Os ponteiros do relógico marcavam 22:00h e não se ouvia ninguém a dar as boas vindas ao festival, felizmente diga-se de passagem. Se por algum milagre este evento fosse diferente, a nível de pontualidade, dos restantes que tivemos ao longo do Verão, as bandas teriam actuado para cerca de 50 a 70 pessoas... Aos poucos o hall de entrada do mítico Coliseu Micaelense foi ganhando calor humano, mas ainda muito aquém das expectativas...
Conversa puxa conversa, cigarro puxa cigarro... Vê-se caras conhecidas, outras nem por isso. Cola-se umas t-shirts nas portas do Coliseu... as mesma insistem em cair no chão. Os nervos manifestam-se.
"Epá... parece que vai começar..." - os ponteiros do relógio andam à volta das 22.30h/22.45h. Não sei precisar muito bem. Sobem ao palco os Crossfaith com o tema Aquiles Part 1.
Em seguida, como era de esperar, é a vez de Aquiles Part 2. A banda supreende-nos com um tema novo, Mega Storm, em que o Chico passa para os teclados e o Rui (pulga) centra-se numa caixa de ritmos. Os outros dois elementos permanecem nas suas posições habituais. Foi um tema instrumental que causou alguma supresa nos presentes, uma vez que notava-se muitas influências Disco. Em conversa com o guitarrista da banda no final da noite, este tema é fruto das influências do Bar Amo-te Açores que a banda costuma frequentar. Juntaram essas influências ao Metal e fizeram, na opinião da banda, algo diferente.
Bleed For Me, Bitch foi o próximo tema a soar no palco do CM. Creio ser o tema mais conhecido da banda, na medida em que ouviu-se uns "cantares" ao longo da música. Em seguida ouvimos novamente um novo tema, The Gates. O sexto tema da banda foi Sorrow e esta acaba a sua actuação com Burn In Hell.
A meio da actuação de Crossfaith olhei para trás (estava a tirar fotos no pitt) e deparei-me com a sala quase vazia! Fui até à bancada de merchandising e reparei que tinha quase mais gente a conversar e a beber uns copos naquela zona do que própriamente no recinto das actuações. Uma sítuação deveras esquisita. Contudo, ouvia-se umas conversas pelo ar: "têm potencial, mas ainda estão muito verdes..."
A nível de luzes, material e espaço estava tudo impecável, como é habitual. Todavia o som deixou novamente muito a desejar. Outros partilham desta mesma opinião! Não endendo... será do técnico? Será do material? Será do espaço em si? Facto é que em Moonspell foi a desgraça que sabemos, Morbid Death estava bom (qual é o truque sr. Eduardo Botelho???), o lançamento do CD dos Hiffen estava parecido a ontem, a maratona foi o aborto que sabemos e por ai fora...
"LIGHTS, CAMERA, ACTION" - its time for the birthday boys... and girl! Sim... digo camera pois estava um sujeito, todo equipado, nos camarotes do CM com uma câmara de filmar semi-profissional para fazer um registo para mais tarde lançar em DVD.
Hiffen "arrancam" com Blind Thougts e vão percorrendo os temas do seu já conhecido álbum "crashing". Creio que apresentam dois temas novas um pouco mais agressivos! Já se começa a notar uma certa mutação saudável. Ouvia-se novamente "cantares" por parte do público em vários temas, o que é perfeitamente normal, uma vez que o CD da banda já veio para o mercado há alguns meses.
Olho para trás e o que vejo? A sala novamente desnuda! Saio do pitt, vou ter como o nosso Paulo Jorge à banca de merchandising e deparo-me com a mesma situação de Crossfaith! "Para bom entendedor meia palavra basta". Atrevo-me a dizer que no grosso o 1º dia do Festival Anima Rock não teve mais de 200 pessoas! Agora imaginem esse número na grandiosidade da sala do CM. É um cenário arrepiante.
É a vez dos Lisboetas Urban Tales! Banda muito simpática fora e dentro do palco. Agradeceram várias vezes a oportunidade, hopitalidade e simpatia do povo açoriano. Só é pena que uma banda que veio de tão longe ter actuado somente por 30 minutos... Não entendo. Ou melhor, até que compreendo: a sala continuava, passo a expressão "ás moscas", já era 01:00h quando começaram a actuar e não houve qualquer incentivo por parte do público, muito pelo contrário, ouvi muitos comentários impróprios dirigidos à banda... Cenário muito feio. Já deviam estar fartos de saber que não se dá bebidas a menores...
Concluíndo, tenho duas teorias: ou o cartaz deste 1º dia não interessou minimamente o público em geral, ou pior do que isso, as pessoas já não se interessam por bandas regionais - tema debatido incessantemente por José Andrade (açoriano oriental). Espero sinceramente que o dia de hoje prove o contrário! A ver vamos...
FOTOS DO 1º DIA EM:
http://www.metalicidio.com/pages/gallery_view.php?cat_id=75
Festival Anima Rock - DAY 1
RuiMelo
22/04/2006 17:22
Negative
23/04/2006 19:52
Epá, de facto é triste toda essa situação.
Há uns anos atrás, sempre que tocavam bandas de cá, existia sempre montes de pessoal entusiasta que assistia aos concertos. Iam a todos os eventos apoiar as bandas e por vezes, esses concertos quase se convertiam naqueles "espectáculos de culto"... Quem se lembra de um concerto no Cine S. Pedro (Morbid Death, Necropsia...)? Epá, era outra energia, outro entusiasmo...
Mais vale arrumar as botas e fazer uma banda de "hip hop"... enfim...
Bem, mas falando das actuações em si, já não cheguei a tempo de ver Crossfaith. Quando cheguei ao Coliseu já os Hiffen estavam em palco.
Em relação a eles, o mesmo de sempre... para o bom e para o mau...
Os Hiffen, na minha opinião, são das melhores bandas regionais em termos de execução. Bons músicos, bons temas, epá, não falha nada.
Mas uma banda rock/metal não se confina só à música, e essa execução é posta em causa pela presença em palco. Entendam isto como uma crítica construtiva, mas em cima de um palco, à excepção do guitarra ritmo, parecem tudo menos uma banda metal... parece que estão a ensaiar...
Por favor, revejam a vossa atitude em cima do palco, para o o vosso bem. Só assim podem contagiar o público e energia não lhes falta nos temas.
Quanto a Urban Tales marcaram bem a sua presença com um concerto bem ritmado e simpático. Sem impressionar, foram competentes naquilo a que se propuseram.
Há uns anos atrás, sempre que tocavam bandas de cá, existia sempre montes de pessoal entusiasta que assistia aos concertos. Iam a todos os eventos apoiar as bandas e por vezes, esses concertos quase se convertiam naqueles "espectáculos de culto"... Quem se lembra de um concerto no Cine S. Pedro (Morbid Death, Necropsia...)? Epá, era outra energia, outro entusiasmo...
Mais vale arrumar as botas e fazer uma banda de "hip hop"... enfim...
Bem, mas falando das actuações em si, já não cheguei a tempo de ver Crossfaith. Quando cheguei ao Coliseu já os Hiffen estavam em palco.
Em relação a eles, o mesmo de sempre... para o bom e para o mau...
Os Hiffen, na minha opinião, são das melhores bandas regionais em termos de execução. Bons músicos, bons temas, epá, não falha nada.
Mas uma banda rock/metal não se confina só à música, e essa execução é posta em causa pela presença em palco. Entendam isto como uma crítica construtiva, mas em cima de um palco, à excepção do guitarra ritmo, parecem tudo menos uma banda metal... parece que estão a ensaiar...
Por favor, revejam a vossa atitude em cima do palco, para o o vosso bem. Só assim podem contagiar o público e energia não lhes falta nos temas.
Quanto a Urban Tales marcaram bem a sua presença com um concerto bem ritmado e simpático. Sem impressionar, foram competentes naquilo a que se propuseram.
Rui Pedro
24/04/2006 09:51
Olá a todos!
Esta é a minha primeira intervenção no fórum do Metalicidio e infelizmente não o faço com muita alegria!!!
O que se viveu neste primeiro dia de espectáculo não foi apenas triste, foi mesmo uma vergonha!!!
Para quê andar a realizar e organizar eventos, andar a "pedinchar" patrocínios, se depois o público, apresenta um claro desprezo tanto pelo evento, como pelas bandas!!!
Depois como é que se pode andar a criticar instituições e empresas por falta de apoios, se no fundo eles têm razão!!! Eu (caso fosse empresário) também não gostava de ter o nome da minha empresa ligado a eventos que são um fracasso ao nível da aderência do público!!!
Colocar de pé um Festival com uma estrutura, dimensão e logística consideráveis, para ter tão pouca gente e na sua maioria afastados do recinto do espectáculo e concentrados à volta de um "tirador" de cerveja vale a pena???!!! Acho que não...
Quanto ao espectáculo propriamente dito, o atraso para o seu inicio foi perfeitamente aceitável, a actuação das bandas foi regular e o som primou apenas pelo seu volume!
De qualquer maneira parabéns aos intervenientes pela iniciativa e coragem, e às bandas, que acredito terem feito o melhor que sabiam...
PS1- Tal como o António, também acho que as bandas deveriam rever a sua postura em palco...
PS2 - Nada tenho haver com a realização e organização do Festival, sou apenas um fan de música e de Metal triste e desiludido...
Esta é a minha primeira intervenção no fórum do Metalicidio e infelizmente não o faço com muita alegria!!!
O que se viveu neste primeiro dia de espectáculo não foi apenas triste, foi mesmo uma vergonha!!!
Para quê andar a realizar e organizar eventos, andar a "pedinchar" patrocínios, se depois o público, apresenta um claro desprezo tanto pelo evento, como pelas bandas!!!
Depois como é que se pode andar a criticar instituições e empresas por falta de apoios, se no fundo eles têm razão!!! Eu (caso fosse empresário) também não gostava de ter o nome da minha empresa ligado a eventos que são um fracasso ao nível da aderência do público!!!
Colocar de pé um Festival com uma estrutura, dimensão e logística consideráveis, para ter tão pouca gente e na sua maioria afastados do recinto do espectáculo e concentrados à volta de um "tirador" de cerveja vale a pena???!!! Acho que não...
Quanto ao espectáculo propriamente dito, o atraso para o seu inicio foi perfeitamente aceitável, a actuação das bandas foi regular e o som primou apenas pelo seu volume!
De qualquer maneira parabéns aos intervenientes pela iniciativa e coragem, e às bandas, que acredito terem feito o melhor que sabiam...
PS1- Tal como o António, também acho que as bandas deveriam rever a sua postura em palco...
PS2 - Nada tenho haver com a realização e organização do Festival, sou apenas um fan de música e de Metal triste e desiludido...
DrownedinMourning
24/04/2006 13:06
Já somos dois...
Gore
24/04/2006 14:59
Epa, eu fui mais um dos que ficou la por tras... este primeiro dia nao me atraiu mesmo nada... fui porque sim. para ao menos marcar presença. Mas de facto o recinto estava bem vazio... e não se poder beber junto ao palco (e já nem digo fumar, pq isso aguenta-se bem, se bem que eu ja nao fumo), faz muita diferença! eu nao gosto de beber depressa, e ver 1 concerto pede sempre uma cervejinha... Caraças, se a banda nao presta, a gente vem um pouco ca pra tras e bebe uns copos, e vai vendo... Ora se a gente tem que ir lá pros fundos, no quinto dos infernos, e se As bandas não são nada de especial, epa... não sei. Concertos de metal num sitio desses... Eu não sei porque é que alguém ainda acha que o coliseu é um sítio assim tão bom... Mas é claro que o o motivo não é só esse... Mas penso que isso ajuda. De resto é aquilo que a gente viu... O som não é dos melhores, e penso que é da acústica da sala para 5000000 watts de som distrocido. Não sei, não sei, mas pareçe-me que se fosse uma banda acústica o som ficava bom! nao sei.. Quanto ás bandas, é sempre a eterna questão do gosto, ou não gosto. Deram o seu melhor. disso já não duvido.
Bem... ao menos ha concertos... mesmo que as condições não sejam as melhores. E por isso já fico satisfeito...
P.S.- Não tenho banda nenhuma, nem estou ligado á musica por outro motivo que mais não seja por paixão. Mas sei o que é isso porque já tive bandas.
A COISA TÁ PRETA!
Bem... ao menos ha concertos... mesmo que as condições não sejam as melhores. E por isso já fico satisfeito...
P.S.- Não tenho banda nenhuma, nem estou ligado á musica por outro motivo que mais não seja por paixão. Mas sei o que é isso porque já tive bandas.
A COISA TÁ PRETA!
Rui Pedro
24/04/2006 15:19
Concordo, o Coliseu não é recinto para Metal...
Mas à falta de alternativas e oportunidades...
Para o bem da música em geral e do Metal em particular, há uma série de factores e formulas que terão de ser repensadas, julgo eu... mas também sou apenas um "curioso"...
Para o bem da música em geral e do Metal em particular, há uma série de factores e formulas que terão de ser repensadas, julgo eu... mas também sou apenas um "curioso"...
Negative
24/04/2006 15:52
Concordo, o Coliseu não é recinto para Metal...
Epá, de facto também penso o mesmo. O Coliseu não é o melhor recinto para eventos destes.
Para já devido à sua maior lotação, infelizmente, nenhuma das nossas bandas o conseguirá encher.. portanto irá apresentar sempre o mesmo aspecto desolador.
A questão do som também é preocupante, pois são raros os concertos de metal pelas nossas terras em que o som não está uma merda....
Faz falta um local mais pequeno e com condições, onde se possam organizar eventos desta natureza. Assim mesmo se estiverem lá só 50 ou 100 pessoas, o local vai parecer estar bem composto e será mais fácil cativar o público.
Como alguém disse atrás... a coisa tem de ser repensada, porque senão estamos mal.
PULGATORY
26/04/2006 18:08
Segundo o negative, o coliseu não é um sitio apropriado para este tipo de eventos.
Mas nessa altura do ano não se podia recorrer a fazer este festival ao ar livre por uma razão muito simples:
-porque caso fizessemos ao ar livre, se chovesse como era?
-Não iamos correr o risco de trazer bandas do continente, e depois chovia e era tudo cancelado!
Isto estava Fora de questão.
E os custos de fazer ao ar livre são maiores ou os mesmos que ser no coliseu.E todos nós sabemos que a nivel de condições o coliseu é muito melhor.Pena é a qualidade sonora do recinto!
È muito bom falar e mandar bocas ao pessoal que organiza as coisas nessa terra!Para aqueles que não sabem o que é organizar um evento desta dimensão, entao se axa que é capaz de fazer melhor que o faça!
Tanto eu como o Nuno Costa, andamos praticamente 2meses atraz de apoios para a realisação deste festival.A secretaria da juventude nem nos deu 1cêntimo, recusaram se a apoioar.Com todo este desânimo não desistimos e fomos procurar apoios junto de entidades privadas, que axaram valido o nosso projecto.
Este pode ter sido o unico evento ou festival grande de Rock/Heavy Metal em S.miguel.Foram entregues 100bilhetes por cada radio, organização ofereceu + de 200bilhetes, muitos foram oferecidos em passatemps nas radios e os ouvintes raramente participavam.Alem disso tudo os bilhetes tavam a 1preço simbolico de 3€/noite e 4€no proprio dia.
Foram distribuidos 6000 Flyers do festival, 3outdoors, spots promocionais em radios, 1viatura a circular com publicidade alusiva ao festival, etc....
Foi feito de tudo para que a juventude aparecesse e que proporciona se um bom espectaculo.
Este festival tinha todas as condições para ser um grande espectaculo.Dessa forma se o panorama musical continuará assim, duvido que haja mais iniciativas de festivais.Até mesmo as bancadas com venda de t-shirts e cds não cativavam o publico.Só mostra o total desinteresse do publico e despreso pelas bandas açoreanas e não só.
No 1º dia tivemos os "Urban tales" uma banda que tem vindo a progredir ao longo da sua carreira, constituida por bons musicos,e que os "media" têm reconhecido e dado grande destaque ao seu clip de estreia que vai passar em breve na MTV, etc .Em breve o 1º trabalho de "Urban tales" irá ser lançado em fornato MCD.
No 2º dia Tivemos cá os "the temple" uma grande banda nacional, que proporcionou grande espectaculo e mostrou grande profissionalismo em palco, e nem mesmo assim encheu a plateia toda, no entanto notou se que o people que estava la aproveitou ao maximo um grande concerto de uma das mais conceituadas bandas de punk/metal.
Na minha opiniao tivera nota:10
Poucas serão as oportunidades de rever estas duas bandas em S.Miguel num futuro proximo.
Também é lamentavel encontrar em festivais jovens, a mandar bocas e a mandar "finos"para cima das bandas que vêm do continente.Elas podem não ser as melhores ou as que mais gostanos,mas havemos que as respeitar.Talvez foi a razão que levou os "Urban Tales " a tocarem só 30minutos.
Espero que as pessoas pensem bem no que dizem, porque existe aquele velho ditado terceirence que diz "so fala quem sabe".
Só me resta agradecer a toda organização,patrocinadores e colaboradores que ajudaram na realização deste Festival, e as maiores felecidades para as 6bandas que participaram no festival.
Mas nessa altura do ano não se podia recorrer a fazer este festival ao ar livre por uma razão muito simples:
-porque caso fizessemos ao ar livre, se chovesse como era?
-Não iamos correr o risco de trazer bandas do continente, e depois chovia e era tudo cancelado!
Isto estava Fora de questão.
E os custos de fazer ao ar livre são maiores ou os mesmos que ser no coliseu.E todos nós sabemos que a nivel de condições o coliseu é muito melhor.Pena é a qualidade sonora do recinto!
È muito bom falar e mandar bocas ao pessoal que organiza as coisas nessa terra!Para aqueles que não sabem o que é organizar um evento desta dimensão, entao se axa que é capaz de fazer melhor que o faça!
Tanto eu como o Nuno Costa, andamos praticamente 2meses atraz de apoios para a realisação deste festival.A secretaria da juventude nem nos deu 1cêntimo, recusaram se a apoioar.Com todo este desânimo não desistimos e fomos procurar apoios junto de entidades privadas, que axaram valido o nosso projecto.
Este pode ter sido o unico evento ou festival grande de Rock/Heavy Metal em S.miguel.Foram entregues 100bilhetes por cada radio, organização ofereceu + de 200bilhetes, muitos foram oferecidos em passatemps nas radios e os ouvintes raramente participavam.Alem disso tudo os bilhetes tavam a 1preço simbolico de 3€/noite e 4€no proprio dia.
Foram distribuidos 6000 Flyers do festival, 3outdoors, spots promocionais em radios, 1viatura a circular com publicidade alusiva ao festival, etc....
Foi feito de tudo para que a juventude aparecesse e que proporciona se um bom espectaculo.
Este festival tinha todas as condições para ser um grande espectaculo.Dessa forma se o panorama musical continuará assim, duvido que haja mais iniciativas de festivais.Até mesmo as bancadas com venda de t-shirts e cds não cativavam o publico.Só mostra o total desinteresse do publico e despreso pelas bandas açoreanas e não só.
No 1º dia tivemos os "Urban tales" uma banda que tem vindo a progredir ao longo da sua carreira, constituida por bons musicos,e que os "media" têm reconhecido e dado grande destaque ao seu clip de estreia que vai passar em breve na MTV, etc .Em breve o 1º trabalho de "Urban tales" irá ser lançado em fornato MCD.
No 2º dia Tivemos cá os "the temple" uma grande banda nacional, que proporcionou grande espectaculo e mostrou grande profissionalismo em palco, e nem mesmo assim encheu a plateia toda, no entanto notou se que o people que estava la aproveitou ao maximo um grande concerto de uma das mais conceituadas bandas de punk/metal.
Na minha opiniao tivera nota:10
Poucas serão as oportunidades de rever estas duas bandas em S.Miguel num futuro proximo.
Também é lamentavel encontrar em festivais jovens, a mandar bocas e a mandar "finos"para cima das bandas que vêm do continente.Elas podem não ser as melhores ou as que mais gostanos,mas havemos que as respeitar.Talvez foi a razão que levou os "Urban Tales " a tocarem só 30minutos.
Espero que as pessoas pensem bem no que dizem, porque existe aquele velho ditado terceirence que diz "so fala quem sabe".
Só me resta agradecer a toda organização,patrocinadores e colaboradores que ajudaram na realização deste Festival, e as maiores felecidades para as 6bandas que participaram no festival.
Negative
26/04/2006 23:24
Segundo o negative, o coliseu não é um sitio apropriado para este tipo de eventos.
Mas nessa altura do ano não se podia recorrer a fazer este festival ao ar livre por uma razão muito simples
Ya Pulga, tens razão. Não te estou a criticar por isso. Antes pelo contrário. Quer tu, quer o Nuno estão de parabéns pelo evento que montaram.
Só acho (e não sou o único) que o Coliseu não é de facto o melhor lugar para um evento desses... o que não inviabiliza o vosso esforço, tá?
Quanto ao facto que dizes que o pessoal atirou merdas para os "Urban Tales"...
Isso sim é lamentável!!! DASSE! Isso não se faz a ninguém, muito menos a pessoal que se esforçou para vir até cá e dar o seu melhor.
É por essas razões, que esses eventos vão desaparecendo e não há apoios.
E de facto, para quê? O pessoal em vez de curtir a música, fica lá atrás a beber finos e o caraças.... e pior.. ainda insultam as bandas...
Triste e lamentável...