Metalicidio Logo

Logistica para se lançar um cd oficialmente?

Spell 06/11/2006 15:22
Bem entao é assim tou-me preparando para lançar 1 album, claro k ainda tenho de kriar os temas todos blah blah blah, mas preciso de saber onde posso tratar de toda a logistica pra lançar 1 cd, ou seja, registar o nome da banda, blah blah blah e blah blah blah
Sei que há por aqui ppl no forum k já tiveram experiencias nessa area por isso se pudessem dar umas ajudas era fixe.
Flagofhate 07/11/2006 20:28
A 1ª coisa que deves fazer é registares-te na Sociedade Portuguesa de Autores. Aqui em S. Miguel não sei quem faz isso (quem souber que se manifeste), mas em Angra é um advogado que trata disso. Pagas 150 €. Depois, claro, tens que registar toda a tua obra; logos, nomes, músicas, imagens... as músicas - acho eu - tem que estar em pauta, para poderes registares como tuas. Basicamente é isso...sei que estou a esquecer-me de qualquer coisa...mas isto é o mais importante, registares nome de banda, álbum, músicas, logos....tudo o que está inerente ao trabalho do artista/banda.
pmaya 08/11/2006 15:56
1º - Escreve, compõe e cria. (Esta é a melhor parte)

2º - Grava e Masteriza. (Já temos estúdios com fartura cá)

SE TENS UM CONTRATO DECENTE COM UMA EDITORA DE PRESTÍGIO, PASSA PARA O PASSO 16.

3º - Inscreve-te como autor na SPA. Custa 150 Euros com direito a registar 12 temas. (Tenta conciliar isso para quando tiveres os temas gravados, assim aproveitas os 12 temas oferecidos).

3º - Registas os temas na SPA (letras + músicas) a 2,50 Euros cada. Não precisa ser na pauta, podes juntar um cd com a gravação à Declaração de Obra (Música).

Para isso vais precisar de fazer download de alguns impressos aqui:
http://www.spautores.pt/page.aspx?idCat=74&idMasterCat=74

Envias tudo preenchido por correio para:

Sociedade Portuguesa de Autores
Rua Gonçalves Crespo, 62, 1º
1069-153 Lisboa

Vais ter que mandar os impressos com a Declaração de Obra (Letra) e Declaração de Obra (Música) acompanhados do cd com os temas...

Se tiveres dúvidas, liga o 21 359 44 75 ou vai a http://www.spautores.pt e esclarece-as. No site tens toda a informação necessária, basta saber procurar.

4º - Regista tudo o mais que tenhas a registar lá, como nome e logotipo da banda, capas do cd, nome do cd, etc. No link mais acima tens impressos para isso tudo. Neste caso tens de usar a Declaração de Obra Não Musical.

5º - Depois da obra completa fazes o pagamento dos Direitos de Autor (cerca de 450 Euros até 20 temas por CD). Isto vai possibilitar-te de receberes direitos cada vez que as músicas são exibidas na rádio ou tv, e por cada cd vendido. Tens também naquele link impressos para isso. A SPA vai enviar-te um chequezinho no princípio de cada ano, correspondente aos direitos do ano anterior.

6º - Para poderes receber esse cheque, tens que passar um recibo verde à SPA. Para isso, colecta-te nas Finanças como músico, e compra um bloco de recibos verdes. Não me lembro do valor, mas não é muito caro.

7º - Ao enviares o impresso referido no 5º passo acima, mencionas qual a fábrica que vai fazer a duplicação e a quantidade pretendida. Tem que ser uma fábrica com licença, não é como têm feito cópias e impressões aqui em Sâo Miguel, que já agora aproveito para referir educadamente: É TUDO ILEGAL!!! É preciso uma licença. Podes contactar para pedir orçamentos a algumas empresas, por exemplo:

MPO - http://www.mpo-pt.com/
LGP - http://www.lgpdigital.pt
Staff - http://www.staff.pt/
Sonovis - http://www.sonovis.pt/
Inter CD's - http://www.intercds.com/
Media Factory - http://www.mediafactory.pt/
Media Fashion - http://www.mediafashion.com

Além destas fábricas, é permitido efectuar a duplicação no estrangeiro, com algumas vantagens e outras desvantagens. É só ir ao google e pesquisas "cd audio duplicação" ou "duplication".

8º - Quando aprovado e pago, a SPA envia directamente para a fábrica que escolheste, a aprovação para duplicação (licença de duplicação).

9º - Faz ou manda alguém fazer o grafismo para o CD. Podes pedir as normas e medidas para os fotólitos, quando fizeres a escolha da fábrica que vai fazer a duplicação. Pede-lhes os layouts para os inlays do cd. Se conseguires que uma gráfica te faça os inlays a um preço melhor, podes efectuar essa impressão à parte. Não te esqueças é de pedir à fábrica de duplicação o valor dos inlays em separado para poderes comparar. Podes fazer a impressão dos inlays, até mesmo aqui nos Açores. Depois só tens que enviar por correio os inlays impressos para a fábrica de duplicação.

10º - Paga à fábrica. O custo de cada cd, dependendo das quantidades adjudicadas, irá variar entre EUR 0,50 e EUR 2,00 no máximo. Quantos mais fizeres mais barato fica. Não estou a falar de caixas e albúns em cartão nem de edições especiais nem de cd's duplos... Isso fica mais caro, obviamente! Depois os cd's ficam à venda entre 15 a 25 Euros cada. Por aí já vez a quantidade de gente que anda a ganhar dinheiro pelo meio...

11º - Se tiveres mercado para mandar fazer de vez 5.000 unidades, arriscas-te a entrar directamente para o TOP nacional naquela semana. Depois tens é que vender os CD's. O TOP regula-se pela fábrica, não pela venda ao público (isto para quem ainda não sabe). Depois, se tivesses dinheiro, compravas à fábrica 5.000 cds todas as semanas (ou mais) para te ires mantendo nos tops... (Já perceberam como fizeram os DZRT?...)

12º - Recebe os CD's em casa, abre uma garrafa de champagne, e planeia a cerimónia do lançamento do cd. Convidas os amigos todos e a comunicação social. Não te esqueças de anunciar no metalicidio.com!!!

13º - Ofereces alguns cd's a amigos e familiares, esperando que eles façam também alguma promoção ao teu trabalho, mas ao contrário disso, está "encafuado" na prateleira, e três meses depois ainda nem tiraram o celofane...

14º - Passas dias a fazer cartas e a enviar cd's para as rádios, apresentando o projecto e a pedir para que passem as músicas. Infelizmente, no nosso mercado, tem que ser assim, só mesmo a RDP vai à loja comprar todas as "novidades" da semana, as outras não...

15º - Lanças o CD e depois começas a distribuí-los à consignação às lojas locais e regionais. Vais ter que poder emitir facturas, de outra forma ninguém vai aceitar os discos para venda. Dizem-te que mal se comece a vender, ligam para te pagar.

16º - Dás por ti com meia dúzia de cd's na garagem, e centenas de cd's nas lojas, à espera que se vendam. Contacta lojas on-line e expões o produto o máximo que puderes. Se não fores conhecido, tem que ser assim.

17º - Estás no sofá, em casa, rodeado de recortes de revistas e jornais com reportagens e fotos do lançamento desse teu cd, e sem dinheiro, nem cd's.

18º - Telefonas para as lojas para saber se o cd se tem vendido bem, e dizem que ainda não se vendeu nenhum... No entanto é melhor ires passando por lá, pois nunca se sabe se já está esgotado!

19º - Ligas o rádio e não ouves os teus temas, só ouves música da UNIVERSAL MUSIC, que fazem parte das play-lists pagas (listas de músicas que as editoras pagam às rádios para passar em determinadas horas)... ahh não sabiam!? Desculpem lá estragar o conto do pai natal às crianças!!!

CLARO QUE, SE ASSINARES UM CONTRATO DECENTE COM UMA EDITORA, PASSAS DO 2º PASSO PARA O 16º, E A VIDA TORNA-SE MUITO MAIS FÁCIL...

Isto pode parecer complicado, mas na práctica, até nem é...
Spell 08/11/2006 16:32
Pá muito bom!!!! colocaste ai toda e + alguma informaçao necessária mt bom mesmo, já tinha conhecimento de algumas, nomeadamente da spa e akelas + logicas lol
Pá obrigadissimo k isso vai ajudar-me mt!
Esse topico devia ir para stickado ó senhor moderador jonny joli!
Negative 08/11/2006 22:58
lol
A cena do 16º ponto está demais....
Serve para trazer à terra o ppl mais novo que pensa que é só gravar um "cd" e já está: MTV street!! lol
pmaya 08/11/2006 23:33
Quando escrevi isso nunca pensei em sticky, mas vejo que foi útil... Ainda mais é dos meus primeiros posts aqui... Fico contente!

Já editei e acrescentei mais alguns links de fábricas de duplicação de cd's. Dão sempre jeito quando chega a altura de saber preços.

Negative, podes crer que muita gente pensa que é fácil, e só falei nos DZRT porque posso garantir que as coisas são mesmo assim. Se gravares um cd directamente com uma editora, é normal que te perguntem se queres entrar para os tops... Afinal de contas, basta teres €€€€€...

Abraço à malta!
darkness 09/11/2006 10:20
Excelente tópico.

Já que foram referidos links para duplicação de cds aproveito para aconselhar os users do forum a darem uma olhadela na http://www.musiciansfriend.com pois lá tem duplicação de cds, impressão de capas e label por um preço tipo :shock:

Não sei de condições nem nada, não sei se é preciso a tal licença que o pmaya se refere mas também não custa nada tentarem se informar.
Spell 09/11/2006 10:30
darkness se acertei no sitio eles gravam é em CD-r :?
pmaya 09/11/2006 11:52
Darkness, além de gravarem em CD-r como disse o Spell, tem um simples inconveniente, é que é feito nos USA. Isto implica taxas de alfândega fora do comum, e tem também a desvantagem de demorar imenso tempo na expedição.

Além disso, acho que a SPA também não aceitaria. Por muito que estejamos viciados em ir buscar mais barato mais longe, nem sempre compensa, e neste caso, comprar Made in Portugal até nem é mau, pois a qualidade é garantida, e falo por experiência própria.
darkness 09/11/2006 16:28
pmaya escreveu:
Darkness, além de gravarem em CD-r como disse o Spell, tem um simples inconveniente, é que é feito nos USA. Isto implica taxas de alfândega fora do comum, e tem também a desvantagem de demorar imenso tempo na expedição.

Bem, a questão de ser em CD-r não tinha reparado, mas quanto a taxas de alfândega isos não me preocupa pois vindo para a BA4 (base aérea) não passa pela alfandega. Quanto ao tempo de expedição, pode não demorar tanto quanto pensas, por exemplo, estou à espera de umas peles de bateria da musifex à 1 mês,enquanto que uma mesa de mistura e um amplificador vindo da musiciansfriend levou uma semana e pouco a chegar cá... isto é só um exemplo.
pmaya 09/11/2006 17:39
Vantagens de se viver na Terceira...
Nem toda a gente se pode gabar disso!

Aqui pagamos taxas sobre as taxas que supostamente são apenas taxas das taxas das taxas da mercadoria. E ainda pagamos mais aquela taxa em cima dessas... e mais uma ainda se reclamarmos... :?
Negative 09/11/2006 19:13
darkness escreveu:
enquanto que uma mesa de mistura e um amplificador vindo da musiciansfriend levou uma semana e pouco a chegar cá... isto é só um exemplo.

A Musicians Friend não enviava para fora dos EUA. Eles já estão a fazê-lo ou tem a haver com a questão da base?
Flagofhate 09/11/2006 21:15
Parabéns ao pmaya, porque realmente embora o meu comment vá de encontro ao dele é tão simples que até me envergonho! LOL
Foste buscar mesmo todos os pontos e, claro, com um pouco de ironia acabas por abrir os olhos aos putos que julgam que o mundo da música é belo...
Quanto a esta questão que o Negative acaba de colocar, sobre produtos que vem dos USA e no caso concreto levantado pelo Darkness da musiciansfriend, o que acontece é que mesmo que uma empresa não venda para fora do país, vende para as bases aéreas espalhadas pelo mundo, inclusivé a da Terceira. Não passa pela alfândega, não pagas taxas e, normalmente, chega muito rápido! É so conhecer alguem que more dentro da base ou que seja mesmo militar e mandar vir para a morada dessa pessoa. Na Base existe ainda uma vantagem: não se paga as taxas que normalmente são aplicadas nos USA, o que chamamos de IVA, pois todos estes espaços militares americanos são livres deste tipo de imposto.
darkness 09/11/2006 23:52
Flagofhate escreveu:

Quanto a esta questão que o Negative acaba de colocar, sobre produtos que vem dos USA e no caso concreto levantado pelo Darkness da musiciansfriend, o que acontece é que mesmo que uma empresa não venda para fora do país, vende para as bases aéreas espalhadas pelo mundo, inclusivé a da Terceira. Não passa pela alfândega, não pagas taxas e, normalmente, chega muito rápido! É so conhecer alguem que more dentro da base ou que seja mesmo militar e mandar vir para a morada dessa pessoa. Na Base existe ainda uma vantagem: não se paga as taxas que normalmente são aplicadas nos USA, o que chamamos de IVA, pois todos estes espaços militares americanos são livres deste tipo de imposto.

Ora nem mais, basta conhecer algum american que tenha uma APO BOX, ou seja, uma caixa de correio militar e tá feito. Vem por correio militar interno para a base aérea, chega muito mais depressa e não pagamos taxas absolutamente nenhumas. Para alem disso os americans tem todos mastercard :lol:

Afinal sempre temos vantagens em ter uma base militar aqui na Terceira :lol:
pmaya 10/11/2006 10:25
Independentemente disso (e já estamos aqui a fugir um pouco ao assunto, oxalá ninguém nos deporte por isso), estive a informar-me com a SPA e não há problema nenhum em fazer a duplicação no estrangeiro, em qualquer país.

As vantagens são:
- Preço

As desvantagens são:
- Taxas a pagar (para quem vive fora da ilha Terceira)
- Dificuldade de comunicação (para quem não domina a língua do país)
- Tempo de espera (quanto mais longe mais demorado a chegar)
- Valor dos transportes (em grandes quantidades vai sentir-se a diferença)

E não estou a falar da MusiciansFriend, porque eles não fazem, por exemplo, impressão em quadricomia na parte de cima do CD, é só a preto. E não fazem celofagem, também. Estaríamos aqui a falar de uma outra eventual fábrica.

Aproveito para informar que já editei mais uma vez o post inicial com essas informações adicionais e mais pormenores acerca do grafismo dos inlays.