de tocar baixo com belo feeling implica que haja grande cumplicidade entre o musico e o instrumento, a ligacao tem que ser mesmo muito natural. falo por mim, ao vivo passo me a ouvir um belo jam de baixo, assim como os outros instrumentos claro, mas o baixo traz grande bolada a uma performance ao vivo.
obviamente, ha estilos de musica em que o baixo e muito mais perceptivel, no Metal nem tanto, mas ha excepcoes como ja foram referidas algumas, e no caso de Metallica tambem a muitas excepcoes.
na minha opiniao, a funcao principal do baixo no Metal, e dar a profundidade ideal ao groove da bateria, do bombo sem duvida, e acentuar as notas das guitarras em partes que pedem mesmo isso...notas invertidas, pormenores em oitavas, etc.

p.s.quem nao adora ouvir o baixo em Pantera?! :wink: akele Rex apanhado, ganda maquina!
isuckatbass 17/05/2007 19:12
Pessoal,concordo plenamente,o baixo é altamente subestimado,mas,verdade seja dita,que quem pensa assim,regra geral não percebe grande coisa de música.Mas tenho de admitir que,pessoalmente e como baixista que sou,gosto de por vezes estar na "sombra" a fazer o essencial que a música exige,isto,embora seja dificil de compreender as vezes,tambem é importante.A função principal do baixo é,em conjunto com a bateria,manter a base musical,com mais ou menos "floreados",mas tem de manter o ritmo certo para que toda a banda não descarrile.E não é preciso ser nenhum Les Claypool ou Billy Shennan com altos solos para ser um bom baixista (o que interessa é manter os malucos das 6 cordas nos eixos...eheheh,brincadeira,pessoal,ok?).É manter o groove,isso é que é.
r1card 17/05/2007 20:37
isuckatbass escreveu:
Pessoal,concordo plenamente,o baixo é altamente subestimado,mas,verdade seja dita,que quem pensa assim,regra geral não percebe grande coisa de música.Mas tenho de admitir que,pessoalmente e como baixista que sou,gosto de por vezes estar na "sombra" a fazer o essencial que a música exige,isto,embora seja dificil de compreender as vezes,tambem é importante.A função principal do baixo é,em conjunto com a bateria,manter a base musical,com mais ou menos "floreados",mas tem de manter o ritmo certo para que toda a banda não descarrile.E não é preciso ser nenhum Les Claypool ou Billy Shennan com altos solos para ser um bom baixista (o que interessa é manter os malucos das 6 cordas nos eixos...eheheh,brincadeira,pessoal,ok?).É manter o groove,isso é que é.

disseste tudo ali. kem axa k o baixo é "secundário" é pq nao ouve a música como um todo, acho k iss é mania de kem tá a começar a tocar (ou k apenas toca mas nunca soube o significado disso) e ao ouvir música faz por tentar isolar o timbre de cada instrumento. uma pessoa k nao sabe tocar n consegue fazer isso e uma pessoa k toca tem de se abstrair do insrumento. para além dos graves, creio que o baixo suporta toda a estrutura da música, o k faz dele, primário!
Fabini 17/05/2007 21:43
nao tava a referir me so ao baixo expero k se refiram a outros intrumentos tbm referi-o pk é o k toco e o qual estou em melhor posiçao para falar relativamente a assuntos desta natureza! se bem k tenha a impressao k é o mais falado em relaçao a este tipo d pensamentos mas tvz seja impressao minh devido ao facto de ser o instrumento k toco e o que mais mexe comigo! n entanto tbm sei k o mesmo tipo de comentarios sao feitos em relaçao a outros intrumentos, o meu intrumento sei eu defende lo pk o conheço agora os outros conheço mas nao "por dentro"! manifestem se! ja fico contente pelo facto deste topico ter visualizaçao pk o k realment importa é k a atitude mude independentemente de expressarem a vossa opiniao!
Gouveia 29/08/2007 11:53
Hailz pessoal!
As temáticas desenvolvidas neste tóptico são por demais interessantes! Tanto mais que também sou baixista e interesso-me muito por todas estas questões. Curtia era que esse assunto estivesse a ser desenvolvido no tópico reservado ao baixo propriamente dito...
Em breve deixarei também a minha opinião.
Abraços "graves" a todos! :wink: